Os 7 Melhores Quadrinhos do Coringa de Todos os Tempos
- janeiro 22, 2026
- 0
O Batman pode ser um dos personagens mais icônicos dos quadrinhos, mas ele é seguido de perto por seu vilão mais notório: o Coringa. Por mais de 80
O Batman pode ser um dos personagens mais icônicos dos quadrinhos, mas ele é seguido de perto por seu vilão mais notório: o Coringa. Por mais de 80
O Batman pode ser um dos personagens mais icônicos dos quadrinhos, mas ele é seguido de perto por seu vilão mais notório: o Coringa. Por mais de 80 anos, o Coringa tem sido um espinho no lado do Batman, causando estragos em Gotham City e cativando o público ao mesmo tempo. Ele é um personagem aterrorizante e fascinante, que muitos fãs de quadrinhos se encontraram tanto amando quanto odiando ao longo dos anos em várias formas de mídia.
### Batman #1
O número 1 do Batman de 1940 é um marco na história da DC Comics, pois não só é responsável pela implementação da regra de “não matar” do Batman após críticas a algumas de suas ações na edição, mas também introduziu dois dos personagens mais importantes na história do herói: Mulher-Gato e Coringa. Enquanto a edição é muito diferente do que o público contemporâneo pode esperar de um quadrinho do Batman, o que é particularmente interessante é que os fundamentos do maior inimigo do Cavaleiro das Trevas estão todos aqui. Muitos fãs podem reconhecer elementos do vilão que foram fundamentais para sua representação em “O Cavaleiro das Trevas” de Christopher Nolan.
### Batman: White Knight
Enquanto se pode argumentar que o que leva o Coringa a ser o vilão que é vai muito além da saúde mental, é sempre interessante imaginar “e se o Coringa fosse curado de sua loucura e fosse realmente bom?” Isso é o que temos com Batman: White Knight, uma série limitada de oito edições escrita e ilustrada por Sean Murphy. A série mostra o Coringa curado de sua loucura após ser espancado e medicado à força pelo Batman. Agora são, o Coringa começa a usar seu nome real, Jack Napier, e se torna um político com a missão não só de mudar sua imagem pública, mas também de salvar Gotham da “verdadeira” ameaça, Batman.
### Detective Comics #475 (“The Laughing Fish”)
Enquanto o Coringa se tornou um dos vilões mais sombrios e perturbadores da DC Comics, esta lista não estaria completa sem incluir uma de suas histórias mais loucas, que nos traz “The Laughing Fish” de Detective Comics #475 de 1978. A história é verdadeiramente original e é ao mesmo tempo depravada e estranhamente hilária, dando aos leitores um equilíbrio perfeito entre o bobo e o sério, exatamente o que se espera da Era de Bronze dos quadrinhos.
### Detective Comics #180 (“Joker’s Millions”)
Se você já teve um momento de “os vilões são como nós”, então esta é para você. Outro clássico vintage, “Joker’s Millions” mostra o Coringa lidando com seu maior inimigo, algo muito relataável – o Internal Revenue Service (IRS). Na história, o Coringa herda a fortuna de um chefe da máfia chamado King Barlow e sai em uma farra de gastos, deixando sua vida de crime de lado porque agora ele é rico, você vê (nunca se importando, é claro, que a maior parte do dinheiro herdado é na verdade falsificado.)
### Batman: Endgame
Escrito por Scott Snyder com arte de Greg Capullo, Batman: Endgame explora a única conclusão natural da dinâmica Batman/Coringa. Depois de um ataque de medo-químico pelo Espantalho, Batman logo se vê lidando com ataques de seus próprios aliados – a Liga da Justiça. Logo fica claro que eles foram infectados com uma poderosa cepa de toxina do Coringa. Quando Batman vai a Arkham para investigar, ele acaba frente a frente com um funcionário chamado Eric Border, que revela ser o Coringa e agora está entediado com o Batman e planeja encerrar as coisas permanentemente.
### Detective Comics #168
Publicado em 1951, Detective Comics #168 pode ser uma das edições mais importantes quando se trata do Coringa, pois é a edição que dá ao vilão sua primeira história de origem. Na história, Batman e Robin são instrutores convidados na universidade estadual e dão à turma um crime não resolvido, o do Capuz Vermelho, um mestre criminoso que escapou da Dupla Dinâmica pulando em um tonel de produtos químicos da Ace Playing Card Company e nunca foi capturado.
### Gotham Central #12-15 (“Soft Targets”)
Quando a maioria das pessoas pensa em histórias do Coringa, elas pensam em histórias do Batman, mas possivelmente a melhor história do Coringa pertence a um quadrinho que é menos sobre o Cavaleiro das Trevas e mais sobre o Departamento de Polícia de Gotham City – Gotham Central. Escrito por Ed Brubaker e Greg Rucka, a série acompanha as vidas e desafios dos policiais do GCPD e nos dá a joia de um arco de história chamado “Soft Targets”.