Já parou para pensar no que existe além de Hyrule em “The Legend of Zelda”? Ou nos outros lugares que não vemos além do Reino Cogumelo em “Super Mario”? Os jogos Pokémon têm regiões, mas todas estão conectadas e provavelmente não abrangem todo o planeta. Hyrule e o Reino Cogumelo também não, então, o que mais existe? Mundos de jogos são frequentemente autocontidos, mas e se não fosse o caso? E se um jogo se passasse em uma área diferente do mundo ficcional de outro jogo? Quando se trata dos pilares da Nintendo, isso pode ser possível! Prepare-se, porque a teoria que eu vou apresentar agora vai explodir sua mente!
Conexões Nítidas Entre as Três Franquias da Nintendo
Se você já jogou “The Legend of Zelda”, com certeza notou alguns Easter eggs divertidos de “Super Mario”. Por exemplo, há um retrato claro de Mario em “A Link to the Past”. Existem pinturas que parecem ser de “Super Mario 64” em “Ocarina of Time”. No remake 3D, há até canos de teletransporte verdes! Talon e Ingo parecem vagamente lembrar Mario e Luigi. Talvez o mais notável seja o Happy Mask Salesman em “Majora’s Mask” com uma máscara de Mario em sua mochila.
É aí que entra outro Easter egg de Pokémon. O vendedor também tem uma Máscara Keaton, e embora não seja uma réplica exata, lembra muito o Pikachu. E na época do lançamento de “Majora’s Mask”, havia apenas duas gerações de Pokémon, então Pikachu ainda era o favorito dos fãs. Em “Pokémon Red and Blue”, um dos consoles de videogame em uma casa tem o nome “Mario” nele. A música da Rota 24 também lembra muito a música de fase de “Mario and Wario”.
Inimigos em Comum: Prova Definitiva?
Tudo isso poderia ser apenas Easter eggs divertidos, já que todos compartilham a mesma editora, mas também poderia ser mais. A verdadeira evidência de que essas três séries compartilham um planeta ficcional é o crossover de inimigos entre Mario e Zelda. Blooper, Boo, Bob-omb, Chain Chomp, Cheep Cheep, Goomba, Thwomp (regular, Mega e Spiked) e Piranha Plant aparecem em jogos de Mario e Zelda.
Isso é um pouco mais difícil de ignorar, infelizmente. É provavelmente verdade que a Nintendo compartilhou recursos para facilitar um pouco o desenvolvimento do jogo, mas essa é a resposta chata e extra-universal. A explicação dentro do universo é que eles têm uma conexão e que os jogos podem estar se passando no mesmo universo. Tipo, imaginem um crossover oficial com Link usando a Master Sword contra um Goomba gigante, enquanto Ash tenta capturar um Stalfos! Seria ÉPICO!
Armação Divertida da Nintendo ou Mera Coincidência?
A verdadeira questão é se essa é uma armação divertida da Nintendo ou se é apenas coincidência. A Nintendo provavelmente nunca considerou que Pokémon, The Legend of Zelda e Super Mario estivessem conectados de alguma forma, mas será que eles queriam que os fãs considerassem essa possibilidade? No fim das contas, nunca saberemos, mas certamente parece plausível.
Alguns dos crossovers podem ser explicados. A Nintendo já reutilizou recursos antes, principalmente usando modelos de personagens e muito mais de “Ocarina of Time” para ajudar a acelerar o processo de “Majora’s Mask”. É tão descabido pensar que eles também poderiam ter usado recursos de inimigos que já tinham acesso? De modo algum, e faz sentido, já que a maioria dos inimigos crossover surgiram quando o desenvolvimento de jogos era muito mais difícil do que é hoje.
Detalhes que Não Podem Ser Ignorados
No entanto, alguns deles não podem ser explicados como crimes de conveniência. A máscara de Mario não fazia parte de “Ocarina of Time”, então foi uma inclusão proposital e pontual para se referir à outra série. A Máscara Keaton também. As pinturas de Mario em “Ocarina of Time” também claramente não são para economizar tempo ou cortar custos.
A Nintendo nunca vai dizer nada sobre isso porque não vale a pena. É difícil conciliar as linhas do tempo de todos os jogos, especialmente porque The Legend of Zelda tem a linha do tempo mais complexa de todas, e Super Mario quase não tem nenhuma. No entanto, definitivamente não está fora do reino da possibilidade que sua batalha com Cynthia por Sinnoh, a luta de Link com Ganon e a tentativa de Mario de salvar Peach de Bowser estejam acontecendo relativamente perto um do outro. Isso ajudaria a explicar Super Smash Bros. também.
E aí, qual a sua opinião? Será que a Nintendo estava apenas se divertindo um pouco? É possível que essas três séries compartilhem alguma conexão? Deixe nos comentários abaixo!