E aí, gamers e geeks de plantão! 2025 chegou com tudo no mundo dos games, mas parece que nem todo mundo conseguiu acompanhar o ritmo. Analistas estão de olho no desempenho de “Call of Duty: Black Ops 7” e a conclusão não é das melhores: será que a franquia perdeu o fôlego? Preparem seus controles e vamos mergulhar nessa análise!
Black Ops 7: Um Lançamento Morno?
“Call of Duty: Black Ops 7” chegou às lojas em novembro de 2025 para PlayStation, Xbox e PC, prometendo mais ação e adrenalina. E, para dar um gás, a primeira atualização da temporada rolou no início de dezembro, integrando o jogo com o “Warzone”. Mas, será que foi suficiente?
A Activision, como sempre, não divulgou os números oficiais, mas os sinais não são dos melhores. No Steam, por exemplo, o jogo atingiu um pico de 100 mil jogadores simultâneos logo após o lançamento, o que, para um título desse porte, é considerado abaixo do esperado. Apesar de ter liderado os downloads da PSN em novembro, superando “Arc Raiders” e “Battlefield 6”, a margem dessa vitória não está clara. Será que o reinado de “CoD” está ameaçado?
O Que Dizem os Especialistas?
Chris Dring, da The Game Business, e Rhys Elliot, da Alinea Analytics, jogaram a real em uma entrevista para a Eurogamer: 2025 pode ter sido o ano em que o Xbox “deixou a bola cair”. Dring apontou para o baixo número de usuários ativos diários e Elliot cravou: “Call of Duty está tendo um desempenho insatisfatório devido a uma combinação de esgotamento da comunidade, decisões criativas e de negócios questionáveis da Activision/Microsoft e forte concorrência”. Eita!
E não é para menos, né? 2025 foi um ano e tanto para os jogos de tiro. “Battlefield 6” chegou com tudo, batendo recordes na franquia e se tornando um dos jogos mais vendidos do ano. E “Arc Raiders” também mostrou a que veio, conquistando fãs e até uma indicação no The Game Awards. Com tanta opção boa, fica difícil manter a coroa!
Fórmula Cansada? Falta Inovação?
Elliot mandou a real: a comunidade está cansada da falta de inovação em “Call of Duty”. Será que a fórmula de sempre já não está funcionando? Eu, como fã da franquia desde os tempos de “Modern Warfare”, confesso que sinto falta daquela faísca que me fazia viciar por horas a fio.
E não podemos esquecer dos cosméticos ao estilo “Fortnite” que invadiram o jogo. Apesar de continuarem disponíveis em “Warzone”, a Activision ouviu o feedback dos jogadores e removeu o recurso “Carry Forward” em “Black Ops 7”. Será que essa tentativa de voltar às raízes foi o suficiente para reconquistar os fãs?
Game Pass: Vilão ou Mocinho?
A decisão da Microsoft de lançar “Black Ops 7” no Xbox Game Pass no primeiro dia também entrou na mira dos analistas. Elliot acredita que isso “canibalizou as vendas tradicionais de jogos com preço integral no Xbox e PC”. Afinal, quem vai comprar um jogo caro se pode jogá-lo por uma assinatura?
Já vimos essa história antes. “Black Ops 6” também entrou para o Game Pass e, segundo relatos, perdeu cerca de US$ 300 milhões em vendas potenciais. Será que o Game Pass é uma faca de dois gumes? Oferece acesso a um público maior, mas compromete as vendas tradicionais.
E aí, o que vocês acham? Será que “Call of Duty” precisa se reinventar para voltar ao topo? Ou a franquia ainda tem fôlego para dominar o mundo dos games? Deixem seus comentários e vamos trocar uma ideia!