Filmes & Séries

Como um incêndio deu aos fãs de Star Trek um icônico episódio de Voyager

  • fevereiro 1, 2026
  • 0

Em 1999, nesta mesma semana, Voyager lançou “Bride of Chaotica!”, o 12º episódio da 5ª temporada, concebido e co-escrito pelo futuro criador de Hannibal, Bryan Fuller. Um dos

Como um incêndio deu aos fãs de Star Trek um icônico episódio de Voyager

Em 1999, nesta mesma semana, Voyager lançou “Bride of Chaotica!”, o 12º episódio da 5ª temporada, concebido e co-escrito pelo futuro criador de Hannibal, Bryan Fuller. Um dos melhores episódios da holodeck em toda a história de Star Trek, permanece como um dos melhores episódios de Voyager, sendo justamente elogiado por sua criatividade, e, em particular, pela concepção narrativa que forçou a Capitã Janeway a atuar como uma vilã de ópera espacial de alto-camp. Mas toda a criatividade foi forçada, e a escrita – que efetivamente prendeu a tripulação no holodeck durante todo o episódio – foi resultado de um incêndio que tornou o set da ponte da Voyager inutilizável.

## O brilhantismo de “Bride of Chaotica!”

O episódio mostra Tom Paris e Harry Kim reencenando um episódio do Capitão Proton no holodeck. Proton é um programa de ficção científica da Terra, e uma perfeita paródia de Buck Rogers e Flash Gordon. O vilão, Chaotica, deve tudo a Ming the Merciless, e neste episódio genial, sua guerra com alienígenas reais que acidentalmente acessam o holodeck com defeito é a receita para um ótimo anúncio para Star Trek.

## A origem inesperada do episódio

O episódio é principalmente ambientado no holodeck (em preto e branco), não apenas por qualquer decisão criativa de fazer outro episódio de garrafa, mas porque um pequeno incêndio no set da Ponte havia acontecido nas primeiras fases de produção (em 2 de outubro de 1998). Danos causados ​​pela fumaça e pelos sprinklers tornaram o set inutilizável, e os roteiristas foram forçados a se adaptar rapidamente, minimizando as cenas da Ponte (que foram filmadas semanas depois, quando o dano foi consertado).

## Curiosidades e bastidores

Robert Picardo afirmou (em tom de brincadeira) que foi o responsável, graças a um charuto mal colocado, mas na verdade foi uma lâmpada que explodiu durante uma sessão de fotos publicitárias para o produtor executivo Rick Berman. Robert Duncan McNeill (Paris) mais tarde discutiu o incêndio: “Uma das lâmpadas estourou. Acho que a faísca se espalhou pela poeira e pegou fogo no teto da ponte. Ninguém se machucou, mas tínhamos uma equipe faminta, e nosso almoço estava naquele palco.”

E você, o que acha? Deixe um comentário abaixo e junte-se à conversa agora no Fórum da InnovaGeek!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *