Quadrinhos

De Vilões a Heróis: 5 Vezes que Inimigos Roubaram o Lugar de Protagonistas na Marvel (e Surpreenderam!)

  • dezembro 2, 2025
  • 0

E aí, geeks da InnovaGeek! Já pararam para pensar que, no mundo dos quadrinhos, nem tudo é preto no branco? A Marvel, essa gigante que a gente ama,

De Vilões a Heróis: 5 Vezes que Inimigos Roubaram o Lugar de Protagonistas na Marvel (e Surpreenderam!)

E aí, geeks da InnovaGeek! Já pararam para pensar que, no mundo dos quadrinhos, nem tudo é preto no branco? A Marvel, essa gigante que a gente ama, adora subverter expectativas e nos mostrar que até o vilão mais cruel pode ter um lado heroico (ou, pelo menos, fingir muito bem que tem!). Preparem-se para uma lista insana de vezes que os inimigos dos nossos heróis favoritos vestiram a capa (ou a teia, a armadura…) e assumiram seus lugares. Será que mandaram bem? Será que foi só golpe baixo? Vem comigo que eu te conto!

5. Fera: A Besta Interior à Solta

O Fera, nosso Hank McCoy, sempre foi um cara gente boa, né? Inteligente, divertido, um verdadeiro X-Man! Mas, em “A Era do Apocalipse”, conhecemos uma versão maligna dele, um verdadeiro monstro. E o que aconteceu? Essa versão escapou para o universo 616 (o nosso universo Marvel “principal”) e trocou de lugar com o Fera bonzinho! Imaginem a confusão! Ele se juntou ao Massacre (Onslaught), depois sumiu, e o Fera original voltou, mas… será que ele voltou o mesmo? Essa fase sombria do Fera me lembra um pouco o que aconteceu com o Walter White em “Breaking Bad”, sabe? Aquele “piscar de olhos” que te faz questionar se ele realmente mudou.

4. Homem de Ferro: Dr. Destino, o Vingador Blindado?

Depois da Guerra Civil II, Tony Stark ficou em coma (e que coma, hein?). E quem surgiu para ocupar o vácuo? Ninguém menos que DOUTOR DESTINO! Sim, Victor Von Doom, o arqui-inimigo do Quarteto Fantástico, resolveu homenagear Stark e virar o novo Homem de Ferro. Bizarro, né? Mas, segundo ele, depois de ter sido Deus em “Guerras Secretas” (Secret Wars), ele começou a ver o mundo de outra forma. Será que ele realmente se redimiu? Ou será que era só um plano maquiavélico? Fato é que Doom como Homem de Ferro rendeu ótimas histórias e me lembrou um pouco o arco de redenção do Vegeta em “Dragon Ball Z” – aquele momento em que você começa a torcer pelo cara que sempre odiou.

3. Professor X: Magneto, o Novo Mentor?

Charles Xavier, o sonho de harmonia entre humanos e mutantes… e Magneto, o cara que achava que a humanidade nunca aceitaria os mutantes. Rivais históricos! Mas, depois do “Julgamento de Magneto” em Uncanny X-Men #200, Magneto surpreendeu a todos e assumiu o lugar de Xavier na escola! Ele nunca se chamou “Professor X”, mas fez o trabalho dele por anos. Imaginem os alunos, tipo, “Professor Magneto, qual a lição de hoje? Destruir a humanidade?”. Confesso que essa fase me lembra um pouco o Snape em “Harry Potter”, aquele personagem ambíguo que você nunca sabe se está do lado do bem ou do mal.

2. Wolverine: Dentes de Sabre, o Herói?

Wolverine já foi substituído algumas vezes, mas essa aqui é especial. Depois de morrer (mais uma vez!), Victor Creed, o Dentes de Sabre, resolveu provar que podia ser como Logan e se juntou à Unidade Vingadores! Ele não usou o nome “Wolverine”, mas ocupou o lugar dele. E aí, será que ele conseguiu honrar o legado do Carcaju? Ou será que ele só usou a oportunidade para causar ainda mais caos? Essa história me faz pensar em “Death Note”, onde o Kira acreditava estar fazendo justiça, mas no fim das contas era só um assassino. Será que o Dentes de Sabre tinha boas intenções?

1. Homem-Aranha: Uma Galeria de Vilões Aranha!

Peter Parker, o herói mais gente como a gente da Marvel, já teve sua identidade roubada VÁRIAS vezes! Em “A Última Caçada de Kraven”, Kraven o caçador o derrotou, vestiu o uniforme e provou que podia ser o Homem-Aranha. Teve também o Escorpião com o simbionte Venom, virando o Aranha dos Vingadores Sombrios. E quem pode esquecer de quando o Doutor Octopus trocou de corpo com Peter em “The Amazing Spider-Man #700”? E, mais recentemente, Peter pediu para Norman Osborn (sim, o Duende Verde!) protegê-lo. Nova York em sua ausência! É muita gente querendo ser o Amigão da Vizinhança, né? Essa situação toda me lembra um pouco “Parasita”, aquele filme que mostra como as pessoas podem se infiltrar na vida de outras e assumir seus lugares. Bizarro e genial!

E aí, o que acharam da lista? Esqueci de algum vilão que roubou a cena e virou herói (ou quase)? Deixem seus comentários e vamos fofocar sobre o multiverso da Marvel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *