Geral

Apollo 13: Uma Viagem Espacial de Tirar o Fôlego

  • fevereiro 6, 2026
  • 0

Ron Howard’s Apollo 13 foi um dos filmes de maior sucesso de 1995. Levando a incrível história real para as telonas, o filme arrecadou US$ 355,7 milhões em

Apollo 13: Uma Viagem Espacial de Tirar o Fôlego

Ron Howard’s Apollo 13 foi um dos filmes de maior sucesso de 1995. Levando a incrível história real para as telonas, o filme arrecadou US$ 355,7 milhões em bilheteria mundial e inúmeros prêmios (incluindo uma indicação ao Oscar de Melhor Filme). Embora a maioria das pessoas que assistiram soubesse que a perigosa história tinha um final feliz, Apollo 13 ainda proporciona uma experiência tensa, mantendo o público à beira do assento graças à mão firme de Howard por trás das câmeras e atuações excepcionais de todo o elenco. Um dos aspectos mais impressionantes de Apollo 13 é o quão autêntico ele se sente, e ele até impressionou aqueles que trabalham na NASA.

A CNN recentemente apresentou uma matéria onde astronautas aposentados elogiaram alguns de seus filmes favoritos com temática espacial. Uma seção é dedicada a Apollo 13. Michael Massimino observou que o filme “prestou uma homenagem bem merecida aos dedicados homens e mulheres do Controle da Missão”. Chris Hadfield acrescentou: “Ele dramatiza intensamente a urgente, de alto risco, realidade de vida ou morte do voo espacial”. Talvez o maior elogio tenha vindo de Dottie Metcalf-Lindenburger, que diz que o filme “ainda me faz prender a respiração” sempre que assiste.

Apollo 13 é tão incrível quanto os astronautas dizem (e está disponível para streaming agora)

Não é surpreendente ver que vários funcionários da NASA têm carinho por Apollo 13. O filme comemora uma das maiores conquistas da agência, transformando o que poderia ter sido uma tragédia em um exemplo inspirador de pessoas se unindo. É uma história feita sob medida para as telonas, e Howard foi o diretor perfeito para contá-la. Através de sua abordagem cinematográfica clássica, ele transformou Apollo 13 em um drama que agrada multidões e que ainda se sustenta todos esses anos depois. Em particular, Howard se destacou ao encenar as cenas no espaço, imergindo totalmente os espectadores em sua magnitude. É fácil ver por que Apollo 13 foi relançado em IMAX.

Apollo 13 também se beneficia de um elenco forte. Tom Hanks continuou uma impressionante sequência de sucessos ao ser o protagonista perfeito para o filme, se encaixando perfeitamente no papel de Jim Lovell. Sua atuação mistura seu carisma comum com seu poder de estrela, fazendo o personagem parecer tanto acessível quanto autoritário. Ele tem uma ótima química com Bill Paxton e Kevin Bacon, que interpretam os colegas de tripulação de Lovell, Fred Haise e Jack Swigert. Durante as cenas em que os três estão na nave espacial juntos, eles parecem uma equipe real, trabalhando juntos para superar os problemas que surgem. Ed Harris também dá uma de suas melhores atuações como o diretor de voo Gene Kranz, que chama a atenção do espectador sempre que está em cena.

Como qualquer filme “baseado em uma história real”, Apollo 13 usa licença artística para dramatizar os eventos para se adequarem ao meio cinematográfico. Existem algumas imprecisões históricas a serem encontradas, mas isso não tira nada do incrível trabalho feito por Howard e sua equipe. É significativo que Apollo 13 tenha tantos fãs com laços com a NASA. Ex-astronautas seriam os primeiros a criticar se o filme não tivesse feito um bom trabalho em sua execução. É um testemunho de quão grande Apollo 13 é que eles só têm elogios para ele.

Se ler os altos elogios para Apollo 13 faz você querer conferir o filme por si mesmo (ou fazer uma revisão bem atrasada), ele está atualmente disponível para streaming no AMC+. Também está disponível digitalmente em várias plataformas como Apple e Amazon. À medida que os fãs de cinema se preparam para o que deverá ser um grande ano para ficção científica (incluindo o tão comentado filme espacial Project Hail Mary), é um momento perfeito para adicionar Apollo 13 à lista de filmes para assistir.

O que você acha? Deixe um comentário abaixo e participe da conversa agora no Fórum da InnovaGeek!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *