Fantasia é um gênero cheio de livros incríveis, mas poucos são verdadeiras obras-primas 10/10, o que torna esses títulos raros ainda mais impressionantes. Essas obras são basicamente impecáveis, elevando o padrão do gênero como um todo. Histórias de fantasia costumam ser longas e têm muitas partes móveis.
É fácil entender, então, por que até mesmo alguns dos melhores livros da categoria falham em algum lugar. É difícil acertar a construção do mundo, os personagens e a trama, tudo isso mantendo os leitores satisfeitos e avançando em um ritmo constante. Os livros que dominam todos esses elementos estão entre os maiores a decorar a seção de fantasia.
### A Storm of Swords por George R.R. Martin

Os três primeiros livros de Song of Ice and Fire são todos 10/10, mas A Storm of Swords é o ápice da série de fantasia de George R.R. Martin. É um romance de fantasia tão incrível que resultou em duas temporadas perfeitas de televisão. Esta sequência mantém o ritmo após A Game of Thrones e A Clash of Kings, finalmente permitindo que as tensões entre seus jogadores proeminentes realmente transbordem. O Casamento Vermelho, o Casamento Roxo, o julgamento de Tyrion e a partida de Tyrion são apenas alguns dos acontecimentos que tornam isso tão grandioso. Ah, e termina com uma reviravolta de tirar o fôlego cortesia de Mindinho.
A Storm of Swords acerta seus momentos emocionais, principalmente porque Martin faz um excelente trabalho em nos investir em seus personagens nos capítulos anteriores. O livro se move em um ritmo surpreendentemente rápido considerando seu tamanho, e entrega com maestria tudo o que foi estabelecido antes. Ele também lança as bases para novos conflitos rumo à metade final da série.
### Mistborn: The Final Empire

Existem algumas obras-primas dentro do Cosmere de Brandon Sanderson, mas o primeiro livro de Mistborn sempre se destacará como um de seus melhores trabalhos. Enquanto Mistborn Era 1 é uma raridade – todas as três parcelas são de primeira qualidade – o primeiro capítulo continua sendo o mais forte. É envolvente desde o prólogo, e sua história parece mais cuidadosamente tecida do que o que vem depois.
Sua estrutura de assalto e a tripulação de personagens fazem uma jornada divertida, mas The Final Empire captura efetivamente o peso de suas conversas sobre opressão e revolução. A ação aqui é ótima, e Sanderson introduz com maestria seu sistema de magia (um dos mais únicos e detalhados a aparecer nas páginas). A reviravolta final também é surpreendente e continua sendo emocionante, mesmo em uma releitura.
### O Stone Sky por N.K. Jemisin

A trilogia Broken Earth de N.K. Jemisin é outra série de destaque do início ao fim. Mas se estamos olhando apenas para um livro que é praticamente perfeito, tem que ser The Stone Sky. O capítulo final da série de fantasia de Jemisin une suas peças de maneira infinitamente impressionante. Este final acerta em todas as áreas, desferindo golpes emocionais importantes, mostrando as habilidades de enredo de Jemisin e reforçando sua mensagem sobre o que realmente é necessário para superar ciclos de opressão e violência.
The Stone Sky tem tudo o que torna os livros anteriores tão cativantes – personagens complexos, um cenário bem elaborado e uma escrita única – mas seu verdadeiro poder está em como encerra as coisas. Este livro explica tantas das escolhas feitas nos anteriores; é uma maneira infalível de fazer os leitores apreciarem novamente a arte da contação de histórias.