Final Fantasy XIV Mobile: Paywall para Combater RMT? A Square Enix Está Jogando Sujo?
- julho 12, 2025
- 0
Se você é fã de Final Fantasy XIV e estava ansioso para a versão mobile, prepare-se para uma notícia que pode te deixar com a pulga atrás da
Se você é fã de Final Fantasy XIV e estava ansioso para a versão mobile, prepare-se para uma notícia que pode te deixar com a pulga atrás da
Se você é fã de Final Fantasy XIV e estava ansioso para a versão mobile, prepare-se para uma notícia que pode te deixar com a pulga atrás da orelha. A Square Enix, em parceria com a LightSpeed Studios (da Tencent), implementou um sistema no mínimo controverso para combater o famigerado “RMT” (Real Money Trading, ou comércio de dinheiro real). Mas será que a solução não está sendo pior que o problema?
A atualização de meados de julho para Final Fantasy XIV Mobile bloqueou o acesso ao quadro de mercado e outras funções econômicas cruciais por trás de um paywall. Para liberar essas funcionalidades, os jogadores precisam gastar uma quantia mínima de dinheiro no jogo. A equipe de desenvolvimento justifica a medida como um esforço para reduzir o RMT e outras atividades ilícitas. Mas, cá entre nós, parece mais uma forma de “incentivar” os jogadores a gastarem, não é mesmo?
O RMT, para quem não está familiarizado, é a prática de comprar itens, moedas ou serviços dentro de um jogo com dinheiro real de outros jogadores. Isso pode desequilibrar a economia do jogo e prejudicar a experiência dos jogadores que preferem jogar de forma legítima. A Square Enix alega que essa medida drástica é necessária para proteger a integridade do jogo. Mas será que não existem outras formas de combater o RMT sem punir os jogadores casuais?
De acordo com o criador de conteúdo MrHappy1227, os jogadores de Final Fantasy XIV Mobile precisam desembolsar pelo menos 30 yuan (aproximadamente US$ 4,18) para ter acesso ao comércio presencial, ao quadro de mercado e ao uso da companhia. Essa taxa corresponde a quase um terço do preço de uma assinatura básica de FFXIV no PC e consoles (US$ 12,99 por mês). A justificativa é que isso dificultaria a vida dos vendedores de RMT, que teriam que investir dinheiro real para poderem operar.
Além do paywall, o sistema de combate do jogo mobile foi simplificado para se adaptar às telas touchscreen. Classes como Bardo, Paladino e Mago Branco tiveram suas habilidades adaptadas para a versão mobile. A medida pode ser interessante para novos jogadores, mas pode frustrar os veteranos que já estão acostumados com a complexidade do jogo original. Para mim, a graça de FFXIV sempre foi a profundidade do combate, então essa simplificação me deixa um pouco receosa.
Final Fantasy XIV Mobile está atualmente disponível na China como um título gratuito, com um teste beta fechado no Japão. Ainda não há previsão de lançamento no Ocidente, mas a notícia do paywall já causou um grande alvoroço entre os fãs. Resta saber se a Square Enix irá repensar essa estratégia antes de lançar o jogo globalmente. Particularmente, espero que sim, porque a ideia de ter que pagar para poder usar o mercado em um jogo que já tem microtransações me parece um tanto quanto abusiva.