Preparem seus cintos, nerds de plantão! A Marvel resolveu dar um chega pra lá na mesmice e revitalizou o Universo Ultimate, e olha, a gente aqui na InnovaGeek tá simplesmente pirando com o resultado. Depois de anos meio decepcionantes, a Casa das Ideias acertou em cheio com essa repaginada, misturando elementos clássicos com uma pegada totalmente nova. Mas, como nem tudo são flores, bora ranquear essas belezinhas, desde a que deixou a desejar até aquela que roubou nossos corações (e carteiras)!
Renascimento Ultimate: Uma Luz no Fim do Túnel?
Desde o lançamento de “Ultimate Invasion”, com roteiro do mestre Jonathan Hickman e arte de Bryan Hitch, a gente já sentiu que algo grande estava por vir. A ideia do Maker (o Reed Richards maligno da Terra-1610) criando um universo próprio, onde os heróis mais casca-grossa nunca ascenderam, é genial! “Ultimate Universe #1” nos apresentou esse mundo bizarro e o Conselho do Maker, os mandachuva do pedaço. E aí vieram “Ultimate Spider-Man”, “Ultimate X-Men” e “Ultimate Black Panther”, cada um com sua própria vibe e promessa.
O Auge e a Queda (Temporária)
Por um tempo, as revistas Ultimate se tornaram o Santo Graal da Marvel, com todo mundo elogiando e comprando. Mas aí a DC Comics resolveu entrar na briga com seus títulos Absolute, e a Marvel perdeu um pouco do fôlego. Mas calma, não entrem em pânico! Mesmo não estando mais no topo do ranking de vendas, as revistas Ultimate continuam sendo incríveis. E pra provar isso, preparei um ranking pessoal com as seis HQs (sem contar “Ultimate Invasion”, que tecnicamente não é uma revista Ultimate).
6º Lugar: Ultimate Spider-Man: Incursion
A gente tava LOUCO pra ver o Miles Morales dar as caras no novo Universo Ultimate. O Maker até convidou o último sobrevivente da Terra-1610 pra dar um rolê na Terra-6160, mas o Aranha se recusou. Em “Ultimate Spider-Man: Incursion”, com roteiro de Deniz Camp e Cody Ziglar e arte de Jonas Scharf, Miles chega ao Universo Ultimate por causa da irmãzinha, que encontra o cartãozinho do Maker.
Sendo sincera, essa saga tá sendo meio decepcionante até agora. Parece crossover genérico, sabe? Nada de muito original ou empolgante. É tipo um guia turístico do Universo Ultimate, legalzinho pra quem não tá lendo as outras revistas, mas dispensável pra quem acompanha a linha.
5º Lugar: Ultimate Black Panther
O Pantera Negra não anda com a corda toda desde o primeiro filme. Depois da fase incrível do Ta-Nehisi Coates, o personagem meio que se perdeu. “Ultimate Black Panther”, com roteiro de Bryan Edward Hill e arte de Stefano Caselli e Carlos Nieto, era a chance do T’Challa voltar aos holofotes. E, apesar de ser uma das revistas Ultimate com menos vendas, a jornada tem sido bem interessante.
Hill mistura ciência e misticismo, que sempre foram a marca do Pantera, e leva o personagem pra direções inéditas. Se você é fã do herói, vai curtir essa revista. Ela coloca Tempestade e T’Challa juntos de novo, explora a Shuri e o Killmonger de forma genial e tem umas cenas de luta de tirar o fôlego. Ela não tá tão ligada na trama principal do Universo Ultimate quanto “The Ultimates” e “Ultimate Spider-Man”, mas vale a pena a leitura.
4º Lugar: Ultimate Universe/Ultimate Universe: One Year In
Vou juntar as duas edições “Ultimate Universe #1” e “Ultimate Universe: One Year In #1” porque ambas tem o mesmo nome. A primeira, com roteiro de Jonathan Hickman e arte de Stefano Caselli, nos apresentou ao Universo Ultimate, com o Iron Lad (Tony Stark), o Doutor Destino (Reed Richards) libertando o Thor de Asgard e recrutando a Lady Sif. Já a segunda, com roteiro de Deniz Camp e Chris Condon e arte de Jonas Scharf e Alessandro Cappuccio, mostra o Nick Fury decidindo acabar com o Conselho do Maker, com uma reviravolta chocante.
As duas edições são sensacionais, preparando o terreno para o Universo Ultimate e sua próxima fase. Pra mim, “One Year In” é ainda melhor que a primeira, mas ambas valem a pena.
3º Lugar: The Ultimates
Essa aqui vai gerar polêmica! Muita gente AMA “The Ultimates”, com roteiro de Deniz Camp e arte de Juan Frigeri, Phil Noto e Chris Allen. E com razão! A revista é o epicentro da batalha contra o Maker e seu Conselho, com o Iron Lad e o Reed Richards unindo forças com o Thor e a Sif, descongelando o Capitão América e reunindo os heróis que podem derrotar o vilão.
É uma revista cheia de reviravoltas e surpresas, e a arte é fantástica. Mas, pra ser sincera, ela é mais voltada pra fãs dos Vingadores e seus personagens relacionados. Se você não curte esses heróis no universo principal, não vai gostar muito deles aqui. Mas, se quiser ficar por dentro do que tá rolando no Universo Ultimate, essa é a revista certa.
2º Lugar: Ultimate Wolverine
Se eu estivesse ranqueando as revistas pela minha preferida, essa aqui estaria em primeiro lugar. “Ultimate Wolverine”, com roteiro de Chris Condon e arte de Alessandro Cappuccio e Alex Lins, conta a história do Soldado Invernal, o assassino mutante da União Europeia. A revista é basicamente uma versão Ultimate da clássica “Arma X”, apresentando o Logan e os líderes da União Europeia (Colossus, Magik e Omega Red), além de personagens como Gambit, Kitty Pryde e Fera.
É uma revista sombria e violenta, que faz um ótimo trabalho construindo sua própria mitologia e entregando cenas de ação incríveis. Essa é a revista definitiva do Wolverine, e eu recomendo pra quem quer uma história de mutantes mais tradicional do que “Ultimate X-Men”. Condon está fazendo um trabalho incrível, e a revista melhora a cada edição. E a arte de Cappuccio é simplesmente sensacional.
1º Lugar: Ultimate Spider-Man
“Ultimate Spider-Man” é a MELHOR revista do Aranha de longe! A diferença de qualidade entre ela e qualquer outra revista do herói dos últimos 20 anos é absurda. Com roteiro de Jonathan Hickman e arte de Marco Checchetto e David Messina, a revista nos dá o que a gente sempre quis: o casamento de Peter Parker e Mary Jane de volta! Um Peter Parker mais velho ganha a habilidade de se tornar o Homem-Aranha e embarca numa jornada incrível.
A revista é cheia de reviravoltas e surpresas, e Hickman mostra que, quando quer, sabe escrever personagens fantásticos. Se você já lê Marvel, provavelmente já tá lendo essa revista, mas eu não vou dar muitos detalhes pra não estragar a surpresa. Sério, você PRECISA ler essa revista!
Menção Honrosa (ou Nem Tanto): Ultimate X-Men
Sei que muita gente não vai concordar com a minha lista, e essa aqui é a entrada mais polêmica. “Ultimate X-Men”, com roteiro e arte da Peach Momoko, é diferente de tudo que você já viu. A revista é estrelada por uma personagem secundária dos X-Men, a Hisako Ichiki (a Armadura), e um monte de versões inéditas de mutantes clássicos.
Não é uma revista de super-heróis tradicional, e sim uma espécie de mangá de terror, ambientado em Hi No Kuni, o Japão da Terra-6160. É uma história que se revela aos poucos, e que não entrega seus segredos de bandeja. Mas é justamente por isso que eu amo tanto essa revista e acho que ela é a melhor do Universo Ultimate. As outras revistas Ultimate usam as mesmas fórmulas narrativas do universo 616, mas “Ultimate X-Men” é diferente. Ela usa os conceitos básicos dos mutantes da Marvel de formas totalmente novas. A arte em aquarela da Peach Momoko é linda, e cada edição é um banquete pros olhos.
E aí, concorda com o meu ranking? Qual a sua revista Ultimate favorita? Deixe seu comentário aqui embaixo!