Preparem os casacos e os streamings, porque o apocalipse climático está de volta à moda! “O Dia Depois de Amanhã”, aquele clássico trash de 2004 com Jake Gyllenhaal e Dennis Quaid, ressurgiu das profundezas do catálogo da AMC+ e está fazendo o maior sucesso. E enquanto o filme escala os rankings de popularidade, Gyllenhaal já está envolvido em novos projetos que prometem tirar o fôlego. Será que estamos revivendo os bons e velhos tempos dos filmes-catástrofe?
De volta à Era do Gelo: Por que “O Dia Depois de Amanhã” ainda nos diverte?
A trama é daquelas que a gente ama odiar: um paleoclimatologista (Quaid) precisa cruzar um país congelado para salvar seu filho (Gyllenhaal) em meio a uma nova era glacial. Ok, a ciência por trás da história é bem questionável – a 20th Century Fox chegou a convidar cientistas para uma sessão especial, mas a NASA nem quis se envolver, achando tudo “ridículo demais” (segundo o Collider). Mas quem se importa com a veracidade quando temos tsunamis gigantes e lobos correndo soltos em Los Angeles?
O filme, que custou US$ 125 milhões, arrecadou US$ 552 milhões mundialmente, mostrando que o público adora uma boa catástrofe, mesmo que ela seja exagerada. Talvez seja porque, no fundo, “O Dia Depois de Amanhã” toca em medos reais sobre as mudanças climáticas, mesmo que de forma caricata. Ou talvez seja só porque é divertido ver Nova York congelada, vai saber!
Gyllenhaal e os Filmes de Ação: Uma Combinação Explosiva
Enquanto “O Dia Depois de Amanhã” ganha uma nova vida no streaming, Jake Gyllenhaal não para. Ele está filmando um novo filme com M. Night Shyamalan, o mestre dos plot twists, e também vai estrelar “In the Grey”, um thriller de sobrevivência de Guy Ritchie ao lado de Henry Cavill e Eiza González. Ritchie, conhecido por filmes como “Snatch” e “Sherlock Holmes”, promete muita ação e reviravoltas, e a combinação com Gyllenhaal e Cavill é simplesmente irresistível.
“In the Grey”: O Que Esperar do Próximo Thriller de Gyllenhaal?
“In the Grey” teve suas filmagens encerradas há quase dois anos e estava previsto para estrear no início de 2024, mas foi adiado devido a problemas de pós-produção. A trama ainda é um mistério, mas, com Ritchie no comando e um elenco de peso, podemos esperar muita adrenalina e cenas de tirar o fôlego. Será que Gyllenhaal vai ter que enfrentar mais desastres naturais? Ou será que o perigo virá de outros lugares?
O Legado de Roland Emmerich: O Mestre dos Filmes-Catástrofe
Não podemos falar de “O Dia Depois de Amanhã” sem mencionar Roland Emmerich, o diretor que praticamente inventou o gênero “filme de destruição em massa”. Ele já havia nos presenteado com “Independence Day” em 1996, outro clássico que marcou época com seus efeitos especiais e cenas icônicas. Emmerich sabe como ninguém como explodir cidades e nos fazer vibrar na frente da tela. E, mesmo que a ciência não seja o forte de seus filmes, a diversão é garantida.
Do Apocalipse Climático aos Novos Desafios: O Futuro de Gyllenhaal
Com “O Dia Depois de Amanhã” bombando no streaming e “In the Grey” a caminho, Jake Gyllenhaal continua a nos surpreender com sua versatilidade e talento. Seja enfrentando tsunamis gigantes ou conspirando em tramas cheias de ação, ele sempre entrega performances memoráveis. E nós, como bons fãs de cultura pop, mal podemos esperar para ver o que ele vai aprontar em seus próximos projetos.