Animes & Mangás

O golpe secreto de Goku: porque os chutes são mais eficazes do que o Kamehameha

  • janeiro 30, 2026
  • 0

Uma das crenças mais comuns entre os fãs de Dragon Ball é que o Kamehameha é a solução mais usada para todos os problemas de Goku. No entanto,

O golpe secreto de Goku: porque os chutes são mais eficazes do que o Kamehameha

Uma das crenças mais comuns entre os fãs de Dragon Ball é que o Kamehameha é a solução mais usada para todos os problemas de Goku. No entanto, dados oficiais divulgados pela franquia quebraram esse mito, revelando que o Saiyajin, estatisticamente, venceu mais lutas usando o combate corpo a corpo do que disparando energia.

**Os chutes de Goku: o verdadeiro golpe finalizador**

De acordo com um levantamento publicado no site oficial de Dragon Ball, comemorando o fato de Goku ter vencido o ranking de popularidade global da franquia, o “golpe de finalização” mais utilizado por Goku em toda a obra canônica não é o Kamehameha, nem a Genki Dama, mas sim os chutes. Uma surpresa para os fãs mais aficionados que sempre associaram o herói aos seus poderosos ataques de energia.

**Estatísticas surpreendentes**

A estatística considera apenas o golpe decisivo que derrubou o último oponente de pé em uma batalha. Os números apresentados são surpreendentes para quem acompanha apenas os momentos mais explosivos do anime. O relatório aponta que Goku garantiu a vitória 11 vezes utilizando chutes (sejam voadores, giratórios ou simples). Em comparação direta, o Kamehameha foi utilizado como golpe finalizador apenas 3 vezes na contagem oficial.

**A preferência por golpes físicos**

Isso demonstra como, na maior parte de sua trajetória, especialmente na fase clássica e no início do Z, Goku dependia fundamentalmente de sua técnica marcial nos combates, usando rajadas de energia mais como ferramentas táticas ou como contra-ataque do que como finalizadores. Para ilustrar o dado, o site oficial cita a invasão de Goku ao quartel-general do Exército Red Ribbon, onde o herói derruba dois soldados simultaneamente com um único chute aéreo.

**Curiosidades do universo Dragon Ball**

A regra da contagem do site é clara: “Ao lutar contra múltiplas pessoas, a técnica que derruba o último oponente de pé é considerada o golpe finalizador”. Isso explica a predominância dos golpes físicos, já que Goku enfrentou exércitos e grupos de capangas com frequência durante sua juventude.

**Conclusão**

Mesmo com o impacto visual e o poder destrutivo do Kamehameha e de outros ataques de energia, os chutes se mostraram mais eficazes como golpe finalizador para Goku. Essa revelação nos faz repensar a forma como vemos as batalhas do herói e a importância da técnica marcial em meio a tantos poderes extraordinários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *