Animes & Mangás

Chega de clichês! 5 tropes de anime que precisam SUMIR!

  • setembro 4, 2025
  • 0

Preparem os corações (e os olhos), otakus de plantão! Porque hoje a InnovaGeek vai jogar a real sobre aqueles clichês que a gente AMA odiar nos animes. Sabe

Chega de clichês! 5 tropes de anime que precisam SUMIR!

Preparem os corações (e os olhos), otakus de plantão! Porque hoje a InnovaGeek vai jogar a real sobre aqueles clichês que a gente AMA odiar nos animes. Sabe aquela sensação de “já vi isso antes”? Pois é, vamos destrinchar os tropes mais manjados que, sinceramente, já deram o que tinham que dar. Mas calma, não é só hate! Vamos analisar por que eles irritam tanto e, quem sabe, inspirar os criadores a darem uma inovada, né? Afinal, a gente merece histórias originais e personagens que nos surpreendam de verdade!

O Insistente Alívio Cômico Pervertido

Sério, gente, PRECISA disso? Aquele personagem que baba por cada garota que passa, que tem hemorragias nasais a cada suspiro feminino e que não respeita UM limite sequer… Alguém realmente acha isso engraçado? Sanji, de “One Piece”, Mineta, de “My Hero Academia”, e Meliodas, de “The Seven Deadly Sins”, que o digam! (Imagem do Sanji com nariz sangrando)

A real é que esse tipo de “alívio cômico” banaliza o assédio e a falta de respeito. Ninguém gosta de ser paquerado de forma invasiva na vida real, então por que raios gostaríamos disso em um anime? Não agrega nada à trama, não tem graça e só reforça estereótipos machistas. Bora aposentar essa bizarrice, né?

Protagonistas “Photoshopados” Demais

Ok, eu confesso: essa é uma implicância PESSOAL. Mas fala sério, gente, precisa mesmo de tanto cabelo colorido, olhos neon e roupas que parecem ter saído de um brechó espacial? Entendo que o visual ajuda a destacar o protagonista, mas às vezes parece que os designers de personagens estão competindo pra ver quem cria a aberração mais fashion. (Imagem de um personagem com visual exagerado)

Não que isso estrague a história, claro. Mas, às vezes, cansa ver mais um protagonista shonen de cabelo branco e olhos vermelhos salvando o mundo, ou mais uma waifu de cabelo rosa com uniforme escolar mandando bala. “Jojo’s Bizarre Adventure”, amo vocês, mas seus personagens são caricaturas ambulantes! Um pouco de naturalidade não faria mal, né?

Power-Ups Que Surgem do NADA

Ah, o famigerado “power creep”! Aquele momento em que o protagonista apanha feito um condenado e, DO NADA, explode em poder porque sentiu uma emoçãozinha. É o clássico “deus ex machina” dos shonens, a solução preguiçosa para quando o roteiro empaca. “Bleach”, “Dragon Ball Z”, “Naruto”, “Sword Art Online”… A lista é INFINITA! (Imagem de Goku se transformando em Super Saiyajin)

Além de diluir a tensão da história, esses power-ups aleatórios sabotam o desenvolvimento dos personagens. Afinal, pra que se esforçar e aprender com as derrotas se você pode simplesmente “ascender” no meio da luta? Legal a animação caprichada, mas o resultado final parece forçado e sem mérito.

Personagens Femininas Esquecidas no Churrasco

Essa dói, viu? A falta de desenvolvimento das personagens femininas em muitos animes não é só um trope, é um problema estrutural. Quantas Sakuras e Misas vamos ter que engolir até admitir que as mulheres são deixadas de lado? O pior é que seria tão fácil criar personagens complexas, com falhas e ambições que vão além de serem o “interesse romântico” do protagonista. (Imagem da Sakura Haruno)

Nobara, de “Jujutsu Kaisen”, é um exemplo gritante: poderosa, com uma técnica incrível, mas jogada para escanteio no meio da história. E nem vamos falar de Ochaco, de “My Hero Academia”, que tinha tanto potencial, mas virou basicamente um acessório do Deku. Ninguém espera que toda garota de anime seja a mais forte, mas custa dar a elas um papel relevante?

O Trauma É Nosso de Cada Dia

Preparem os lencinhos, porque lá vem a avalanche de flashbacks trágicos! Todo personagem importante, do protagonista ao vilão, TEM que ter um passado tenebroso para justificar suas ações. Hospital com familiar morrendo, infância nas ruas, bullying, abuso… A lista de desgraças é interminável. (Imagem de um personagem com olhar sofrido)

Entendo que o trauma pode moldar um personagem, mas a exploração exagerada da dor soa oportunista e gratuita. Sério, precisa mesmo que TODO herói tenha passado pelas piores provações antes de completar 10 anos? Às vezes, um pouco de leveza e otimismo não fariam mal, né?

E aí, concorda com a lista? Quais outros tropes te irritam nos animes? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *