Preparem seus sentidos aranha, porque vamos escalar as paredes da história da Marvel para celebrar os artistas que moldaram o visual do nosso amigão da vizinhança! De traços clássicos a estilos inovadores, esses mestres da arte sequencial não só desenharam o Homem-Aranha, eles definiram gerações de fãs. E preparem-se, porque essa lista vai dar o que falar!
Todd McFarlane: O Aranha com Olhos de Mangá e Pai do Venom
Todd McFarlane chegou na Marvel como um furacão nos anos 80, e que furacão! Ele não só redesenhou o uniforme do Aranha, dando a ele olhos gigantes e teias super detalhadas (quase um prenúncio do que veríamos em mangás e animes!), como também cocriou um dos vilões mais icônicos de todos os tempos: Venom! Dá pra acreditar que ele só tinha 23 anos quando começou a trabalhar na Marvel? McFarlane é um gênio!
Sério, a forma como McFarlane reimaginou o simbionte, com seus dentes afiados e olhar ameaçador, elevou o personagem a um novo patamar. E depois de deixar a Marvel e fundar a Image Comics, ele ainda criou Spawn! Alguém duvida que ele é um dos maiores nomes dos quadrinhos?
Ross Andru: O Aranha Clássico que Apresentou o Justiceiro ao Mundo
Se você cresceu lendo quadrinhos nos anos 70, com certeza conhece o trabalho de Ross Andru. Ele foi o artista que definiu o visual do Homem-Aranha para muita gente, e ainda teve a audácia de criar ninguém menos que o Justiceiro! Andru é um verdadeiro veterano, com mais de seis décadas de carreira, e sua passagem pelo título *The Amazing Spider-Man* foi lendária.
Curiosidade: Andru também desenhou o primeiro crossover de peso da história, *Superman vs. The Amazing Spider-Man*, em 1976. Imagina o hype na época!
Erik Larsen: O Mestre dos Simbiontes e Criador do Savage Dragon
Outro nome de peso que ajudou a fundar a Image Comics, Erik Larsen assumiu *The Amazing Spider-Man* depois da saída de McFarlane e continuou a saga do Venom com maestria. Ele pegou o que McFarlane tinha criado e elevou a um novo nível, dando ao simbionte um visual ainda mais ameaçador e icônico.
Mas antes de brilhar na Marvel, Larsen já tinha criado o Savage Dragon, um personagem que se tornou sua marca registrada. Ele é a prova de que talento e visão podem te levar a criar universos inteiros!
John Romita Sr.: O Arquiteto do Universo Aranha e Pai de Mary Jane
John Romita Sr. é simplesmente uma lenda dos quadrinhos. Ele assumiu *The Amazing Spider-Man* depois da saída de Steve Ditko e, junto com Stan Lee, transformou o título no mais vendido da Marvel. Mas a contribuição de Romita Sr. vai muito além dos números: ele cocriou Mary Jane Watson, a ruiva mais amada dos quadrinhos, além de vilões clássicos como Rhino, Shocker e Rei do Crime.
Romita Sr. também foi o responsável por desenhar a icônica edição “The Night Gwen Stacy Died” (A Noite em que Gwen Stacy Morreu), um momento que mudou para sempre a história do Homem-Aranha. Ele faleceu em 2023, deixando um legado inestimável para os fãs de quadrinhos.
Mark Bagley: O Rei do Venom e Carnificina
Mark Bagley começou sua carreira na Marvel nos anos 80, mas foi nos anos 90 que ele realmente brilhou. Ele assumiu *The Amazing Spider-Man* depois da saída de Erik Larsen e, junto com David Michelinie, criou Carnificina, um dos vilões mais sádicos e populares do Aranha.
Bagley também desenhou a minissérie *Venom: Protetor Letal*, que é considerada por muitos fãs como a melhor história do simbionte. E não podemos esquecer de sua passagem por *Ultimate Spider-Man*, ao lado de Brian Michael Bendis, que durou nada menos que 111 edições!
Steve Ditko: O Visionário que Deu Origem ao Aranha
Steve Ditko pode não ser o artista mais famoso do Homem-Aranha, mas com certeza é o mais importante. Afinal, foi ele, junto com Stan Lee, quem criou o personagem em *Amazing Fantasy* #15. Ditko também cocriou a maioria dos personagens clássicos do Aranha, como Tia May, J. Jonah Jameson, Doutor Octopus, Homem-Areia e Electro.
Além do Aranha, Ditko também criou outros personagens icônicos da Marvel, como Doutor Estranho e Dormammu. Sua visão única e seu estilo inconfundível o consagraram como um dos maiores artistas de todos os tempos.
John Romita Jr.: O Legado Continua
John Romita Jr. seguiu os passos do pai e se tornou um dos maiores artistas da Marvel. Sua primeira história do Aranha foi em *The Amazing Spider-Man* #78, em 1977, mas foi a partir de 1980, com a edição #208, que ele realmente começou a deixar sua marca no personagem.
Romita Jr. cocriou personagens como Madame Web e Duende Macabro, e trabalhou em diversas histórias importantes do Aranha ao longo de mais de 40 anos. Ele é a prova de que talento e paixão pelo que faz podem ser passados de pai para filho!
E aí, concordam com a lista? Quem vocês acham que ficou de fora? Deixem seus comentários e vamos continuar essa conversa!