A Signal anunciou hoje uma atualização em seu aplicativo para Windows, com o objetivo de impedir que o sistema capture capturas de tela, garantindo assim a proteção do conteúdo exibido. A nova configuração de “segurança da tela” será ativada por padrão no Windows 11, visando proteger a privacidade dos usuários em relação ao recurso de recall da Microsoft, lançado no ano passado.
Microsoft testou e pausou o recurso antes de retomar o teste em abril deste ano, adicionando opções de pausa e tornando-o optativo. No entanto, a Signal alerta que o recurso ainda pode capturar conteúdo sensível, mesmo com as mudanças implementadas. Com a nova configuração de segurança da tela ativada, ao tentar fazer uma captura de tela, o usuário verá apenas uma tela em branco.
A empresa também destaca que, ao ativar essa configuração, algumas funções, como leitores de tela, podem ser afetadas. Para desativar a opção, basta acessar Configurações do Signal > Privacidade > Segurança da tela. O aplicativo exibirá um aviso ao tentar desativar a configuração, sendo necessário confirmar a ação para evitar desativações acidentais.
Em uma postagem no blog, a Signal ressalta a importância de os desenvolvedores de IA considerarem com mais cuidado as implicações de recursos como o recall no futuro, para que aplicativos como o Signal não precisem recorrer a “truques estranhos” para garantir a privacidade e a integridade de seus serviços.