Mr. Zsasz: O Serial Killer de Gotham Perdeu o Brilho?
- setembro 6, 2025
- 0
E aí, Bat-fãs! Se tem uma coisa que Gotham não economiza, é vilão bizarro. Mas, vamos ser sinceros, nem todo criminoso merece uma cela especial no Asilo Arkham.
E aí, Bat-fãs! Se tem uma coisa que Gotham não economiza, é vilão bizarro. Mas, vamos ser sinceros, nem todo criminoso merece uma cela especial no Asilo Arkham.
E aí, Bat-fãs! Se tem uma coisa que Gotham não economiza, é vilão bizarro. Mas, vamos ser sinceros, nem todo criminoso merece uma cela especial no Asilo Arkham. Alguns, como o Sr. Zsasz, parecem ter perdido um pouco do impacto que tinham. Será que o serial killer das cicatrizes já deu o que tinha que dar? Preparem seus bat-rangs, porque a discussão de hoje promete!
Zsasz surgiu como um raio na HQ “Batman: Shadow of the Bat”, durante o arco “Knightfall” (fonte: Batman: Shadow of the Bat #1). A ideia era simples e brutal: um serial killer que marca seu corpo com cicatrizes para cada vítima. Confesso que, na época, o cara me deu uns bons calafrios. Mas, como tudo na vida, a fórmula começou a se desgastar.
O problema é que Zsasz não é mais o único psicopata aterrorizando Gotham. Professor Pyg e James Gordon Jr. (sim, o filho do Comissário!) chegaram para engrossar as fileiras dos vilões perturbados. E, sejamos honestos, eles têm propostas bem interessantes (e nojentas) para a cidade. Com tanta concorrência, o “modus operandi” de Zsasz, que antes chocava, virou só mais um item na lista de horrores de Gotham.
Sério, quando foi a última vez que Zsasz fez algo realmente memorável? Ele virou um personagem genérico, do tipo que aparece para ser espancado pelo Batman e sumir de novo. Parece que ele foi rebaixado de vilão de primeira linha para um figurante de luxo. Cornelius Stirk e Abattoir fazem um trabalho melhor em causar repulsa e medo.
É impressionante como um vilão relativamente pequeno como Zsasz conseguiu aparecer em filmes, séries e jogos. Mas, pensando bem, ele realmente mereceu essa fama toda? Tirando as primeiras aparições, qual história define o personagem? Ele virou um “one-hit wonder”, um vilão que teve seu momento de glória, mas nunca conseguiu se reinventar.
Gotham tem vilões muito mais desafiadores e perturbadores para dar trabalho ao Batman. Talvez seja hora de Zsasz ser trancafiado de vez e sumir dos radares. Ele teve sua chance de brilhar, mas virou uma sombra do que era antes. Particularmente acho que ele poderia ter o mesmo destino do vilão KGBeast, que foi derrotado pelo Batman e “esquecido” pelos roteiristas, sendo revivido anos depois em outras HQs.
E aí, qual a sua opinião? Zsasz já deu o que tinha que dar ou ainda tem lenha para queimar? Deixe seu comentário!