Tecnologia

Estudo analisa comportamento de usuários do MegafilmesHD após fechamento do site

  • fevereiro 9, 2026
  • 0

Em 2025, pesquisadores da Chapman University e Carnegie Mellon University realizaram um estudo para analisar o comportamento dos usuários do extinto site MegafilmesHD após o seu fechamento. O

Estudo analisa comportamento de usuários do MegafilmesHD após fechamento do site

Em 2025, pesquisadores da Chapman University e Carnegie Mellon University realizaram um estudo para analisar o comportamento dos usuários do extinto site MegafilmesHD após o seu fechamento. O objetivo era entender se as ações de combate à pirataria têm impacto efetivo ou não.

O MegafilmesHD foi considerado o maior site pirata da América Latina, com 60 milhões de acessos mensais e foi fechado em 2015 após uma operação da Polícia Federal que resultou em prisões e apreensões. Os pesquisadores examinaram seis meses de dados de navegação de milhares de brasileiros fornecidos pela empresa Netquest, incluindo desde usuários regulares do MegafilmesHD até pessoas que nunca o acessaram.

Os resultados do estudo mostraram que o fechamento do site não causou uma mudança significativa no comportamento dos usuários. Muitos continuaram consumindo conteúdo pirata em outros sites semelhantes, com um aumento de 20% nos acessos em outras plataformas do tipo. Por outro lado, houve um aumento de 6% no acesso à Netflix e de 11% no tempo gasto na plataforma de streaming.

Curiosamente, o estudo também revelou que homens e pessoas mais jovens são mais propensos a buscar por conteúdo pirata do que mulheres e pessoas mais velhas. Os motivos para isso também variam, com alguns homens mencionando a dificuldade de encontrar conteúdo legal como justificativa, enquanto algumas mulheres não veem a pirataria como um crime real.

Em resumo, o fechamento de sites piratas pode diminuir o consumo ilegal, mas não resolve totalmente o problema. Os usuários tendem a migrar para outras plataformas se não encontrarem meios legais de acesso ao conteúdo desejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *