Howard the Duck: O Retorno Triunfal do Detetive Animal
- janeiro 23, 2026
- 0
Há 24 anos, um dos personagens favoritos dos fãs da Marvel Comics retornou e ganhou sua própria série solo pela primeira vez em mais de 20 anos. A
Há 24 anos, um dos personagens favoritos dos fãs da Marvel Comics retornou e ganhou sua própria série solo pela primeira vez em mais de 20 anos. A
Há 24 anos, um dos personagens favoritos dos fãs da Marvel Comics retornou e ganhou sua própria série solo pela primeira vez em mais de 20 anos. A Marvel possui uma grande quantidade de personagens, e há momentos em que alguém acaba caindo em desgraça por algum motivo. Seja por vendas ruins em uma revista solo ou apenas reclamações dos fãs, existem alguns personagens que a Marvel guarda na prateleira por possivelmente anos antes de trazê-los de volta para um renascimento. No entanto, para um favorito cult da Marvel, parece quase chocante que não tenha tido uma série só para ele, mesmo depois de aparecer em um filme próprio nos anos 80.
Howard the Duck fez sua estreia nas páginas da Marvel Comics em 1973 em Fear #19, um personagem que vivia em um universo alternativo onde os patos eram a forma de vida inteligente, e os patos nesse mundo acabaram como os humanos na Terra. No entanto, ele foi retirado de seu mundo por Thog, o Senhor dos Demônios, e acabou na Terra, onde encontrou os humanos como a forma de vida dominante, tornando-se uma anomalia no mundo. Depois disso, ele apareceu em quadrinhos do Man-Thing antes de ganhar sua própria série em 1976.
Howard the Duck teve 32 edições e terminou em 1979, embora duas edições especiais tenham sido lançadas em 1986. Howard the Duck Vol. 2 então começou em 1979 e teve nove edições, terminando em 1981. Depois disso, Howard apareceu apenas ocasionalmente em quadrinhos de outras pessoas, incluindo várias aparições em Sensational She-Hulk como personagem de apoio e participações em Ghost Rider, Man-Thing e Generation X.
No entanto, suas aparições eram escassas até 2002. Na verdade, ele apareceu em um total de 27 edições de quadrinhos em toda a década de 1990. Isso é ainda mais chocante, já que Howard the Duck é um dos raros personagens da Marvel Comics a ter seu próprio filme, lançado em 1986. No entanto, o fracasso daquele filme pode ter algo a ver com seu desaparecimento dos quadrinhos, mesmo que o filme tenha se tornado um clássico cult desde então.
Tudo mudou em 23 de janeiro de 2002, quando Howard the Duck retornou com a Vol. 3 de sua série solo, da equipe criativa de Steve Gerber e Phil Winslade. Isso fez parte da linha de quadrinhos Marvel MAX e ofereceu um tom sombrio e cruel que se desenrola mais como uma sátira do que uma série de quadrinhos comum. Esta foi uma minissérie de seis edições que apresentava Howard e Beverly vivendo juntos e o retorno do Dr. Bong como vilão. O resultado pareceu ser uma meditação sobre os ideais de “trabalho por encomenda”, seja Steve Gerber como um trabalho por encomenda para a Marvel ou Deus dizendo a Howard que ele era um trabalho por encomenda quando criou a humanidade.
Ao final da minissérie, Howard estava de volta à sua vida normal, mas seu personagem estava mais uma vez popular. Foi uma ideia inteligente trazer Steve Gerber de volta a Howard the Duck após seu trabalho anterior nos anos 70 e 80, e ele ajudou a homenagear o personagem enquanto o transformava em algo diferente para uma nova geração. Howard voltou em outra série apenas dois anos depois, e a Marvel tem usado seu personagem de forma semi-regular desde então.
O que você acha? Deixe um comentário abaixo e participe da conversa agora no Fórum ComicBook!