Geral

Galactus vs Kang: Como a Marvel acertou e errou na introdução de grandes vilões

  • janeiro 25, 2026
  • 0

Galactus fez sua estreia em The Fantastic Four: First Steps, e felizmente, ele evitou um grande problema que arruinou Kang no MCU. Quando Kang, o Conquistador, apareceu em

Galactus vs Kang: Como a Marvel acertou e errou na introdução de grandes vilões

Galactus fez sua estreia em The Fantastic Four: First Steps, e felizmente, ele evitou um grande problema que arruinou Kang no MCU. Quando Kang, o Conquistador, apareceu em Ant-Man and the Wasp: Quantumania, deveria ter sido o início da história que levaria a Kang Dynasty e Secret Wars, mas isso nunca aconteceu. Em vez disso, problemas da vida real fizeram a Marvel retirar Jonathan Majors de seu contrato, e Kang nunca mais foi mencionado desde sua última aparição na série de streaming Loki da Disney+. Isso foi altamente decepcionante, já que Kang parecia ser um grande personagem com base em sua aparição em Loki. No entanto, houve outro problema que destruiu Kang desde o início.

Ant-Man e The Wasp: Quantumania Arruinaram Kang

Jonathan Majors foi uma escolha de elenco inspirada quando a Marvel o contratou para interpretar Kang, o Conquistador. Quando ele estreou em Ant-Man and the Wasp: Quantumania, parecia que ele estava à altura da grandeza que os fãs de quadrinhos da Marvel achavam que ele seria. Ele era inteligente. Ele era forte. Ele tinha planos ardilosos e era conflituoso o suficiente para ser um vilão do MCU complexo. Então, o filme fez a pior coisa possível e realmente deixou Kang numa situação difícil. Ant-Man, que é um dos melhores personagens cômicos do MCU, não apenas derrotou Kang, mas também o matou.

Isso foi chocante. Kang é uma ameaça multiversal e representava perigo para toda a equipe dos Vingadores nos quadrinhos da Marvel. Tê-lo não apenas perdido, mas morrido nas mãos do Homem-Formiga e de sua família foi uma decisão terrível. Embora o filme tenha tentado consertar as coisas mostrando que este era um dos muitos variantes de Kang na cena pós-créditos, isso não resolveu o maior problema. Se o Homem-Formiga podia derrotar Kang, por que qualquer fã do MCU deveria considerá-lo uma ameaça?

O MCU quase o consertou ao colocá-lo na série de streaming Loki. Kang, como Aquele que Permanece no fim dos tempos, foi um personagem brilhantemente retratado, e as cenas de flashback mostrando a história de origem de um dos variantes de Kang foram fantásticas. No entanto, mais uma vez, o Kang no final dos tempos foi morto por Sylvie, o que mais uma vez mostrou que Kang, por si só, não era um vilão a temer. Embora parecesse iniciar uma reação em cadeia que levaria a Kang Dynasty, por que alguém que só conhece Kang pelos filmes deveria considerá-lo uma ameaça? O MCU arruinou Kang antes mesmo que Jonathan Majors forçasse sua saída da franquia.

Galactus Ainda é Forte o Suficiente para Retornar

A Marvel parece ter aprendido a lição. Se há alguém que é uma ameaça maior do que Kang, ou até mesmo uma ameaça maior do que Thanos e Doutor Destino, é Galactus. Trazer o Devorador de Mundos para o primeiro filme do Quarteto Fantástico significava que ele teria que, de alguma forma, perder, mas como o MCU poderia fazer isso sem destruí-lo como Ant-Man e The Wasp: Quantumania destruiu Kang? O MCU encontrou uma maneira de fazer isso, e embora alguns fãs ainda reclamassem, foi a maneira perfeita de manter Galactus forte.

Quando Galactus chegou à Terra, o Quarteto Fantástico não tinha como detê-lo, e eles elaboraram um plano para enviá-lo para outra dimensão, pois sabiam que não poderiam derrotá-lo. O Homem-Formiga derrotou Kang. O Quarteto Fantástico foi realista o suficiente para perceber que não poderia derrotar Galactus e apenas precisava enviá-lo embora. No entanto, o melhor momento veio quando Galactus parou antes da armadilha e provou ser inteligente o suficiente para reconhecê-la e escapar.

A única maneira do Quarteto Fantástico derrotá-lo foi atacá-lo de frente, e isso ainda mal funcionou. Foi preciso a Mulher Invisível usar seu poder em seus níveis mais altos, se sacrificando, para apenas segurar Galactus. Mesmo assim, foi preciso o Surfista Prateado trair sua mestra para empurrá-lo de volta para o portal e enviá-lo longe o suficiente para salvar a Terra, por enquanto. O final de The Fantastic Four: First Steps nunca diminuiu a escala de poder de Galactus, e provou que mesmo os heróis mais fortes da Terra não poderiam detê-lo sem trapaça e um pouco de ajuda de um ser cósmico.

Galactus voltará eventualmente, e ele será tão assustador e poderoso quanto sempre foi. Ninguém acreditou que Kang era uma ameaça depois que Ant-Man e depois Sylvie o derrotaram. No entanto, Galactus ainda não tem igual. Ele nunca foi derrotado, e quando ele retornar, isso o tornará ainda mais assustador. Depois de destruir Kang logo de cara, o MCU se recuperou e mostrou que ainda pode criar vilões dominadores e fazê-lo da maneira certa.

O que você acha? Deixe um comentário abaixo e participe da conversa agora no Fórum ComicBook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *