Eita! A treta está formada no mundo dos games! A Sony botou a Tencent na mira, acusando o jogo “Light of Motiram” de ser uma cópia descarada de “Horizon Zero Dawn”. Será que a gigante chinesa se inspirou demais ou passou dos limites? Prepare a pipoca, porque essa história promete!
Deu Ruim! Sony Acusa Tencent de Plágio Descarado
A Sony Interactive Entertainment não está para brincadeira! A empresa meteu um processo na Tencent, alegando que “Light of Motiram”, da Polaris Quest (que é tipo um braço da Tencent), bebeu demais da fonte de “Horizon Zero Dawn”. E não é só um pouquinho, não! A Sony aponta que os inimigos robôs com forma de animais e o mundo pós-apocalíptico são MUITO parecidos com o universo de Aloy.
Sério, quem jogou “Horizon” e viu os trailers de “Light of Motiram” sentiu um déjà vu sinistro! Parece que pegaram os robôs, a ambientação e tacaram tudo num liquidificador! Será que a Tencent pensou que ninguém ia notar?
A Defesa da Tencent: “Cultura Popular Não Tem Dono!”
A Tencent não ficou calada e soltou a seguinte pérola: a Sony está querendo monopolizar a cultura popular! A empresa chinesa alega que não dá para limitar o direito de explorar temas que já são conhecidos. E ainda joga na lei, dizendo que, para ser plágio, a marca tem que ser tipo um “identificador” de um produto ou serviço.
Hummm… Será que cola? É verdade que a cultura pop está aí para ser usada e abusada, mas tem um limite, né? Tipo, se um jogo copia TUDO de outro, aí já não é inspiração, é Ctrl+C, Ctrl+V!
O Que Acontece Agora? Próximos Capítulos Dessa Telenovela Gamer
A Tencent tem até 17 de dezembro para responder ao pedido da Sony. E a Sony tem até 2 de janeiro de 2026 para dar a sua tréplica. Ou seja, ainda vai ter muita água para rolar debaixo dessa ponte! Se tudo der “certo” para a Tencent (e eu digo “certo” com aspas, porque a coisa tá feia), “Light of Motiram” só deve sair no final de 2027 para PS5 e PC.
Isso me lembra da treta entre Genshin Impact e Zelda: Breath of the Wild. Muita gente acusou Genshin de copiar Zelda, mas o jogo da MiHoYo fez tanto sucesso que virou uma referência por si só. Será que “Light of Motiram” vai seguir o mesmo caminho?
O Futuro dos Games: Originalidade ou Repetição?
Essa briga toda levanta uma questão importante: até onde vai a inspiração e onde começa o plágio? É normal que jogos se inspirem em outros, afinal, ninguém cria nada do zero. Mas copiar descaradamente é feio, né?
Espero que essa história sirva de lição para as empresas: criem coisas originais, inovem, surpreendam a gente! O mundo dos games precisa de ideias novas, não de cópias mal disfarçadas!