Prepare-se para uma viagem nostálgica e assustadora! Os anos 80 foram a era de ouro do terror, disso ninguém duvida. Mas, entre clássicos como “O Iluminado” e “A Hora do Pesadelo”, muitas pérolas ficaram esquecidas. Preparei uma lista com 10 filmes de terror dos anos 80 que merecem ser redescobertos – alguns são bizarríssimos, outros geniais, mas todos têm aquele charme trash que a gente ama! Se você, assim como eu, adora explorar o lado B do terror, prepare a pipoca e vem comigo!
10. Fade to Black (1980): Quando a Obsessão Vira Psicose
“Fade to Black” é um slasher que me surpreendeu pela profundidade. A história de Eric Binford, um cinéfilo que surta após ser abandonado em um encontro, é perturbadora. Dennis Christopher entrega uma atuação incrível, mostrando a fragilidade e a loucura do personagem. A direção de Vernon Zimmerman equilibra suspense psicológico e violência, criando um filme que te faz sentir pena (e medo) do protagonista. Se você curte filmes como “Psicose” e “Taxi Driver”, mas com uma pegada mais oitentista, “Fade to Black” é uma ótima pedida. Disponível no Shudder.
9. Deadly Blessing (1981): Wes Craven no Início da Carreira
“Bênção Mortal” é um Wes Craven menos conhecido, mas com um clima sinistro que me fisgou. A trama envolve uma comunidade religiosa isolada e segredos obscuros. O filme não chega a ser um clássico como “A Hora do Pesadelo”, mas tem um charme único, com a atmosfera tensa e a atuação marcante de Ernest Borgnine. É um terror mais lento, que aposta no suspense psicológico e em imagens perturbadoras. Ideal para quem curte os primeiros trabalhos de Craven e filmes como “Filhos do Milho”. Disponível no MovieSphere+.
8. Alone in the Dark (1982): Psicopatas à Solta!
“Sozinho na Escuridão” é um slasher com um toque de suspense psicológico que me deixou tenso do início ao fim. A trama acompanha um psiquiatra e sua família, aterrorizados por pacientes de um hospital psiquiátrico. Jack Palance, Martin Landau e Donald Pleasence (o eterno Dr. Loomis de “Halloween”) estão ótimos nos papéis dos psicopatas. O filme tem reviravoltas interessantes e um clima de perseguição constante que te prende na cadeira. Se você gosta de filmes como “Halloween” e “Maníaco”, mas com um toque mais cerebral, “Alone in the Dark” é uma boa escolha.
7. Of Unknown Origin (1983): Ratos! Por Que Tinha Que Ser Ratos?!
“De Origem Desconhecida” é um terror claustrofóbico que me deixou agoniado. Peter Weller (o RoboCop!) interpreta um cara obcecado em matar um rato que invade sua casa. A premissa é simples, mas a execução é genial, com o protagonista enlouquecendo cada vez mais. O filme é uma metáfora sobre obsessão e a perda de controle, com um final explosivo. Se você curte filmes como “Aracnofobia” e “Cujo”, mas com um toque mais psicológico, “Of Unknown Origin” vai te dar calafrios.
6. Razorback (1984): Terror Australiano com um Javali Gigante!
“Razorback” é um filme australiano que me surpreendeu pela bizarrice. A trama acompanha um homem que busca vingança contra um javali gigante que matou seu neto. O filme tem cenários incríveis, efeitos práticos impressionantes e um clima de faroeste trash que me conquistou. O javali é assustador e as cenas de perseguição são de tirar o fôlego. Se você curte filmes como “Jaws” e “Orca”, mas com um toque mais australiano e um javali gigante no lugar de um tubarão, “Razorback” é diversão garantida. Disponível no Hoopla.
5. Cat’s Eye (1985): Stephen King em Formato de Antologia
“Olhos de Gato” é uma antologia de Stephen King que me agradou bastante. O filme é dividido em três histórias, com um gato como elo entre elas. As duas primeiras histórias, “Quitters, Inc.” e “The Ledge”, são adaptações de contos de King e são muito bem feitas. A terceira história, “The General”, é mais bobinha, mas ainda assim diverte. Se você curte filmes como “Creepshow” e “Contos da Escuridão”, “Cat’s Eye” é uma ótima pedida para uma noite de terror.
4. Rawhead Rex (1986): Bizarro e Memorável!
“Rawhead Rex” é uma adaptação de Clive Barker que me fez rir e me assustar ao mesmo tempo. O filme é sobre um demônio que é libertado acidentalmente na Irlanda. O visual do monstro é tosco, mas memorável, e as cenas de violência são exageradas. O próprio Barker não gosta do filme, mas eu acho que ele tem um charme trash que o torna divertido. Se você curte filmes como “Re-Animator” e “Evil Dead”, “Rawhead Rex” é uma ótima opção para uma sessão de terror trash com os amigos. Disponível no AMC+.
3. Prison (1987): Um Slasher Sobrenatural na Prisão!
“Prison” foi o primeiro filme americano de Renny Harlin (de “Duro de Matar 2” e “Deep Blue Sea”), e dá para ver por que ele foi chamado para dirigir “A Hora do Pesadelo 4”. O filme é um slasher sobrenatural com um clima de vingança e efeitos especiais criativos. Kane Hodder (o Jason Voorhees!) interpreta um prisioneiro executado que volta para se vingar. Viggo Mortensen também está no filme, em um dos seus primeiros papéis. Se você curte filmes como “A Hora do Pesadelo” e “Hellraiser”, “Prison” é uma ótima escolha.
2. Scarecrows (1988): Espantalhos Assassinos!
“Scarecrows” é um filme de baixo orçamento que me impressionou pela criatividade. A trama acompanha um grupo de mercenários que roubam dinheiro e são perseguidos por espantalhos assassinos. O filme tem efeitos práticos incríveis e um clima de suspense constante. Os espantalhos são assustadores e as cenas de violência são bem feitas. Se você curte filmes como “Jeepers Creepers” e “O Massacre da Serra Elétrica”, “Scarecrows” é uma ótima opção para uma noite de terror com os amigos. Disponível no Prime Video.
1. Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan (1989): Trash Clássico!
“Sexta-Feira 13 Parte VIII: Jason Ataca em Nova York” não é o melhor filme da franquia, mas é o mais divertido, na minha opinião. A maior parte do filme não se passa em Nova York, mas quem se importa? Jason está em um barco, matando adolescentes, e isso é tudo que importa! O filme tem cenas memoráveis, como Jason jogando uma pedra de lava na barriga de um cara e a luta de boxe. Se você curte filmes como “Sexta-Feira 13” e “Halloween”, “Jason Ataca em Nova York” é uma ótima opção para uma noite de terror trash com os amigos.