Preparem seus controles, gamers! A Valve, dona da Steam, pode estar tramando algo grande para abalar o mundo dos consoles. Depois de alguns vazamentos explosivos, a empresa registrou uma nova marca, a “Steam Frame”, que pode ser o nome do seu novo dispositivo para jogos. Será que teremos um concorrente de peso para o Nintendo Switch e o vindouro console portátil da PlayStation? Vem comigo que te conto tudo!
Valve Entrando na Briga dos Portáteis?
A Valve, que já domina o mundo dos jogos para PC com a Steam, parece estar de olho em outros mercados. Rumores indicam que eles estão desenvolvendo pelo menos três novos dispositivos: um novo headset VR (codinome Deckard), um novo controlador (Roy) e um “PC Box” (Fremont) para competir com os consoles de mesa. E é aí que a coisa fica interessante…
“Steam Frame”: O Que Significa Isso?
No início de setembro, a Valve registrou a marca “Steam Frame” para consoles de jogos e periféricos de computador. Isso gerou um frenesi de especulações! Será que “Steam Frame” é o nome oficial do dispositivo que conhecemos como Fremont? Um vazamento recente no Geekbench revelou especificações de um hardware de jogos da Valve focado em TVs, o que reforça essa teoria.
Eu, como fã da Valve, confesso que estou empolgada! Imagina ter um console com a biblioteca gigantesca da Steam na sua TV? Seria incrível!
Mais Que um Console, um Ecossistema?
Mas calma, que a coisa pode ser ainda maior! Alguns especulam que “Steam Frame” pode ser o nome de um ecossistema de jogos da Valve, que incluiria o novo dispositivo, o controlador e o headset VR. Faz sentido, né? A Valve sempre pensou grande, e unificar seus produtos sob uma mesma marca seria uma jogada inteligente.
Outros fãs mais céticos acham que “Frame” pode se referir a um headset VR, como um sucessor do Valve Index. Ou, como já aconteceu antes com o projeto “Neon Prime” (que virou “Deadlock”), a Valve pode simplesmente abandonar a marca. Vai saber!
A Hora Certa para Atacar
O momento da Valve é crucial. A Microsoft está entrando no mercado de portáteis com o ROG Ally Xbox Edition, a PlayStation está supostamente desenvolvendo um console portátil com docking e o Nintendo Switch 2 está prestes a dominar o mercado. Com tantas empresas de olho na fatia do bolo da Valve, faz sentido que ela responda com um dispositivo baseado em PC que possa rivalizar com os consoles domésticos.
O Que Esperar do Futuro?
Nos próximos meses, vamos ficar de olho nos planos da Valve para a marca “Steam Frame”. Será que ela vai mesmo lançar um console para rivalizar com o Nintendo Switch? Ou será que “Steam Frame” é algo completamente diferente? Uma coisa é certa: a Valve está preparando algo grande, e eu mal posso esperar para ver o que vem por aí!