Eddie Murphy finalmente abriu o jogo sobre a polêmica que envolveu o lançamento de “Norbit” e sua corrida ao Oscar por “Dreamgirls”. Em entrevista à Complex, o ator defendeu a comédia e questionou se a reação negativa realmente impactou suas chances de levar a estatueta para casa. Prepare a pipoca e vem comigo nessa análise!
“Norbit”: Um Caso de Amor e Ódio?
Lançado na mesma época em que Murphy era forte candidato ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por “Dreamgirls”, “Norbit” dividiu opiniões e, para muitos, acabou queimando o filme do ator na premiação. Mas, afinal, o que tem de tão controverso nessa comédia?
Na trama, Murphy interpreta três personagens: Norbit, um homem gentil e ingênuo; Rasputia, sua esposa obesa e dominadora; e Sr. Wong, o dono de um orfanato chinês. A premissa já entrega o humor politicamente incorreto que marcou o filme.
A Defesa de Eddie Murphy
Apesar das críticas e das três Framboesas de Ouro (prêmio que “celebra” o pior do cinema), Eddie Murphy não se arrepende de ter feito “Norbit”. “Eu adoro ‘Norbit’. Eu escrevi ‘Norbit’ com o meu irmão, Charlie, e achei muito engraçado”, disse o ator na entrevista.
Ele ainda argumentou que o problema foi o lançamento do filme ter coincidido com a época do Oscar. “Havia artigos dizendo: ‘Como ele pode ganhar um Oscar se fez isso?’, mas são dois filmes completamente diferentes”. E, sinceramente, quem nunca separou o artista da obra, né?
Humor Polêmico ou Humor Genial?
“Norbit” é daquele tipo de comédia que te faz rir, mas também te deixa com a pulga atrás da orelha. O humor escrachado e estereotipado pode soar ofensivo para alguns, mas para outros, é apenas uma forma de entretenimento sem compromisso.
É inegável que o filme abusa de clichês e piadas sobre peso, raça e gênero. No entanto, também é preciso reconhecer o talento de Eddie Murphy em interpretar personagens tão distintos e caricatos.
O Oscar Perdido e o Legado de “Norbit”
No fim das contas, Eddie Murphy não levou o Oscar para casa em 2007 (o prêmio foi para Alan Arkin por “Pequena Miss Sunshine”). Será que “Norbit” foi o grande vilão dessa história? Nunca saberemos ao certo.
O que sabemos é que o filme se tornou um clássico cult para alguns e um exemplo de humor datado para outros. E você, de que lado está?
Atualmente, Eddie Murphy está promovendo “A Última Missão”, seu novo filme de comédia no Amazon Prime Video. Quem sabe ele não volte a concorrer ao Oscar em breve? A gente fica na torcida! (Fonte: Hollywood Reporter)