Professor Charles Xavier é conhecido por ser a pessoa que todos os mutantes heróis admiram como mentor e figura paterna. No entanto, Xavier muitas vezes se mostrou mais vilão do que herói em diversos momentos de sua carreira, e o pior é que muitas vezes ele faz coisas ruins alegando ser para o bem maior. Xavier deveria ser o homem que mostrava aos mutantes como serem heróis, para ajudar a mudar a mentalidade do mundo sobre eles, apagando anos de preconceito e ódio. No entanto, isso nunca iria acontecer completamente, porque os humanos parecem quase predispostos a odiar e temer qualquer um que seja diferente.
Isso pode ser parte da razão pela qual o Professor Xavier ultrapassou os limites em vários momentos. Foi nessas ocasiões que Professor X foi absolutamente o pior.
###Quando Ele Foi Inapropriado com a Jovem Jean Grey
Professor X fundou o Instituto Xavier para ajudar a ensinar e treinar jovens mutantes, tanto como uma escola quanto como uma instalação de treinamento para ajudá-los a aprender a usar seus poderes. Ele foi o único professor por anos, e trouxe mutantes adolescentes para transformá-los em heróis nos X-Men. Isso já é um problema, mas há outro problema com a situação. Uma dessas estudantes era a jovem Jean Grey, e o Professor X tinha sentimentos não correspondidos por ela.
Seja como for, o Professor X deveria ser elogiado por não agir em suas emoções, mas isso não impediu as equipes criativas de escreverem pensamentos muito perturbadores na mente de Charles, incluindo ele admitindo que estava apaixonado por Jean, uma adolescente a quem ele era encarregado de ensinar na escola. Isso foi ruim, mas a Marvel finalmente admitiu o fator creepy quando Jean usou sua telepatia e ouviu os pensamentos dele sobre ela, tornando as coisas ainda piores.
###Quando Ele Ajudou a Enviar o Hulk para Sakaar
Os membros da Illuminati eram todos culpados de coisas terríveis. Namor destruiu outras Terras. Homem de Ferro ordenou que a mente do Capitão América fosse apagada. Fera se transformou em um vilão completo ao longo do tempo. No entanto, o grupo também tomou algumas decisões muito questionáveis. Eles precipitaram e foram ao mundo natal dos Skrulls para ameaçar toda a raça, o que causou a Invasão Secreta.
Ainda pior foi o que o Professor X e seus colegas da Illuminati fizeram com o Hulk. Eles o enganaram para que ele pensasse que estava os ajudando e então o enviaram para o espaço, eliminando-o da Terra de uma vez por todas. Eles justificaram que o estavam enviando para um planeta abandonado onde ele finalmente poderia ficar sozinho. No entanto, ele acabou em Sakaar, foi escravizado como gladiador e eventualmente viu todos os seus novos amigos e família morrerem. Professor X foi tão culpado quanto qualquer um.
###Quando Ele Fingiu Sua Própria Morte (Mais de Uma Vez)
Os maiores pecados de toda a carreira do Professor X foram causados por sua arrogância e crença de que ele sabe o que é melhor para todos. Como resultado, ele manipulou emocionalmente todos os membros dos X-Men mais vezes do que se pode contar. O maior pecado que ele cometeu foi quando Professor X fingiu sua própria morte. Ainda pior, ele fez isso mais de uma vez, mostrando sua falta de preocupação com os sentimentos de qualquer um.
Em X-Men Vol. 1 #42, o Professor X aparentemente morreu tentando deter um vilão conhecido como Grotesk. Os X-Men estavam em seu funeral, e então 23 edições depois, ele retornou e disse que fingiu sua morte, sabendo que precisava se preparar para uma invasão alienígena. Em Uncanny X-Men Vol. 1 #200, ele deixou Magneto no comando dos X-Men e morreu novamente. No entanto, mais uma vez era mentira, pois ele apenas deixou a Terra com Lilandra.