Lembra quando o Homem-Aranha era casado com Mary Jane? Pois é, a Marvel também lembra – e parece que não foi a decisão mais popular da história! Desde sua estreia nos anos 60, o Amigão da Vizinhança sempre foi um dos personagens mais queridos da Marvel, justamente por ser tão… gente como a gente. Mas, em 2007, tudo mudou com a saga “Um Dia a Mais”. Será que a editora se arrepende de ter jogado o casamento no lixo? Vem comigo nessa teia de teorias e opiniões!
O Casamento que Dividiu Opiniões
A união de Peter Parker e Mary Jane Watson era um dos pilares da vida do herói, mas a Marvel editorial, liderada por Joe Quesada e Tom Brevoort, tinha outros planos. A justificativa? Um Homem-Aranha solteiro seria mais “relatável” para os leitores. Oi? Como fã de longa data do Aranha, confesso que essa ideia nunca me convenceu. Tipo, desde quando ter um relacionamento estável te impede de salvar o mundo e pagar as contas no fim do mês?
Anos 90: A Prova de que Casamento Não Afasta Fãs
Nos anos 90, as revistas do Homem-Aranha vendiam horrores, mesmo com Peter casado! “The Amazing Spider-Man”, “The Spectacular Spider-Man” e “Web of Spider-Man” bombavam nas bancas. Pra ter uma ideia, “Spider-Man #1” de Todd McFarlane vendeu 2,5 milhões de cópias! E a famosa (ou infame) Saga do Clone? Sucesso de vendas no início! A Marvel alega que histórias com um Aranha “adulto” afastavam os jovens, mas os números da época mostram o contrário. Será que a editora estava olhando para o lado errado da teia?
A Verdadeira Razão por Trás do Fim do Casamento?
Claro, existem várias teorias da conspiração na internet sobre os verdadeiros motivos de Quesada e Brevoort. Mas uma que sempre me pareceu mais plausível é a nostalgia. Talvez eles simplesmente preferissem o Homem-Aranha solteiro que acompanharam na infância, assim como a minha geração se identificava com o Peter casado. E, para ser justo, “Brand New Day” vendeu bem no começo, mas muito disso se deveu ao talento dos roteiristas e à frequência de lançamentos. Será que o sucesso era do Aranha solteiro ou das histórias bem contadas? Eis a questão!
O Poder Está nas Mãos dos Editores (e Nos Nossos Bolsos)
Uma coisa que aprendi sobre as HQs de super-heróis, especialmente na Marvel, é que os editores mandam! Eles não precisam justificar suas decisões e contratam criadores que sigam suas ideias. E vão continuar assim até as vendas despencarem. A Marvel usou o exemplo de “Ultimate Spider-Man” para validar a ideia de um Aranha solteiro, e funcionou… por um tempo. Mas basta dar uma olhada nos fóruns e redes sociais para ver que os fãs nunca engoliram essa história direito.
E o Futuro do Amigão da Vizinhança?
O casamento do Homem-Aranha não afundou as vendas. Pelo contrário, elas estavam em alta até a Saga do Clone virar uma bagunça. A minha geração cresceu comprando as revistas do Aranha casado, e ainda nos víamos representados ali. Talvez a Marvel devesse se lembrar que o público amadureceu, e que muitos de nós temos nossos próprios cônjuges e filhos.
No fim das contas, a Marvel tem o direito de fazer o que quiser com seus personagens. Mas, sinceramente, preferia que tivessem admitido que simplesmente não gostavam do Homem-Aranha casado, em vez de inventar essa história de “relatabilidade”. E você, o que acha? Deixe seu comentário e vamos debater no fórum da InnovaGeek!