Animes & Mangás

Masako Nozawa, a voz de Goku, recebe honraria histórica no Japão!

  • outubro 18, 2025
  • 0

Ontem, o Japão celebrou a cultura e as artes com a entrega da Ordem da Cultura e do Mérito Cultural, honrarias que reconhecem contribuições excepcionais para o país.

Masako Nozawa, a voz de Goku, recebe honraria histórica no Japão!

Ontem, o Japão celebrou a cultura e as artes com a entrega da Ordem da Cultura e do Mérito Cultural, honrarias que reconhecem contribuições excepcionais para o país. Dentre os 29 homenageados, um nome brilhou intensamente para nós, fãs de anime: Masako Nozawa, a lendária voz de Goku em “Dragon Ball”! E preparem os corações, porque essa premiação é um marco histórico!

Um momento histórico para a dublagem japonesa

Imagine só: desde 1986, Masako Nozawa empresta sua voz inconfundível ao nosso saiyajin favorito, Goku. E não para por aí! Ela também deu vida a personagens icônicos como Doraemon e Kitaro, de “GeGeGe no Kitaro”. Aos 88 anos, Nozawa se tornou a primeira atriz de voz a receber o título de “Personalidade de Mérito Cultural”. É ou não é para explodir de orgulho?

Em sua declaração, Nozawa expressou sua emoção e gratidão: “Sinto que esta honra foi concedida a mim em nome de toda a comunidade de dubladores”. Ela também fez questão de homenagear seus colegas veteranos, a nova geração de dubladores e os criadores que dão vida às obras e personagens que tanto amamos. É de arrepiar, né?

Afinal, quem mais já recebeu essa honra?

Se você está se perguntando quem mais do mundo dos animes e mangás já foi reconhecido com o Mérito Cultural, prepare-se para uma lista de peso! Nomes como Hayao Miyazaki (o mestre do Studio Ghibli), Yoshiyuki Tomino (o criador de “Gundam”), Shigeru Miyamoto (o gênio por trás de “Mario” e “Zelda”) e Moto Hagio (uma das maiores mangakás shoujo de todos os tempos) já foram agraciados com essa honra. É uma verdadeira constelação de talentos!

Outros nomes de peso na lista de homenageados

Além de Masako Nozawa e dos grandes nomes já citados, a mangaká Keiko Takemiya também foi homenageada este ano. Ela faz parte do “Grupo de 24”, um coletivo de mulheres que revolucionaram o mangá shoujo a partir dos anos 70, com obras como “Kaze to Ki no Uta”, “Tera e…” e “Natsu e no Tobira”. É muito talento reunido!

Outros nomes que merecem destaque são:

* Sankyo Yanagiya, artista de rakugo
* Shigeru Ban, arquiteto
* Leiko Ikemura, artista plástica
* Jun Isezaki, artesão
* Minae Mizumura, romancista
* Haruki Uemura, promotor esportivo e ex-judoca

A lista completa é extensa e abrange diversas áreas da cultura, da arte à ciência, passando pelo esporte. É uma verdadeira celebração da riqueza e diversidade da cultura japonesa!

A Ordem da Cultura: o ápice do reconhecimento

E para fechar com chave de ouro, vale mencionar que a “Ordem da Cultura” é ainda mais prestigiosa que o “Mérito Cultural”. Este ano, Sadaharu Oh (promotor esportivo e ex-jogador de beisebol) e Susumu Kitagawa (vencedor do Nobel de Química) foram alguns dos agraciados com essa honra. É o reconhecimento máximo por contribuições excepcionais à cultura do Japão!

Um viva à cultura japonesa!

Eventos como a entrega da Ordem da Cultura e do Mérito Cultural nos mostram a importância de valorizar e reconhecer os artistas e criadores que moldam a nossa cultura pop. E a homenagem a Masako Nozawa é uma prova de que a dublagem japonesa é uma forma de arte que merece todo o nosso respeito e admiração. Que venham muitos outros momentos como este!

Fontes: NTV, Mainichi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *