Hideo Kojima Alerta: A Indústria dos Games Está Estagnada?
- julho 30, 2025
- 0
Hideo Kojima, o visionário por trás de Metal Gear Solid e Death Stranding, soltou o verbo sobre o estado atual da indústria dos games, e a gente da
Hideo Kojima, o visionário por trás de Metal Gear Solid e Death Stranding, soltou o verbo sobre o estado atual da indústria dos games, e a gente da
Hideo Kojima, o visionário por trás de Metal Gear Solid e Death Stranding, soltou o verbo sobre o estado atual da indústria dos games, e a gente da InnovaGeek não podia estar mais ligado! Será que estamos presos em um ciclo de “mais do mesmo”? Preparem seus controles e vem com a gente nessa análise!
Em uma entrevista bombástica para a SSense, Kojima expressou sua preocupação com a falta de originalidade nos jogos AAA. “Muitos jogos de grande orçamento estão começando a parecer iguais”, disparou o mestre. Ele ainda cutucou a mesmice nos temas, com “monstros alienígenas ou medievais” dominando o cenário. Para Kojima, é crucial injetar novidades no mercado antes que a coisa toda desande.
Eu, como fã ardorosa de games, não posso deixar de concordar. A gente vê tantos remakes, reboots e sequências que, às vezes, parece que os estúdios têm medo de arriscar. Cadê aquela ousadia que víamos em jogos como Psychonauts ou Okami, que desafiavam as convenções?
Kojima revelou que o Summer Game Fest deste ano só reforçou essa sensação de repetição. E, sejamos sinceros, quem não sentiu um déjà-vu ao ver mais um jogo de mundo aberto com temática medieval? A fórmula pode funcionar, mas até quando?
Lembro de quando assisti à apresentação de Elden Ring e fiquei de queixo caído com a originalidade do mundo e das mecânicas. Precisamos de mais jogos que nos surpreendam dessa forma, que nos façam pensar “nossa, nunca vi nada igual!”.
Kojima não ofereceu soluções mirabolantes, mas seu alerta serve como um chamado à ação para desenvolvedores e publishers. É hora de repensar as fórmulas, investir em novas ideias e dar espaço para a criatividade florescer. Afinal, a indústria dos games tem um potencial incrível para nos transportar para mundos inimagináveis e nos proporcionar experiências únicas.
Será que veremos mais jogos como Death Stranding, que dividiu opiniões, mas ousou ser diferente? Ou continuaremos presos em um ciclo de lançamentos previsíveis? A resposta está nas mãos dos criadores e, claro, no nosso poder de escolha como consumidores.
Para finalizar, Kojima foi questionado sobre se jogaria Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, o remake de sua obra-prima. Com um sorriso enigmático, ele respondeu: “Não, não vou jogar”. Eita! Seria um sinal de que ele não está tão confiante com o projeto? Ou será que ele simplesmente prefere deixar sua criação no passado? As teorias já estão fervendo na internet!
Eu, particularmente, estou curiosa para ver como o remake vai se sair. Metal Gear Solid 3 é um dos meus jogos favoritos de todos os tempos, e espero que a Konami faça jus ao legado da obra original. Mas, confesso, a ausência de Kojima no projeto me deixa um pouco apreensiva.
E você, o que acha de tudo isso? Concorda com as críticas de Kojima? Deixe sua opinião nos comentários e vamos continuar essa discussão!