Geral

Os 10 Filmes de Ficção Científica dos Anos 70 que Você Precisa Assistir

  • janeiro 25, 2026
  • 0

Sci-fi pode ser considerado um gênero um tanto nicho se comparado a comédia ou drama, mas a cada década há uma variedade de filmes de ficção científica que

Os 10 Filmes de Ficção Científica dos Anos 70 que Você Precisa Assistir

Sci-fi pode ser considerado um gênero um tanto nicho se comparado a comédia ou drama, mas a cada década há uma variedade de filmes de ficção científica que apelam para todos. Eles se tornam favoritos atemporais nas casas, assistidos uma e outra vez. Por exemplo, os anos 80 tiveram De Volta para o Futuro, E.T. – O Extraterrestre, O Exterminador do Futuro, O Enigma de Outro Mundo, e assim por diante. Estes são filmes que nunca envelhecem. O mesmo pode ser dito de Homens de Preto, Parque dos Dinossauros e Galaxy Quest dos anos 90. Os anos 70 também não ficaram para trás quando se trata de excelentes filmes de ficção científica, e os seguintes filmes se destacam como alguns dos destaques do gênero da década.

10) A Criança

A Criança não é apenas um dos filmes de terror mais subestimados dos anos 70; também é um dos melhores filmes de ficção científica da década. David Cronenberg sempre foi ótimo em misturar esses dois gêneros, e esta obra inicial dele está longe de ser uma exceção. Este é um filme único. Funciona como um filme de monstros sangrento, com certeza, mas também é uma análise da psicologia e dos perigos de um psicólogo que faz seu trabalho de maneira irresponsável. Também tem muito a dizer sobre a maternidade obsessiva, relacionamentos instáveis e como o sofrimento mental pode ser desgastante para o corpo. A Criança é definitivamente uma viagem selvagem, e o clímax é bastante nojento de se ver, mas é uma peça sublime para ser assistida junto com Videodrome ou A Mosca.

Transmita A Criança na HBO Max.

9) 007 Contra o Foguete da Morte

Se este artigo fosse totalmente baseado em subjetividade, 007 Contra o Foguete da Morte não estaria na lista. É um filme que realmente mergulha na seriedade, mesmo que seu antecessor direto, 007 – O Espião que me Amava, tenha tido sucesso porque se levou bastante a sério. Mas ainda há muitas pessoas por aí que amam 007 Contra o Foguete da Morte e o assistem o tempo todo. Por esse motivo, ele está aqui. Não é difícil ver por que ele é tão amado também. Roger Moore ainda estava muito em seu elemento como Bond nesta época, temos uma Bond Girl sólida em Dra. Holly Goodhead e uma ótima performance de vilão pelo saudoso Michael Lonsdale. Mesmo assim, este é o Retorno de Jedi da franquia 007. Em uma cena, uma jovem, Corinne, está sendo devorada por cães fora da tela e, em outra, há um grande, longo rip-off de uma cena de Star Wars e um subplot de romance para Jaws de Richard Kiel.

Transmita 007 Contra o Foguete da Morte na Netflix.

8) Contatos Imediatos do Terceiro Grau

Uma obra-prima que mudou o gênero de Steven Spielberg, Contatos Imediatos do Terceiro Grau captura a admiração de uma forma não muito diferente de Parque dos Dinossauros. É apenas que, neste caso, o que causa a admiração é universalmente amigável. Contatos Imediatos conseguiu se destacar ainda mais à medida que o tempo passou porque Hollywood continua voltando ao poço de filmes alienígenas hostis. Este é muito diferente. É mais sobre a maravilha que a possibilidade de encontrar vida extraterrestre instila em algumas pessoas. Ficamos empolgados porque Richard Dreyfuss como Roy Neary está tão empolgado.

7) Loucura

O remake pode ser argumentavelmente um pouco melhor, mas o Loucura de George A. Romero ainda é fantástico. Especialmente após a COVID-19, é bastante impressionante perceber o quão bem ele capturou o caos absoluto que vem de não estar preparado para uma pandemia. Você pode estar se perguntando como isso é rewatchable quando algo como Contágio não é (muitos acham que isso atinge muito perto de casa agora). É principalmente porque o Loucura joga algumas bolas para o alto. Uma delas é uma acusação satírica da burocracia, a outra é uma narrativa de sobrevivência tensa e a outra é um interessante ponto de interrogação sobre o que é esse vírus “Trixie”. Você nunca ficará entediado no Loucura, mesmo na terceira visualização.

Transmita Loucura no Shudder.

6) Westworld

O programa Westworld pode ter perdido um pouco de força à medida que avançava, mas o filme em que é baseado ainda é altamente divertido. É rewatchable apenas para repetidamente perceber o quão à frente de seu tempo ele estava. A premissa central de poder basicamente viver em um filme é bastante cativante, mas ainda mais interessante agora, nesse estágio do tempo, é o aviso sobre a instabilidade da inteligência artificial. E é preciso dar crédito a Yul Brynner, ele foi tão assustador como uma máquina de matar impiedosa quanto Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro.

5) A Última Esperança da Terra

Tanto A Última Esperança da Terra quanto Eu Sou a Lenda não são execuções perfeitas do romance Eu Sou a Lenda de Richard Matheson, mas ambos têm seus encantos. Há algo sobre seguir um indivíduo sobrevivendo em um mundo drasticamente mudado que é cativante. Isso se deve principalmente ao fato de que realmente chegamos a conhecer quem é esse único indivíduo, Robert Neville. Ele não quer uma guerra com essas pessoas que parecem vampiros, ele só quer seguir em frente. Mesmo assim, este filme em particular faz com que até isso pareça um sonho impossível. A Última Esperança da Terra também é rewatchable porque é inegável que Charlton Heston estava totalmente em seu elemento em duas áreas: adaptações bíblicas como Os Dez Mandamentos e ficção científica como esta.

4) Terror do Mechagodzilla

O último filme da era Shōwa de 15 filmes de Godzilla, Terror do Mechagodzilla representou o que os outros quatro filmes de G da década de 70 representavam: uma disposição ainda mais louca do que o que veio antes. Este filme tem uma jovem que pode se comunicar telepaticamente com um dinossauro aquático e gritante. Ah, e ela era humana, mas agora tem a maioria de suas entranhas substituídas por máquinas. Na verdade, qualquer um dos filmes de Godzilla dos anos 70 poderia ter ocupado este lugar, embora haja um argumento a ser feito de que Godzilla vs. Hedorah é um pouco selvagem demais para seu próprio bem, assim como Godzilla vs. Megalon é um pouco bobo demais para seu próprio bem. Mas Godzilla vs. Gigan, Godzilla vs. Mechagodzilla e Terror do Mechagodzilla? Todos são filmes kaiju encantadores do começo ao fim.

Transmita Terror do Mechagodzilla gratuitamente com anúncios no Tubi.

3) A Invasão dos Ladrões de Corpos

O melhor dos quatro filmes de A Invasão dos Ladrões de Corpos, A Invasão dos Ladrões de Corpos (1978) é sombrio, como deveria ser, mas isso não o impede de ser rewatchable. Na verdade, os personagens parecem tão genuínos que você realmente quer passar mais tempo com eles antes de serem transformados em versões sem alma de seus antigos eu. Este é um filme que consegue ser genuinamente assustador, mesmo quase 50 anos depois. Você sente as paredes se fechando em você durante todo o filme e, para aqueles que podem desfrutar de um escapismo paranoico, é um clássico.

Transmita A Invasão dos Ladrões de Corpos gratuitamente com anúncios no Tubi.

2) Alien – O Oitavo Passageiro

O melhor dos vários filmes de ficção científica notáveis de Ridley Scott, Alien – O Oitavo Passageiro é um dos pesadelos mais claustrofóbicos já cometidos em celuloide. O interior da Nostromo é perfeitamente adequado para disfarçar um Xenomorfo. Seus tubos são pretos e lisos, empilhados um sobre o outro… você sente que qualquer um deles poderia ser a cabeça do Xeno. Por esse motivo, Alien é rewatchable. Você está sempre tentando ver a criatura. Mas, ainda mais importante, o roteiro é tão seguro em fazer com que a tripulação da nave se destaque como indivíduos únicos. Gostamos dessas pessoas e queremos que elas saiam dessa vivas. Mas elas não saem, e é angustiantemente terrível vê-las encontrarem seus destinos. Alien é inesquecível demais para apenas uma visualização.

Transmita Alien no fuboTV.

1) Star Wars – Uma Nova Esperança

É claro que Star Wars, também conhecido como Star Wars: Uma Nova Esperança, está em primeiro lugar. É uma lista sobre filmes de ficção científica dos anos 70, o que mais poderia ser. Todos os filmes da trilogia original de Star Wars são imensamente rewatchable. Na época, eles apresentaram o público a algo totalmente novo e essa admiração não se dissipou realmente após 50 anos, especialmente para os membros mais jovens da audiência. Adicione um apelo de nostalgia para quem cresceu com eles e toda a família pode assistir Star Wars uma e outra vez. A única coisa que envelheceu é o absurdo digital que George Lucas adicionou de volta em 97.

Transmita Star Wars no Disney+.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *