Capcom vs. Haters: Ameaças Legais em Monster Hunter Wilds Atingem Novo Nível!
- julho 5, 2025
- 0
A treta está formada no mundo de Monster Hunter! Parece que a Capcom não está nada feliz com a galera que anda pegando pesado nas críticas a “Monster
A treta está formada no mundo de Monster Hunter! Parece que a Capcom não está nada feliz com a galera que anda pegando pesado nas críticas a “Monster
A treta está formada no mundo de Monster Hunter! Parece que a Capcom não está nada feliz com a galera que anda pegando pesado nas críticas a “Monster Hunter Wilds”. A empresa soltou um comunicado avisando que pode tomar medidas legais contra quem estiver “assediando” seus funcionários. Eita! Será que a coisa ficou tão feia assim? Vem comigo que te conto tudo!
“Monster Hunter Wilds” chegou com tudo, vendendo horrores logo de cara (mais de 10 milhões de cópias até março de 2025, segundo a própria Capcom). Mas, como nem tudo são flores, o jogo começou a receber críticas pesadas. Problemas de desempenho, conteúdo de endgame considerado fraco… A galera não perdoou!
Eu entendo a frustração dos fãs. A gente cria uma expectativa enorme, ainda mais com um título tão hypado como “Monster Hunter”. Quando a experiência não entrega o que promete, a decepção é grande. Mas, daí a partir para o ataque pessoal, já é outra história, né?
A Capcom soltou um comunicado oficial no dia 4 de julho, detonando o “assédio” contra seus funcionários. Eles disseram que as opiniões dos fãs são importantes, mas que a galera passou dos limites. A empresa alega que seus funcionários estão sendo assediados e que não vão tolerar esse tipo de comportamento.
A atitude da Capcom me lembra um pouco o que a Square Enix fez recentemente, criando uma política anti-assédio. Parece que as empresas estão se unindo para proteger seus funcionários desse tipo de toxicidade. E, sinceramente, acho super válido! Ninguém merece ser atacado no trabalho por causa de um jogo.
Uma das coisas que a Capcom mencionou é o “review bombing” que “Monster Hunter Wilds” sofreu no Steam, derrubando a avaliação do jogo para “principalmente negativa”. Review bombing é quando um monte de gente começa a dar notas baixas para um jogo de propósito, geralmente por causa de alguma polêmica.
Eu acho que review bombing é uma ferramenta válida para mostrar insatisfação, mas tem que ter limite. Uma coisa é criticar o jogo, outra é partir para ataques pessoais e ameaças. A Capcom disse que vai analisar cada caso e pode até se recusar a atender clientes “excessivamente rudes”. Pesado!
A Capcom está usando como base o “Manual da empresa de contramedidas de assédio de clientes” do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão. Isso mostra que eles estão levando a sério a questão do assédio.
Acho que essa história toda serve de lição para todos nós. É importante expressar nossas opiniões e criticar quando algo não nos agrada, mas sempre com respeito e educação. No fim das contas, somos todos fãs da mesma coisa: cultura pop e games! Vamos manter a vibe positiva e construir uma comunidade saudável, beleza?