A Marvel Comics começou a publicar quadrinhos de super-heróis após a aquisição da Timely Comics e da Atlas Comics. Embora houvesse vários personagens para escolher, a Marvel optou por começar do zero, introduzindo super-heróis reais em quadrinhos antigos como Journey Into Mystery, além de criar novas histórias baseadas em heróis como o Quarteto Fantástico. No entanto, a Marvel também resgatou alguns personagens mais antigos da Timely Comics criados como heróis durante a Segunda Guerra Mundial. A empresa trouxe o Capitão América para as páginas dos Vingadores e reintroduziu um de seus companheiros dos Invasores no Quarteto Fantástico.
### A Reintrodução de Namor, o Sub-Mariner, como o Primeiro Mutante
O lançamento de Fantastic Four #4 em 8 de fevereiro de 1962 marcou a reintrodução do herói da Timely Comics, Namor, o Sub-Mariner. Além disso, Namor acabou sendo o primeiro mutante da Marvel Comics, superando os X-Men por um ano.
Em Fantastic Four #4, Johnny Storm encontrou um homem aparentemente desabrigado nos arredores de Bowery. Johnny havia fugido do Quarteto Fantástico e estava se escondendo para não ser encontrado. Enquanto lia uma antiga revista em quadrinhos do Sub-Mariner dos anos 1940, ele admitiu que se lembrava de sua irmã falando sobre ele ser um verdadeiro herói da Segunda Guerra Mundial. Isso o levou a encontrar Namor, que sofria de amnésia e não sabia há quanto tempo estava vagando sem saber quem era.
No entanto, quando Johnny usou seus poderes para barbear Namor, ele o reconheceu imediatamente. Ele ajudou a levar Namor para um local seguro e depois o deixou na água, o que imediatamente restaurou sua memória. No entanto, isso deu errado quando ele descobriu que Atlântida havia sido destruída, com evidências de que os humanos fizeram isso testando armas atômicas na Segunda Guerra Mundial. Ele ameaçou destruir toda a humanidade, o que só foi interrompido quando Namor se apaixonou por Susan Storm à primeira vista e acabou fugindo do Quarteto Fantástico no final.
Essa foi a origem de duas coisas. Primeiro, Namor passou de um super-herói da Timely Comics durante a Segunda Guerra Mundial que ajudou a combater nazistas e fascistas, para um vilão porque acreditava que os humanos destruíram sua casa. Ele retornaria apenas duas edições depois, se juntando ao Doutor Destino, e depois novamente três edições depois quando a equipe estava em seu ponto mais baixo. Desde então, ele se tornou um dos anti-heróis mais poderosos da Marvel, alternando entre vilão e herói mais vezes do que a maioria.
Porém, essa também foi a origem dos mutantes na Marvel Comics, embora Namor não tenha sido chamado assim até mais tarde. Foi somente em Fantastic Four Annual #1, de 1963, que Namor foi referido como um possível mutante. Essa revista foi lançada em 2 de julho de 1963, enquanto The X-Men #1 também foi lançado no mesmo dia, mostrando oficialmente os primeiros mutantes com nomes na Marvel Comics. Isso significa que Namor estreou como o primeiro mutante da Marvel 17 meses antes de a Marvel usar o termo pela primeira vez. Ao mesmo tempo, a primeira aparição de Namor na Marvel também ocorreu 23 anos após sua primeira aparição em quadrinhos em Motion Picture Funnies Weekly #1 em 1939, um ano após a primeira aparição de Superman na DC Comics e um ano antes da primeira aparição do Batman, tornando-o um dos primeiros heróis a aparecer em quadrinhos.
Embora a Marvel Comics provavelmente não tivesse planos para o Sub-Mariner ser um mutante quando ele estreou em Fantastic Four #4 há 64 anos, ele ainda foi a base para os mutantes. Esses são heróis que não têm uma história de origem real para receber seus poderes e, em vez disso, nascem com eles. Isso retconou o status original de Namor como um super-herói atlante e o tornou muito mais complicado, ao mesmo tempo em que ajudou a construir o novo arquétipo de herói que os X-Men dominariam mais de um ano depois.
E você, o que acha? Deixe um comentário abaixo e participe da conversa agora no Fórum da InnovaGeek!