Preparem os confetes (e um estoque de sal grosso)! Em “All-New Venom #9”, a saga que atormentou os fãs de Homem-Aranha finalmente parece ter chegado ao fim: Mary Jane mandou Paul para as cucuias! Mas, antes de soltar fogos, será que a Marvel realmente vai nos dar o que queremos, ou essa é só mais uma pegadinha do destino aracnídeo? Vem comigo nessa teia de expectativas e desconfianças!
Finalmente Livres de Paul?
Sim, você não leu errado! A revista “All-New Venom #9” trouxe o tão aguardado (e comemorado) término entre Mary Jane e Paul. A internet foi à loucura, com fãs celebrando o fim de um relacionamento que parecia ter saído de um universo paralelo de tão bizarro. E, para ser sincera, até o artista da revista, Carlos Gomez, parece compartilhar do nosso “carinho” por Paul, segundo o próprio autor do artigo original! Mas, como diria a vovó, “alegria de pobre dura pouco”… Será mesmo?
“Um Dia a Mais” e a Saga da Teimosia Marvel
Se tem uma coisa que a Marvel provou ao longo dos anos, é sua capacidade de ignorar (ou até mesmo provocar) os fãs. Quem não se lembra de “Um Dia a Mais”, a saga que simplesmente apagou o casamento de Peter e MJ da existência? Uma decisão tão controversa que até hoje rende discussões acaloradas! E o que a Marvel fez? Dobrou a aposta, ignorando os pedidos (e até mesmo as ameaças) dos fãs.
E não para por aí! Parece que a editora está irredutível em sua visão para o relacionamento de Peter e Mary Jane, mesmo diante da avalanche de críticas. O próprio Nick Lowe, editor de “The Amazing Spider-Man”, já mencionou em cartas aos fãs que alguns leitores adoram “Um Dia a Mais” e o relacionamento de MJ e Paul. Sério mesmo? Onde estão essas pessoas? Precisamos de provas!
A Ruptura e o Risco da Simpatia Forçada
A cena do término em “All-New Venom #9” até que foi bem construída, mas… algo não me cheira bem. Paul é retratado como um cara que só queria fazer o relacionamento funcionar, enquanto Mary Jane o dispensa sem dó nem piedade. Quase que sentimos pena do coitado! Seria essa uma tentativa da Marvel de construir uma imagem mais simpática de Paul, preparando o terreno para uma possível reconciliação?
Eu realmente espero estar errada, mas conhecendo o histórico da Marvel, tudo é possível. Afinal, vamos lembrar que foi a tecnologia de Paul que transformou Mary Jane em uma heroína, tecnologia essa que agora está matando-a, forçando-a a se unir ao simbionte Venom. Paul não é flor que se cheire! No mínimo, é um cientista irresponsável que colocou a vida de quem diz amar em risco.
Esperança Sim, Ilusão Não!
O fim do relacionamento de Mary Jane e Paul pode ser um ponto de virada, uma oportunidade para a Marvel reconstruir a personagem de MJ e se livrar de um personagem que ninguém suporta. Mas, como vimos, a editora tem um histórico de decisões questionáveis quando se trata do Homem-Aranha.
Então, celebremos o término, mas com um pé atrás. Não criemos expectativas exageradas, pois a Marvel pode nos surpreender (negativamente) a qualquer momento. Afinal, em se tratando do universo aracnídeo, tudo é possível!
“All-New Venom #9” já está à venda nas comic shops e plataformas digitais. Corra para conferir e prepare-se para o que der e vier!