Filmes & Séries

Reviva a Magia: 5 Filmes de Scorsese que Todo Geek Queria Ver de Novo Pela Primeira Vez!

  • agosto 15, 2025
  • 0

Martin Scorsese, um mestre por trás das câmeras que transcende gerações! Confesso que sou totalmente fã da maneira como ele nos transporta para universos tão distintos, sempre com

Reviva a Magia: 5 Filmes de Scorsese que Todo Geek Queria Ver de Novo Pela Primeira Vez!

Martin Scorsese, um mestre por trás das câmeras que transcende gerações! Confesso que sou totalmente fã da maneira como ele nos transporta para universos tão distintos, sempre com aquela pitada de genialidade. Já pensou em ter a chance de revisitar aquela primeira experiência cinematográfica, sem saber o que esperar? Preparei uma lista de 5 filmes do Scorsese que eu daria tudo para ver com os olhos de um novato novamente. Se você já é fã, prepare-se para concordar (ou discordar, porque não?) das minhas escolhas!

A Ilha do Medo: Um Labirinto Psicológico para Desvendar

“A Ilha do Medo” (Shutter Island, 2010) é daquele tipo que te faz repensar tudo assim que os créditos sobem. A trama intrincada, com Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo, nos leva a questionar a sanidade dos personagens e a nossa própria. Revendo, a gente percebe as pistas que Scorsese habilmente espalha, como migalhas de pão em uma floresta densa.

Mas imagina a experiência de assistir pela primeira vez, sem saber da reviravolta? A sensação de tentar montar o quebra-cabeça, teorizar sobre o que realmente está acontecendo… Para quem curte um bom thriller psicológico, é simplesmente imperdível! Particularmente, acho que “A Ilha do Medo” tem uma vibe que lembra um pouco “A Origem” (Inception) do Nolan, com aquela constante dúvida sobre o que é real e o que é ilusão.

Depois de Horas: Uma Odisseia Noturna Surreal

Prepare-se para uma viagem alucinante pelas ruas de Nova York em “Depois de Horas” (After Hours, 1985). Confesso que esse filme é um tanto “underground” na filmografia do Scorsese, mas, para mim, tem um charme único. A comédia dark e surreal nos apresenta a situações bizarras e personagens excêntricos, criando uma atmosfera de pesadelo urbano.

Assistir a esse filme sem saber nada sobre ele é como se jogar de paraquedas em um universo paralelo. A falta de amarras narrativas e a ousadia estética fazem de “Depois de Horas” uma experiência inesquecível. Para quem curte filmes como “Um Corpo que Cai” (Vertigo) pela atmosfera de suspense e estranheza, “Depois de Horas” vai te fisgar!

Taxi Driver: Um Retrato Perturbador da Alienação Urbana

“Taxi Driver” (1976) é um soco no estômago. A obra-prima de Scorsese nos apresenta a Travis Bickle, um veterano de guerra que vaga pelas ruas sombrias de Nova York, consumido pela solidão e pela violência. A atuação de Robert De Niro é simplesmente icônica, daquelas que te marcam para sempre.

A primeira vez que assisti, confesso que fiquei chocado com a crueza e a intensidade do filme. A sensação de desconforto e a incerteza sobre o que Travis é capaz de fazer te prendem do início ao fim. E, infelizmente, a temática da alienação e da violência ainda ressoa muito forte nos dias de hoje. “Taxi Driver” me lembrou um pouco “Clube da Luta” (Fight Club) pela forma como ambos exploram a fragilidade da mente humana e a busca por identidade em um mundo caótico.

Touro Indomável: Uma Biografia Brutal e Dolorosa

Se prepare para ver um De Niro completamente diferente em “Touro Indomável” (Raging Bull, 1980). O filme narra a história de Jake LaMotta, um boxeador talentoso, mas autodestrutivo, que se afunda na violência e na paranoia. Scorsese não economiza nos detalhes, nos mostrando a ascensão e a queda de um homem atormentado.

A primeira vez que assisti, fiquei impressionado com a intensidade das cenas de luta e com a entrega visceral de De Niro. A fotografia em preto e branco e a trilha sonora dramática contribuem para a atmosfera opressiva do filme. “Touro Indomável” é um filme difícil de assistir, mas que te faz refletir sobre a natureza humana e os nossos próprios demônios. Para quem curte filmes como “O Lutador” (The Wrestler), pela temática da superação e da decadência, “Touro Indomável” é uma experiência cinematográfica inesquecível.

Os Bons Companheiros: Uma Imersão no Mundo da Máfia

“Os Bons Companheiros” (Goodfellas, 1990) é, para mim, o filme mais perfeito do Scorsese. A narrativa ágil, os personagens carismáticos e a trilha sonora impecável te transportam para o mundo da máfia de uma forma irresistível. O filme é uma aula de direção e roteiro, com diálogos afiados e cenas memoráveis.

Revendo, a gente percebe a maestria de Scorsese em construir a atmosfera e em criar personagens complexos e ambíguos. Mas imagina a emoção de assistir pela primeira vez, sem saber o que esperar? A sensação de deslumbramento e a vontade de saber mais sobre aquele universo fascinante são indescritíveis. “Os Bons Companheiros” é um filme que te marca para sempre e que te faz querer rever inúmeras vezes. Para quem curte séries como “Família Soprano” (The Sopranos), “Os Bons Companheiros” é um prato cheio!

E aí, qual desses filmes você gostaria de ver pela primeira vez de novo? Concorda com a minha lista? Deixe seu comentário e vamos trocar ideias sobre o universo cinematográfico do mestre Scorsese!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *