Preparem seus barris e afiem seus cocos, porque Donkey Kong Bananza está chegando para balançar o Nintendo Switch 2! A imprensa já colocou as mãos (e os pés) nessa aventura explosiva, e as primeiras impressões são de tirar o chapéu… de explorador, claro! Mas nem tudo são bananas maduras: alguns soluços de performance foram notados. Será que isso estraga a festa? Vamos investigar!
Impacto Visual Acima de Tudo? A Visão da Nintendo
Kazuya Takahashi, o mestre por trás de Donkey Kong Bananza, explicou que a equipe priorizou o impacto visual, mesmo que isso significasse alguns sacrifícios na performance. “Utilizamos técnicas como câmera lenta e ‘hit stop’ para intensificar a sensação dos impactos”, revelou. Imagina só a cena: Donkey Kong esmagando um inimigo e o tempo dando aquela desacelerada dramática, digna de um filme do Zack Snyder! Para quem não sabe “Hit Stop” é uma técnica muito usada em jogos de luta e jogos de ação, como Devil May Cry, Bayonetta e God of War. Ela consiste em congelar a tela por alguns milissegundos quando um golpe atinge o oponente, dando mais peso e impacto ao ataque.
E não para por aí! O jogo usa um sistema de voxels (tipo os blocos de Minecraft, só que mais detalhados) para permitir destruições em massa no cenário. É como se cada fase fosse um castelo de areia gigante esperando para ser demolido! Mas, como tudo tem um preço, essa quantidade insana de destruição pode causar umas quedinhas de FPS em momentos de caos total.
De Switch Original a Monstro do Switch 2: Uma Odisséia de Desenvolvimento
Originalmente planejado para o Nintendo Switch “raiz”, Donkey Kong Bananza foi ficando ambicioso demais para o console original. A equipe queria mais destruição, mais efeitos, mais… TUDO! “Queríamos criar destruição em cadeia com muitos materiais diferentes, o que só foi possível no novo hardware”, explicou Takahashi. É a velha história: a ambição é a mãe da inovação!
Essa mudança de plataforma me lembra um pouco do que aconteceu com The Legend of Zelda: Breath of the Wild, que também começou como um projeto para o Wii U e acabou se tornando um dos maiores sucessos do Switch. Será que Donkey Kong Bananza vai seguir o mesmo caminho?
Quedas de FPS: O Fim do Mundo ou Apenas um Pequeno Deslize?
A grande questão que fica é: essas quedas de performance são um problema grave? Segundo a equipe de desenvolvimento, não! “Mesmo com essas quedas ocasionais, a diversão e a jogabilidade continuam sendo nossa prioridade”, garante Takahashi. E, pelos relatos de quem já jogou, a experiência geral é fluida e satisfatória.
Eu, particularmente, sou do time que prefere um jogo visualmente deslumbrante com alguns tropeços do que um jogo feinho que roda liso. Afinal, a gente joga pra se divertir, não pra fazer benchmark! Mas é claro que cada um tem sua preferência.
Preparem os Controles: A Data da Bananada Está Marcada!
Se você é fã do gorilão mais famoso dos games, pode marcar no calendário: Donkey Kong Bananza chega exclusivamente ao Nintendo Switch 2 no dia 17 de julho! Prepare-se para muita ação, exploração e, claro, toneladas de bananas! E fiquem ligados aqui na InnovaGeek para mais novidades e análises desse lançamento explosivo!