Wolverine e Dentes-de-Sabre têm uma das rivalidades mais intensas da Marvel. Desde o primeiro confronto em Uncanny X-Men, esses dois personagens se tornaram inimigos perfeitos. Eles são fisicamente compatíveis, cada um com suas vantagens e desvantagens, o que torna suas lutas algumas das melhores já vistas. Sua inimizade, ao contrário de muitas outras nos quadrinhos, raramente perde intensidade. Eles raramente trabalham juntos ao longo das décadas, e toda vez que o fazem, prometem que a verdadeira luta começa depois que vencem o inimigo em comum. A ódio entre eles é interminável.
X-Men (Vol. 2) #6 – Uma surpresa dos anos 90
Os anos 90 foram a década dos X-Men, e X-Men (Vol. 2) provou isso. O livro teve Jim Lee (junto com Scott Lobdell) como autor principal em seu primeiro ano, e os leitores tiveram uma das lutas mais surpreendentes entre Wolverine e Dentes-de-Sabre. Este confronto aconteceu após Omega Red derrotar os X-Men, e Logan e Maverick estarem se recuperando. ‘Tooth e Psylocke foram enviados atrás deles e os encontraram em um esgoto. A última vez que Wolverine e Dentes-de-Sabre lutaram em um esgoto foi incrível, então os fãs ficaram entusiasmados em ver os dois lutarem, especialmente desenhados por Lee. O que eles obtiveram, no entanto, foi Creed derrotando Logan entre as páginas. Foi um choque e é isso que torna tão legal. Subverteu as expectativas dos leitores e é único na coleção de seus confrontos.
Wolverine (Vol. 7) #50 – O fim da “Guerra do Dentes-de-Sabre”
A era Krakoa foi ótima para os X-Men, e Wolverine prosperou. Wolverine (Vol. 7) foi um dos melhores títulos da época, e terminou com uma batalha entre Dentes-de-Sabre e Wolverine em Wolverine (Vol. 7) #50, de Ben Percy, Victor LaValle, Geoff Shaw e Cory Smith. Este foi o fim da “Guerra do Dentes-de-Sabre”, uma história de dez partes que viu Creed atacar X-Force com um exército de Dentes-de-Sabre multiversais. O Velho Carcaju estava sem seus poderes e usou uma armadura de adamantium e a lâmina de Murasama para a batalha final. Os dois lutaram intensamente, com muito sangue e gore, exatamente o que se espera desses dois.
Wolverine (Vol. 8) #12 – A descoberta chocante de Logan
Em 2025, não foi um bom ano para Wolverine. Seus dois livros solo tiveram muitos problemas e Wolverine (Vol. 8) honestamente não estava tão bom na maior parte do ano. No entanto, Wolverine (Vol. 8) #11, de Saladin Ahmed e Martin Cocolo, teve uma das melhores lutas na história do Wolverine. Logan descobre que sua mãe está viva e vai atrás dela, encontrando Dentes-de-Sabre a segurando. A luta entre eles, maravilhosamente ilustrada por Cocolo, foi um dos melhores momentos desde que ele entrou no livro. Embora haja uma reviravolta na história que a torna um pouco ruim (alguns argumentariam que essa não deveria estar nesta lista por causa disso), as páginas com a luta são um destaque de um ano que precisava de mais momentos como este.
Wolverine (Vol. 5) #13 – A crueldade de Creed
Paul Cornell e Alan Davis colocaram Logan no caminho de sua morte, encerrando o primeiro capítulo de seu fim com “Killable”. Esta história viu Wolverine lidar com sua vida sem seu fator de cura, tentando descobrir se ainda poderia ser o homem que sempre foi. Eventualmente, isso levou Dentes-de-Sabre a aparecer, pronto para testar seu inimigo de longa data. Wolverine (Vol. 5) #13 viu os dois se confrontarem, com Dentes-de-Sabre o derrotando quase até a morte. O que torna essa luta tão incrível é o ódio de Creed por Logan; a maneira como ele fala com ele, aponta seus medos e aproveita a situação é o ápice. Cornell fez um ótimo trabalho com ‘Tooth nos Volumes 5 e 6, e essa luta mostra o quanto ele entendeu o personagem.
Uncanny X-Men (Vol. 1) #213 – O início de tudo
Os X-Men se tornaram estrelas nos anos 80, e Wolverine desempenhou um papel enorme nisso. Ele teve algumas aventuras incríveis com a equipe e sozinho, mas não encontraria seu rival perfeito até “Massacre de Mutantes”. Dentes-de-Sabre fazia parte dos Marauders na época, massacrando os Morlocks, mas parou para ir atrás de Psylocke e Wolverine. Os dois começaram a se perseguir em Uncanny X-Men (Vol. 1) #212, e na edição seguinte eles entraram em batalha, de Chris Claremont e Alan Davis. Esta foi a primeira luta deles nos quadrinhos, e surpreendeu a todos. É uma luta incrível que definiu o tom para todas as suas batalhas que vieram depois.
Wolverine (Vol. 2) #41 – O confronto no esgoto
Wolverine (Vol. 2) foi a série do Wolverine com maior duração e tem algumas das melhores lutas entre ele e seu pior inimigo. A primeira nesta lista deste lendário livro vem de Wolverine (Vol. 2) #41, de Larry Hama e Marc Silvestri. Os dois inimigos acabaram lutando no esgoto e Dentes-de-Sabre afirmou ser o pai de Logan. Foi um momento enorme na época, mas mesmo sem isso, a luta foi incrível. Silvestri é um dos melhores artistas do Wolverine de todos os tempos, e esta batalha parece incrível. Os dois inimigos lutariam nos próximos números, mas este tem os momentos mais legais desta rodada entre os dois.
Wolverine (Vol. 2) #145 – O retorno do adamantium
Wolverine (Vol. 2) #145, de Erik Larsen e Leinil Yu, trouxe de volta o adamantium de Wolverine após uma luta com seu maior inimigo. Esta edição tem duas lutas incríveis, contra Dentes-de-Sabre e o Hulk, ambas em períodos de tempo diferentes. A luta contra o ‘Tooth aconteceu no passado, quando Apocalipse os colocou para lutar para decidir quem se tornaria a Morte. Dentes-de-Sabre tinha um esqueleto de adamantium na época, e os dois tiveram uma de suas lutas mais desesperadas, com alguns dos maiores riscos de sua longa rivalidade. Wolverine vence em uma batalha acirrada (e enfrenta o Hulk como Morte), mostrando por que ele é o melhor no que faz.
Wolverine (Vol. 2) #126 – O casamento e a luta
Wolverine (Vol. 2) #126, de Chris Claremont e Leinil Yu, é uma edição de casamento, depois dos eventos da edição #125 que viram Logan obrigado a se casar com Víbora em Madripoor. No entanto, Dentes-de-Sabre aparece e o que se segue é uma das melhores lutas imagináveis. Wolverine não tem seu adamantium, mas consegue levar a melhor e até vence… então Dentes-de-Sabre se levanta e revela que tem um esqueleto de adamantium. O que se segue é um dos desequilíbrios mais graves já vistos. Esta luta é impecável do início ao fim. Tem altos e baixos incríveis, levando os leitores a uma jornada, e com uma arte deslumbrante. Não é tão falada quanto deveria, mas é uma das melhores lutas em quadrinhos de todos os tempos.
Wolverine (Vol. 2) #10 – A origem do medo de Wolverine
Uncanny X-Men (Vol. 1) #213 é a primeira luta impressa entre Wolvie e ‘Tooth, mas não é cronologicamente a primeira luta deles. Isso vem de Wolverine (Vol. 2) #10, de Chris Claremont, John Buscema e Bill Sienkiewicz. Esta edição conta a história do aniversário de Wolverine, um dia em que Dentes-de-Sabre sempre aparece e o machuca. Descobrimos a origem desse medo; um dia, Victor Creed matou a namorada de Logan em seu aniversário, e os dois lutaram na neve. É uma luta linda, com a arte de Buscema e Sienkiewicz realmente dando a luta tudo o que precisa para brilhar. Este é um dos melhores quadrinhos de todos os tempos e outra luta do Wolverine que merece seu lugar no panteão das grandes batalhas em quadrinhos.
Wolverine (Vol. 2) #90 – A batalha final
Wolverine prosperou nos anos 90, e seu momento mais marcante veio em Wolverine (Vol. 2) #90, de Larry Hama e Adam Kubert. Logan havia deixado a Mansão X depois de perder seu adamantium e finalmente retornou após recuperar a confiança em si mesmo. No entanto, só havia uma pessoa lá: Dentes-de-Sabre. Logan lutava para matar o vilão aprisionado, mas ‘Tooth tira essa escolha de suas mãos com uma tentativa de fuga. O que se segue é a maior batalha dos dois, brutal e emocionalmente carregada. Hama é o maior escritor do Wolverine, capturando o ódio de ambos os personagens habilmente, e Kubert dá a esta luta tudo o que precisa para se tornar lendária. As páginas desdobráveis tornam tudo ainda melhor, e essa luta foi consagrada como a melhor deles.
Qual é a sua luta favorita entre Wolverine e Dentes-de-Sabre? Deixe um comentário abaixo e participe da conversa nos Fóruns da ComicBook!