Bob Iger Antecipa sua Saída da Disney, Sucessor Ainda Não Nomeado
- janeiro 30, 2026
- 0
O mundo da liderança da The Walt Disney Company tem sido repleto de controvérsias há anos, mas nada mais dramático e digno de um enredo como o da
O mundo da liderança da The Walt Disney Company tem sido repleto de controvérsias há anos, mas nada mais dramático e digno de um enredo como o da
O mundo da liderança da The Walt Disney Company tem sido repleto de controvérsias há anos, mas nada mais dramático e digno de um enredo como o da série Succession da HBO do que os últimos seis anos. Após liderar a empresa para grandes lucros e algumas das aquisições mais ambiciosas de sempre, Bob Iger renunciou ao cargo de CEO em 2020, com Bob Chapek sendo nomeado seu sucessor, uma mudança que foi concluída apenas semanas antes da pandemia de COVID-19 fechar o mundo e forçar os parques da Disney, sets de filmagens e muito mais a fecharem. Desde então, tem sido caótico, com Chapek sendo afastado e Iger retornando também.
Agora a saga deu mais uma grande reviravolta, conforme o The Wall Street Journal relata que Bob Iger não irá completar seu contrato como CEO e deixará seu cargo em algum momento de 2026. Embora esteja previsto permanecer no topo da Disney até o final do ano, o executivo teria dito a várias fontes que estava frustrado com a rotina de ser CEO, incluindo conflitos de alto perfil que ganharam manchetes globalmente, como a suspensão de Jimmy Kimmel na ABC. Nem a Disney, nem Iger comentaram sobre o relatório, mas a história ainda não acabou.
Bob Iger Antecipa sua Saída da Disney, Com Sucessor Ainda Não Nomeado
A antecipação da saída de Bob Iger da empresa faz sentido, dada a extensa história, uma vez que seu retorno à Disney não estava planejado até a frustração com a gestão de Chapek levar o conselho de administração a fazer uma mudança. Embora tenha sido trazido de volta para comandar a Disney novamente em 2022, foi feito com a observação específica de que não seria por um período prolongado, originalmente apenas dois anos, e que um plano de sucessão era parte fundamental de seu retorno, que ocorreu há quatro anos.
A sucessão de Iger como CEO da Disney é algo que os fãs da mídia da empresa estão ansiosos para saber, mas talvez não tanto quanto os investidores de Wall Street, que viram as ações da empresa caírem de uma alta recorde em 2021 ($197) para a taxa atual de $112,80. Um relatório do LA Times da semana passada discutiu a busca pela sucessão na Disney em grande detalhe, observando que o presidente da Disney, James P. Gorman, foi encarregado da tarefa quando assumiu seu cargo atual.
Quem se tornará o próximo CEO da Disney ainda é um mistério, mas possíveis candidatos que poderiam assumir o cargo incluem Josh D’Amaro, atual presidente da Disney Experiences e um executivo de longa data na divisão de parques, que muitos acreditam que conseguirá o cargo. Dana Walden, co-presidente da Disney Entertainment, também é vista como uma candidata ao cargo, embora sua candidatura possa ser manchada por controvérsias, pois foi relatado que ela teve a palavra final na suspensão de Jimmy Kimmel na ABC no outono passado. Alan Bergman, co-presidente de Disney Entertainment de Walden, e Jimmy Pitaro, presidente da ESPN, são outros candidatos relatados para o cargo.
A Disney indicou que nomeará um sucessor para Iger no “início de 2026”, e com a reunião anual de acionistas marcada para 18 de março, podemos descobrir então quem será o novo CEO da Casa do Mickey.