Prepare-se para uma dose de sinceridade geek! No universo dos quadrinhos, nem todos os heróis são exemplos de virtude. Alguns, apesar de lutarem pelo bem, conseguem irritar até o mais paciente dos leitores e seus companheiros de equipe. Preparei uma lista com aqueles personagens que, no fundo, a gente ama odiar – os maiores “jerks” (babacas) dos quadrinhos! E já adianto: o primeiro lugar pode te surpreender.
Professor X: O Mestre da Manipulação (e do Favoritismo)
Vamos começar com um personagem que divide opiniões: Charles Xavier, o Professor X. Sim, ele é um gênio telepata e o fundador dos X-Men, mas também tem um lado sombrio. Como bem disse Kitty Pryde, “Professor Xavier é um babaca”. E não é para menos!
Quem acompanha os X-Men sabe que Xavier tinha seus pupilos favoritos, colocando os X-Men originais em um pedestal enquanto negligenciava os Novos Mutantes. Ele sempre os subestimou, limitando seu potencial. E as atitudes questionáveis não param por aí: apagar a memória do irmão de Ciclope, transformar crianças em soldados em uma guerra racial e impedir Kitty Pryde de se juntar aos X-Men por ser jovem demais são apenas alguns exemplos. As ações duvidosas de Chuck são um padrão, e poderíamos passar o dia todo listando seus crimes. Mas, como Kitty disse, ele é um babaca.
Dream (Sandman): Um Ego Tão Grande Quanto o Sonhar
Ah, Sandman… Uma obra-prima dos quadrinhos, mas com um protagonista pra lá de complicado. Dream, ou Morpheus, é um personagem incrivelmente egocêntrico, que se importa apenas com seu reino e seu poder. Ele deixou um rastro de dor e sofrimento por onde passou, como quando mandou uma ex-amante para o inferno por 10 mil anos após ser rejeitado, ou quando deixou seu próprio filho morrer. Difícil ser mais babaca que isso, né?
Ainda bem que a história de Dream não termina assim. Após um longo período de aprisionamento, ele passa por uma transformação e tenta mudar seus hábitos. Sua ex-amante e seu filho o perdoam, mas, no fundo, ele continua sendo um “jerk”, só que um pouco mais evoluído. É como um personagem de anime que passa por uma redenção, mas sem perder a sua essência “tsundere”.
Capitão Britânia: Herói Poderoso, Pessoa Horrível
Com todo o respeito aos fãs do Excalibur, mas o Capitão Britânia é um babaca de primeira! Ele trata Meggan com descaso, grita com os membros mais jovens da equipe e, volta e meia, abandona o time no meio da missão, deixando todos reclamando de sua ignorância.
Ok, ele pode ser um símbolo de esperança para muitos, mas, em um nível pessoal, ele é um namorado e colega de trabalho terrível. Brian parece não se importar com ninguém, a menos que a pessoa esteja em perigo. E, convenhamos, essa é a atitude típica de um babaca.
Quentin Quire (Kid Omega): O Mutante Que Você Ama Odiar
Preparem os guarda-chuvas, porque a lista de “haters” do Kid Omega é maior que a área de Genosha! Quentin Quire se considera o telepata mais inteligente dos X-Men (e talvez ele até seja), o que já é motivo suficiente para irritar muitos fãs. Seja por sua atitude arrogante ou por suas ações questionáveis em suas primeiras aparições, Quentin é um babaca assumido.
Ele pode ser um personagem interessante, mas seria insuportável se existisse na vida real. O fato de ele nos entreter não muda o fato de que ele é um “jerk” egocêntrico. Quentin é como um personagem de anime isekai que reencarna com poderes absurdos, mas continua sendo um tremendo idiota.
J. Jonah Jameson: O Rei da Difamação (e dos Memes)
O magnata das notícias do Clarim Diário merece um lugar de destaque nesta lista por sua obsessão em difamar o Homem-Aranha. Décadas de calúnias contra um herói amigável da vizinhança fazem de você um babaca no meu livro!
Apesar de ser um personagem detestável, muitos fãs amam J. Jonah Jameson por suas representações em outras mídias. Ele é engraçado (e, admito, um ótimo personagem), mas pelas razões erradas. Se você não é seu filho astronauta, você não é ninguém. E, se você é o Homem-Aranha, ele provavelmente tentará te matar. J.Jonah Jameson é o tiozão do pavê dos quadrinhos: todo mundo reclama, mas não vive sem.
All-Star Batman (Frank Miller): O Cavaleiro das Trevas Enlouquecido
E chegamos ao campeão da lista: o Batman de Frank Miller em “All-Star Batman & Robin”. Essa versão insana do Cavaleiro das Trevas assombra meus pesadelos até hoje. Ele não deveria ter permissão para “adotar” crianças e transformá-las em sidekicks, de tão problemático que é.
Sinceramente, ele passa de um “jerk” gigante para um psicopata completo. Ele manchou o legado de obras como “Ano Um” e “O Cavaleiro das Trevas” por associação. O maior babaca de todos os quadrinhos, sem sombra de dúvidas, é esse cara.
E você, concorda com a lista? Quem você acha que é o maior “jerk” dos quadrinhos? Compartilhe sua opinião nos comentários!