Preparem as estacas e cruzes, porque hoje vamos mergulhar no lado sombrio dos quadrinhos! Sabia que muitos dos seus heróis e vilões favoritos foram inspirados em monstros clássicos do cinema de terror? Pois é! De Drácula ao Monstro de Frankenstein, passando por lobisomens e múmias, a influência do horror é inegável. Vem comigo nessa jornada macabra e descubra as origens sinistras de 10 personagens que você provavelmente já conhece (e talvez até ame!).
Drácula da Marvel: O Vampiro Imortal nos Quadrinhos
Apresentado em 1972 na revista “Tomb of Dracula #1”, o Drácula da Marvel é ninguém menos que o próprio Conde da Transilvânia, direto do romance de Bram Stoker. E, acredite, ele não está para brincadeira! O vampirão já causou muito nos quadrinhos, desde guerras épicas contra Knull (o deus dos simbiontes) até alianças inesperadas para salvar o mundo. Recentemente, ele até se juntou à luta contra a ameaça vampírica em “Blood Hunt”!
Particularmente, adoro como a Marvel pegou um ícone do terror e o integrou tão bem ao seu universo. É como se o Drácula dos livros ganhasse uma nova vida (ou “não-vida”?) em meio aos super-heróis.
Werewolf by Night: O Lobisomem Marvel que Veio para Ficar
Jack Russell, o Werewolf by Night, surgiu quase na mesma época que Drácula, em 1971 (Marvel Spotlight #2). A história dele é clássica: maldição ancestral, transformação na noite do aniversário e muita confusão. Mas, ao contrário de outros lobisomens por aí, Jack geralmente usa seus poderes para o bem, combatendo vilões e monstros ainda piores. Ele já fez parte da Legião dos Monstros e até se juntou à Rainha Shiklah em Monster Metropolis.
E a melhor parte? O Werewolf by Night foi o primeiro monstro da Marvel a ganhar uma série no MCU, com uma pegada bem diferente e divertida no Disney+!
Frankenstein da DC: O Monstro de Mary Shelley Ganha Novos Rumos
A versão do Monstro de Frankenstein da DC Comics é um caso à parte. Ele apareceu pela primeira vez em 1948 sob o nome de Ivan, mas foi na década de 90 que ganhou destaque como membro da SHADE. Mais recentemente, ele integrou a equipe Creature Commandos, tanto nos quadrinhos quanto na animação da HBO Max.
Acho interessante como a DC explorou diferentes facetas do personagem, desde agente secreto até membro de equipes de super-heróis. É uma prova de que o Monstro de Frankenstein pode ser muito mais do que apenas uma criatura assustadora.
Abe Sapien: O Homem-Anfíbio Inspirado na “Criatura da Lagoa Negra”
Criado por Mike Mignola para a série Hellboy, Abe Sapien é um dos membros mais populares do BRPD (Bureau for Paranormal Research and Defense). Sua aparência anfíbia é uma clara homenagem ao Gill-Man, da “Criatura da Lagoa Negra”. Mas a história de Abe é bem mais complexa: ele era um cientista vitoriano que se transformou em uma criatura aquática após um ritual ocultista.
Abe Sapien é um dos meus personagens favoritos da Dark Horse Comics. Ele tem um visual único, uma história fascinante e um intelecto acima da média. Sem falar que ele roubou a cena nos filmes de Hellboy dirigidos por Guillermo del Toro!
Hulk: A Fúria Verde Inspirada em “O Médico e o Monstro”
Pode parecer estranho, mas o Hulk tem fortes influências de “O Médico e o Monstro”, de Robert Louis Stevenson. A história original fala sobre um médico respeitável que se transforma em um monstro assassino chamado Mr. Hyde. No caso do Hulk, temos o cientista Bruce Banner que se transforma em um gigante verde após uma explosão de raios gama.
A dualidade entre o homem e o monstro é um tema central em ambas as obras. E, assim como Mr. Hyde, o Hulk também já teve momentos de fúria descontrolada e até uma fase “cinza” como Mr. Fixit, que o aproximou ainda mais da história original.
Vampirella: A Vampira Icônica dos Quadrinhos
Vampirella dispensa apresentações! Criada em 1969, ela é uma das vampiras mais famosas dos quadrinhos, mesmo não sendo da Marvel ou da DC. Sua estética e história bebem diretamente dos filmes de Drácula da Universal, especialmente nas “Noivas de Drácula”. Ao longo dos anos, Vampirella passou pelas mãos de grandes autores como Christopher Priest, Grant Morrison e Mark Millar, consolidando seu lugar como um ícone dos quadrinhos.
Particularmente, acho Vampirella uma personagem fascinante. Ela é sexy, poderosa e tem uma história rica e cheia de reviravoltas. Sem falar que suas histórias sempre exploram temas sombrios e complexos.