A segunda temporada de “Pacificador” chegou chutando a porta (e fazendo piadas bem adultas)! Mas calma, nerds, antes de se jogarem de cabeça na ação, preparem-se para um “Previously on DCU” que vai dar um nó na cabeça de vocês. James Gunn aprontou das suas e o resultado é um retcon delicioso que nos faz questionar: afinal, onde “Superman” se encaixa nessa bagunça multiversal?
O Retorno da Paz (e da Confusão Cronológica)
Logo no início do primeiro episódio da nova temporada de “Pacificador”, somos presenteados com uma recapitulação dos eventos anteriores do DCU. Até aí, tudo bem, certo? Errado! A “Gangue da Justiça” (sim, Gangue, e não Liga, preste atenção!) surge com algumas mudanças notáveis: Superman e Supergirl dão as caras, mas… cadê o Metamorfo?
Metamorfo Sumido: Mistério Resolvido (Ou Nem Tanto)
A ausência do Metamorfo na Gangue da Justiça gerou um burburinho online. Afinal, o personagem se junta à equipe no final de “Superman”. Para acalmar os ânimos (e atiçar ainda mais a nossa curiosidade), o próprio James Gunn respondeu a um fã no Threads. A explicação? Simples (ou nem tanto): a recapitulação de “Pacificador” se passa *antes* dos eventos de “Superman”. Ou seja, Metamorfo ainda não era um membro da equipe nessa época. Faz sentido, né? Mas… e se não fizer? Afinal, estamos falando de multiversos e cronologias alternativas. Nada é 100% garantido!
Tons Diferentes, Universos Compartilhados?
É importante lembrar que, apesar de “Pacificador” continuar a história de “Superman”, as duas produções têm públicos-alvo distintos. “Superman” (que em breve estará disponível para compra e aluguel digital no Brasil, e depois na HBO Max) é mais leve e voltado para um público mais jovem. Já “Pacificador”… bem, digamos que a série não economiza nas piadas adultas e no humor ácido. Uma cena bem explícita no primeiro episódio da segunda temporada já entrega o tom da produção.
Essa diferença de tom me lembra um pouco a dinâmica entre os filmes da Marvel e as séries da Netflix (RIP Demolidor e Jessica Jones originais). Será que a DC está seguindo um caminho parecido, com produções mais “family-friendly” de um lado e séries mais adultas do outro? Só o tempo dirá!
O Futuro do DCU Sob a Batuta de James Gunn
Uma coisa é certa: James Gunn não tem medo de ousar e subverter as expectativas. Se você achava que o DCU era complicado antes, prepare-se para um turbilhão de realidades alternativas, personagens inusitados e piadas que quebram a quarta parede. E, no meio de toda essa bagunça, resta a nós, fãs, aproveitar a jornada e tentar (ênfase no “tentar”) entender o que está acontecendo. Afinal, como diria o próprio Pacificador: “A paz é o nosso objetivo, não importa o quão insano seja o caminho para chegar lá!”.
E você, o que achou dessa salada de referências e retcons? Está curtindo a nova temporada de “Pacificador”? Deixe sua opinião nos comentários!