Geral

A Saga do Duende Verde: Os Melhores Momentos de Terror de Norman Osborn

  • janeiro 26, 2026
  • 0

Desde sua estreia em 1963, o Duende Verde tem sido o arqui-inimigo do Homem-Aranha e um dos vilões mais temidos dos quadrinhos. O Duende Verde original, o gênio

A Saga do Duende Verde: Os Melhores Momentos de Terror de Norman Osborn

Desde sua estreia em 1963, o Duende Verde tem sido o arqui-inimigo do Homem-Aranha e um dos vilões mais temidos dos quadrinhos. O Duende Verde original, o gênio bilionário Norman Osborn, dedicou sua vida a destruir o Cabeça de Teia. Além de possuir força aprimorada e uma infinidade de planadores e bombas de abóbora mortais, Norman tem uma arma que o diferencia da maioria dos supervilões: o conhecimento de que o Homem-Aranha é Peter Parker. Armado com essa informação, Norman muitas vezes ataca o herói e seus entes queridos quando menos esperam e Norman visa não apenas derrotar o Homem-Aranha, mas também torturá-lo psicologicamente. Tendo sido responsável por alguns dos piores momentos na vida do Homem-Aranha, Norman conquistou seu lugar como um dos supervilões mais icônicos da Marvel Comics.

Marvel Knights Spider-Man #1-12
Em 2004, mesmo quando a identidade de Norman Osborn como o Duende Verde é revelada ao mundo e ele é preso, ele ainda encontra novas maneiras de torturar o Homem-Aranha. Depois de ser preso, Norman revela a identidade secreta do Homem-Aranha para um vilão desconhecido, que então sequestra a Tia May. A história se torna uma corrida contra o tempo, enquanto Peter busca desesperadamente por sua tia e luta contra seus adversários mais temíveis, que se uniram para formar os Sinistro Doze. As apostas são elevadas quando a vida de Mary Jane também é posta em perigo. A história é um excelente exemplo de como, sob os superpoderes e gadgets mortais, a maior força de Norman reside em sua mente sádica e estratégica.

“A Morte na Família”
Em 2002, Norman cometeu um de seus planos mais retorcidos ao colocar o amigo de Peter, Flash Thompson, em coma e divulgar vídeos à mídia, acusando o Homem-Aranha de ser responsável pela morte de Gwen Stacy. Norman comete esses atos horríveis para provocar Peter a matá-lo, pretendendo transformar Peter de um herói justo em um assassino frio. A batalha entre os dois leva Peter ao limite da insanidade, pois ele considera matar seu inimigo de uma vez por todas. No entanto, apesar de tudo isso, “A Morte na Família” faz um ótimo trabalho em fazer o leitor sentir pena de Norman, mostrando que, no fundo, ele é apenas um homem mentalmente perturbado e miserável, com nada em sua vida além de sua obsessão interminável pelo Homem-Aranha.

“A Criança Interior”
A conclusão épica do arco de personagem de Harry Osborn, o conto de 1991 “A Criança Interior”, tem Harry mais uma vez reivindicando o manto do Duende Verde para vingar a morte de seu pai e matar o Homem-Aranha. Tendo cedido completamente à sua insanidade, Harry começa a torturar psicologicamente Peter e seus entes queridos. Peter tenta desesperadamente tirar seu ex-melhor amigo de sua persona enlouquecida do Duende Verde. Ainda pior, a própria família de Harry é acidentalmente pega no fogo cruzado e colocada em perigo mortal. Este confronto emocionante entre Peter e Harry é a culminação de décadas de narrativas e tem uma das mortes mais trágicas na história do Homem-Aranha.

“A Noite em que Gwen Stacy Morreu” e “A Última Batalha do Duende”
O Homem-Aranha e Norman Osborn têm uma das rivalidades mais dramáticas nos quadrinhos da Marvel, e essas são as histórias consecutivas de 1973 em que sua rivalidade atinge seu ápice. Depois que Norman recai e se torna o Duende Verde novamente, ele leva a namorada de Peter, Gwen Stacy, como refém sobre a Ponte do Brooklyn. Norman realiza um dos atos mais infames da história em quadrinhos, deixando Gwen cair para a morte, com Peter incapaz de salvá-la. Depois, Peter jura matar Norman por assassinar Gwen, e os dois têm um confronto final épico. Esta história comovente oferece não uma, mas duas das mortes mais icônicas na história em quadrinhos e consolida o papel do Duende Verde como o arqui-inimigo do Homem-Aranha.

O que você acha? Deixe um comentário abaixo e participe da conversa no Fórum ComicBook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *