Geral

Os 7 Melhores Personagens de Universos Alternativos da DC Comics

  • fevereiro 13, 2026
  • 0

DC Comics introduziu o conceito de multiverso aos super-heróis e ao longo dos últimos 65 anos criou uma das maiores coleções multiversais de personagens da história da ficção.

Os 7 Melhores Personagens de Universos Alternativos da DC Comics

DC Comics introduziu o conceito de multiverso aos super-heróis e ao longo dos últimos 65 anos criou uma das maiores coleções multiversais de personagens da história da ficção. Enquanto alguns dos equivalentes de universos alternativos da DC não se encaixam no tipo limpo de Universo Marvel, como as pessoas da Terra-Dois, a editora começou a ter o que comumente olhamos como versões alternativas de personagens na era moderna dos quadrinhos, principalmente com a linha Elseworlds nos anos 80. As histórias Elseworlds são algumas das mais legais de todos os tempos, criando uma experiência incrível da DC ao longo das décadas.

**JLA: O Prego de Jimmy Olsen**

A década de 90 foi um renascimento da Liga da Justiça, e nos deu um dos melhores Elseworlds de todos os tempos: JLA: O Prego, de Alan Davis. O enredo girava em torno da família Kent que, ao encontrar um prego em seu pneu, nunca encontrou Kal-El. O Universo DC mudou completamente, e Jimmy Olsen se tornou um funcionário de Lex Luthor, trabalhando em relações públicas para o político. No entanto, a verdade era que Lex o experimentou com DNA kryptoniano encontrado no foguete vazio de Kal-El, transformando-o em um híbrido humano/kryptoniano. Sua inteligência aumentou exponencialmente, e ele se tornou o mestre por trás de Lex e de uma campanha anti-metahumanos, na esperança de encontrar o Homem de Aço desaparecido para usar seu DNA e estabilizar seus genes. A batalha final do livro é intensa e emocionante, e é um dos melhores usos do personagem até hoje.

**JSA: Os Arquivos da Liberdade de The Clock**

JSA: Os Arquivos da Liberdade, de Dan Jolley e Tony Harris, é uma das joias subestimadas da história da DC. Ambientada na Segunda Guerra Mundial, com O Morcego (Batman), O Coruja (Doutor Meia-Noite) e O Relógio (Homem-Hora) indo em missões contra os nazistas e lutando contra diferentes versões dos vilões da DC. O Relógio é o líder de sua pequena equipe da OSS e é um personagem incrível. Esta versão de Rex Tyler é ousada e assertiva, um líder inteligente que sabe como sair de situações difíceis e como usar seus companheiros de equipe para vencer. Homem-Hora é um personagem muito subestimado no panteão da DC, e esta versão dele é uma das melhores de todos os tempos.

**Superman: O Filho Vermelho de Lex Luthor**

Superman: O Filho Vermelho, de Mark Millar, Dave Johnson e Killian Plunket, é uma das histórias mais populares do Superman Elseworlds, nos apresentando um Homem de Aço criado na Rússia soviética por Stalin. No entanto, a verdadeira estrela do show é o super-gênio Lex Luthor. Lex joga um jogo de xadrez de longo prazo com Kal-El, mobilizado pelo governo dos EUA para destruí-lo, e é um dos personagens mais divertidos do livro. Ele é franco e espirituoso, e vê-lo mudar ao longo dos anos de sua rivalidade é um prazer de se ver. Superman deixa Lex vencer, fingindo sua morte, e Luthor lidera o mundo para um novo amanhã. No entanto, em seu leito de morte, seu maior feito não é tornar a humanidade melhor, mas “matar o alienígena”. É a coisa mais Lex Luthor de todas, e um daqueles momentos que você nunca esquece.

**Mulher-Maravilha: Terra Morta da Mulher-Maravilha**

Terra Morta da Mulher-Maravilha, de Daniel Warren Johnson, é tudo o que você poderia amar sobre a Mulher-Maravilha em um livro. Diana acorda após séculos de sono criogênico e encontra o mundo um deserto nuclear. Enquanto aprende como as ações dela e de seus amigos levaram o mundo por esse caminho, ela defende a última cidade humana dos ataques de um mundo que ela poderia ter criado. Este é o auge da Mulher-Maravilha, explorando quem ela é e como o fracasso a afeta, tudo com algumas das melhores cenas de ação que você poderia ver. Este é o tipo de quadrinho da Mulher-Maravilha que todos amam depois de ler, e esta Diana é uma das principais razões disso.

**Reino do Amanhã de Superman**

Reino do Amanhã é uma obra-prima dos Elseworlds, uma história atemporal sobre o que significa heroísmo, escrita por Mark Waid e Alex Ross. Uma das razões para isso é Superman. Esta é uma história que é ostensivamente sobre os heróis do Universo DC, mas uma das peças centrais é o que Superman significa para os super-heróis em geral. Esta versão é o perfeito Homem de Aço desiludido, tendo perdido sua fé em si mesmo e na humanidade, culpando-se pela decadência de tudo. Assistir ele reconstruir o homem que era e partir para corrigir seus erros, e então vê-lo perceber que não estava seguindo o caminho que deveria ter seguido, é incrível. É um daqueles livros que você nunca esquece, e os fãs amam tanto o personagem que ele apareceu em várias histórias principais da DC ao longo dos anos.

**Superman de All-Star Superman**

All-Star Superman é uma obra-prima, Grant Morrison e Frank Quitely dando aos leitores o conto perfeito do Homem de Aço. Esta versão do herói é a definitiva, uma amalgama das várias eras do personagem. Ele não é perfeito; há várias vezes ao longo da história em que ele exibe respostas emocionais humanas muito compreensíveis a certas situações, mas sempre feito de uma maneira que faz seu lado humano brilhar ainda mais. É uma interpretação maravilhosa do personagem, e é por isso que é querido tanto pelos críticos de quadrinhos quanto pelos leitores.

**Superman da Terra-Dois**

Superman da Terra-Dois é a melhor versão do Superman de todos os tempos e isso é tudo. Ele é o super-herói original, passando décadas salvando o universo. Ele lutou ao lado da Sociedade da Justiça da América e do Esquadrão Estelar, se uniu à Liga da Justiça da América, treinou a Power Girl, se casou com Lois e se tornou Editor-Chefe do The Daily Star e encerrou a ameaça do Anti-Monitor. Ele foi enganado para ajudar Alexander Luthor da Terra-Três e Superboy-Prime, e morreu salvando o multiverso novamente. Ele é um ícone, o maior de todos os tempos, e eu argumentaria que ele é na verdade melhor do que qualquer outro Superman por aí. Ele é o super-herói original, e isso é tudo.

Qual é o seu personagem favorito de universos alternativos da DC? Deixe um comentário na seção de comentários abaixo e junte-se à conversa nos Fóruns de Quadrinhos da ComicBook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *