A Surpreendente Semelhança Entre Batman e o Justiceiro
- janeiro 26, 2026
- 0
Batman e o Justiceiro são dois heróis que, à primeira vista, parecem completamente opostos. Enquanto o Cavaleiro das Trevas é conhecido por sua aversão às armas de fogo,
Batman e o Justiceiro são dois heróis que, à primeira vista, parecem completamente opostos. Enquanto o Cavaleiro das Trevas é conhecido por sua aversão às armas de fogo,
Batman e o Justiceiro são dois heróis que, à primeira vista, parecem completamente opostos. Enquanto o Cavaleiro das Trevas é conhecido por sua aversão às armas de fogo, o Justiceiro é famoso por sua predileção por elas. No entanto, um novo vilão em Gotham está destacando as semelhanças entre o Homem-Morcego e o vigilante mais letal do Universo Marvel.
O arco final de Batman e Robin introduziu Cyrus Mercer, também conhecido como Quiet Man. Um ex-soldado que buscou fazer um grande negócio vendendo prata recuperada para os Falcone. No entanto, o acordo foi arruinado pelo Ventríloquo, que massacrou quase todos no negócio e fez com que Mercer assumisse a culpa por toda a situação. Mas Quiet Man não está em busca de vingança contra o Ventríloquo por um acordo mal sucedido. Há um detalhe do passado de Mercer que destaca quão estranhamente similares são Batman e o Justiceiro.
### Robin Aponta que Batman e o Justiceiro são Iguais
Em Batman e Robin #29, Arnold Wesker, o Ventríloquo, está voltando aos velhos hábitos. Ele invade o depósito da GCPD e recupera seu antigo boneco, Scarface, se preparando para cometer mais um massacre. Enquanto isso, em Blackgate Penitentiary, Batman e Robin visitam Mercer e o informam que ele foi usado pela persona dividida de Wesker para enfraquecer as forças do Duas-Caras e do Pinguim. Batman quase tem todas as peças do mistério, mas não entende por que Mercer culpa Scarface pela morte do filho de Cyrus.
Mercer revela que, após retornar do serviço militar, era motorista e muitas vezes levava seu filho Alvin em algumas de suas viagens. Um dia, enquanto caçavam, os dois descobriram uma mina abandonada, onde Mercer encontrou a prata que queria vender. Após fazer o acordo com Falcone, Alvin o ajudou em um trabalho que deveria ser fácil. Mas quando o derramamento de sangue aconteceu, Alvin estava no caminhão de seu pai, que estava cheio de balas. Um dos homens de Falcone levou o caminhão, e Mercer nunca mais viu seu filho.
Após saírem de Blackgate, há tensão entre Damian e Bruce. Batman ainda vê Quiet Man como um assassino, enquanto Robin toma o lado de Mercer. Batman para o carro e diz a seu filho para dizer o que realmente quer dizer. Robin aponta que há muitas semelhanças entre Mercer e Batman. Damian pede a Batman que considere o que aconteceria com uma pessoa comum que sofreu a perda de Bruce em Crime Alley, o que aconteceria com alguém que não poderia viajar, aprender e se transformar em algo como Batman. São palavras duras, mas Batman agradece a seu filho pela sinceridade.
### Robin Está Certo, Batman Poderia Facilmente se Tornar o Justiceiro
Eu acho interessante o quanto do Justiceiro há em um personagem como Cyrus Mercer. Um ex-soldado que queria fazer o bem por sua família, apenas para perder tudo e se tornar uma máquina de matar. Tê-lo nessa história realmente faz um ótimo trabalho destacando as diferenças e semelhanças entre Batman e o Justiceiro. Quero dizer, vamos ser honestos, Damian faz um ponto muito bom ao confrontar seu velho.
Bruce teve muitas vantagens quando perdeu seus pais em Crime Alley. Frank Castle, por outro lado? Ele não tinha o dinheiro ou as conexões para viajar pelo mundo. Ele não poderia aprender a canalizar sua raiva e transformá-la em algo maior. Tudo o que ele tinha era o que podia facilmente conseguir e usar as habilidades que tinha como veterano para fazer a mudança que sentia que precisava fazer no mundo. Embora isso não torne o que Batman passou menos traumático, é importante reconhecer que sem as coisas que ele tinha em sua vida, ele muito bem poderia ter acabado como o Justiceiro.
É bom que ele não tenha obviamente, porque Batman acabou sendo uma das maiores forças do bem, enquanto o Justiceiro é desprezado por heróis e vilões. Mas é bom ver um pouco de consciência nos quadrinhos de vez em quando. Não precisamos culpar Batman por ter um sistema e privilégios que o Justiceiro não tinha. Mas sem isso, a verdade é que sem as vantagens que Bruce teve, não haveria um Batman no Universo DC. Apenas alguém mais, como Quiet Man ou o Justiceiro. Não é fácil falar a verdade para o poder, mas parabéns a Robin por fazê-lo.
O que você acha das semelhanças entre o Justiceiro e o Batman? Deixe-nos saber nos comentários ou compartilhe seus pensamentos no Fórum ComicBook!