Preparem seus radares, fãs de Dragon Ball! A celebração dos 40 anos da franquia está dando o que falar, mas não pelos motivos que a gente esperava. Uma loja temática foi inaugurada em Tóquio, um paraíso de colecionáveis para os saiyajins de plantão. Mas, calma! Nem tudo são Esferas do Dragão… O ex-editor de Dragon Ball, Kazuhiko Torishima, soltou um Kamehameha de críticas na direção da loja, e a explosão foi épica! Será que ele tem razão ou é só implicância de veterano? Vem comigo que eu te conto tudo!
A Fúria de um Ex-Editor Saiyajin
Em uma transmissão ao vivo da KosoKoso, Torishima não poupou palavras, detonando a loja de aniversário de Dragon Ball. Ele a chamou de “porcaria”, e foi além, dizendo que era “pior que uma porcaria”! Imagina a cena! Segundo ele, a loja parece ter sido feita “no meio da noite”, e a culpa seria do produtor da Capsule Corporation (detentora dos direitos da loja), que, na visão dele, não tem senso de estética. Uau!
Laranja Mecânica? A Crítica às Cores e Poses
A crítica mais ácida de Torishima foi em relação às cores da loja. Ele questionou o porquê das paredes serem laranjas, já que os personagens também usam essa cor. Segundo ele, Akira Toriyama (o mestre!) usava laranja porque o cenário era branco, criando um contraste visual interessante. Mas, aparentemente, a equipe da loja não pensou nisso. Será que rolaram discussões acaloradas sobre a paleta de cores?
E não parou por aí! Torishima também criticou as poses dos personagens, afirmando que “se você está naquela posição, não tem como fazer um Kamehameha”. Ele ainda disse que os desenhos foram feitos por alguém que não entende sobre o poder físico dos gestos. Será que teremos uma petição online para refazer as poses?
Fãs como “Patos”? A Polêmica Final
A declaração mais polêmica de Torishima foi direcionada aos fãs. Ele disse que a loja está tratando os fãs como “patos que serão abatidos” e pediu para que não gastem seu dinheiro lá. Segundo ele, se as vendas caírem, a equipe da loja vai perceber que os produtos são ruins e começarão a pensar. Eita! Será que os fãs vão boicotar a loja em protesto?
Dragon Ball e o Peso da Nostalgia (e do Bolso)
É inegável que Dragon Ball mexe com a nostalgia de muita gente. Eu mesmo cresci assistindo Goku e seus amigos lutando contra Freeza e Cell! Mas será que essa nostalgia justifica qualquer produto com a marca? Torishima parece acreditar que não, e sua crítica serve como um alerta para que as empresas não abusem da paixão dos fãs. Afinal, como ele mesmo disse, “é por vender que eles pararam de pensar”.
O Legado de Toriyama e o Futuro da Franquia
Akira Toriyama construiu um universo incrível com Dragon Ball, e é natural que os fãs queiram celebrar essa obra de todas as formas possíveis. Mas será que a loja de 40 anos está à altura do legado do mestre? A crítica de Torishima nos faz refletir sobre a importância de manter a qualidade e o respeito aos fãs, mesmo em meio a tantas oportunidades de negócio. Afinal, Dragon Ball merece ser celebrado com produtos que honrem sua história e seus personagens!
E você, o que achou da polêmica? Concorda com Torishima ou acha que ele está exagerando? Deixe seu comentário e vamos discutir!