Preparem suas garras, fãs de Logan! A Marvel parece estar presa em um ciclo nostálgico com nosso mutante favorito, e a repetição de histórias está começando a cansar. Será que está na hora de Wolverine dar um tempo nos holofotes solo e voltar a brilhar em equipe? Vem comigo nessa análise afiada!
Wolverine: De Coadjuvante de Luxo a Ícone Overdose
Quem diria que aquele brutamontes baixinho criado por Len Wein e John Romita Sr. em uma edição do Hulk se tornaria um dos maiores ícones da Marvel? Wolverine explodiu nos X-Men, ganhou sua primeira revista solo em 1982 com Chris Claremont e Frank Miller, e nunca mais parou. Ele é praticamente o único X-Man que consegue manter uma revista solo consistente, algo que nem Cable ou Deadpool (que nem X-Man é de verdade) conseguiram.
Mas, como dizem, tudo em excesso faz mal. Wolverine é incrível, mas a superexposição está diluindo seu brilho. Ele funciona muito bem interagindo com outros personagens, mas suas aventuras solo estão ficando repetitivas. Com tantas revistas do Wolverine por aí, as ideias estão se cruzando, e talvez seja hora de repensar essa estratégia.
Marvel e a Mania de Regredir: De Novo a Arma X?
A Marvel adora uma regressão, e agora é a vez do Wolverine. O exemplo mais gritante é *Ultimate Wolverine*. Adoro a revista, mas não dá para negar que é uma releitura de “Arma X”, uma história que nós, fãs de longa data, já vimos um milhão de vezes. Misture isso com uma pitada de *Uncanny X-Force*, com Wolverine liderando uma equipe de mutantes assassinos, e voilà! Poderiam ter ido por um caminho totalmente novo, mas preferiram o seguro. Não é ruim, mas está longe da originalidade de *The Ultimates* ou até mesmo *Ultimate Black Panther*.
Aí temos *Spider-Man & Wolverine*, que gira em torno da possibilidade de Wolverine ter matado os pais de Peter Parker durante um de seus muitos lapsos de memória. Sério, quantas histórias de amnésia o Wolverine já teve? *Deadpool/Wolverine* até que diverte, com Wolverine controlado por uma versão do Apocalipse vinda do futuro de Cable e Stryfe, que também está envolvido com uma nova cepa do Vírus Legado dos anos 90.
E a revista *Wolverine* atual? Parece uma homenagem aos anos 90, com uma galeria de vilões clássicos desfilando pelas páginas. Teve até a ameaça de Wolverine perder o adamantium de novo, e agora a volta de sua mãe Elizabeth… que na verdade é o Mestre Mental manipulando-o com seus traumas. Para completar, resgataram o uniforme azul e amarelo inspirado em *X-Men ’97*! É nostalgia demais para uma revista só.
Fórmula de Sucesso: Wolverine e os X-Men, Uma Combinação Imbatível
Wolverine funciona em qualquer tipo de história: ficção científica, espionagem, guerra, terror… Mas a Marvel insiste em repetir as mesmas fórmulas. Até a perda do fator de cura há alguns anos ecoou a perda do adamantium nos anos 90 (que, por coincidência, aconteceu uns 20 anos depois da primeira perda). Parece que a Marvel não quer arriscar em algo novo, preferindo tocar os hits para atrair novos leitores que nunca aparecem nas quantidades esperadas.
Se você analisar as revistas atuais do Wolverine, as melhores são as que têm outros personagens envolvidos. *Deadpool/Wolverine*, *Spider-Man & Wolverine*, até *Ultimate Wolverine* se beneficiam do elenco de apoio. E quando Wolverine aparece em *Uncanny X-Men*, ele parece estar no lugar certo. Sem muito foco individual, ele pode fazer o que faz de melhor: lutar contra vilões, interagir com personagens como Vampira, Gambit, Jubileu e Noturno, e trabalhar com jovens mutantes. Wolverine é um dos melhores X-Men, e vê-lo brilhar em equipe é sempre divertido.
Colocar Wolverine com outros personagens sempre foi garantia de sucesso. Se a Marvel não vai inovar em suas revistas solo, talvez seja hora de colocá-lo de volta em equipes, deixando-o brilhar em segundo plano e valorizar outros personagens. A ausência faz o coração sentir mais saudade, e talvez Wolverine precise de umas férias das revistas solo.
Wolverine nos X-Men: A Nostalgia Que Precisamos?
Wolverine nunca teria se tornado tão popular se não fosse por sua participação em *Uncanny X-Men*. Ele se encaixou perfeitamente com os outros personagens e se desenvolveu muito ao longo dos anos. Com o sucesso de suas revistas solo, ele passou a interagir menos com os X-Men, mas isso mudou nos anos 2000. Wolverine se tornou membro de todas as equipes X-Men e até entrou para os Vingadores. Chegou a liderar a X-Force e integrar várias equipes ao mesmo tempo. Foi uma época muito frutífera para o personagem, justamente por causa da variedade de interações que ele podia ter.
Leio Wolverine todo mês há décadas, e já teve épocas em que era a revista que eu mais esperava. Mas essa época já passou. Wolverine precisa de um descanso das revistas solo se a Marvel não vai apresentar nada de novo, insistindo nas mesmas histórias para novos leitores que não estão aparecendo. Uma volta às equipes permitiria que o personagem se desenvolvesse de uma forma que não acontece em suas próprias revistas há tempos. Wolverine funciona melhor quando tem um elenco de apoio interessante, e o melhor lugar para isso é em uma equipe.
E você, o que acha? Wolverine funciona melhor em equipe? Deixe sua opinião nos comentários!