Adam Driver, nosso eterno Kylo Ren, revelou que a Disney mandou um “não” bem sonoro para um filme focado em Ben Solo depois de “A Ascensão Skywalker”. Mas calma, que a história é cheia de reviravoltas e gente talentosa envolvida! Será que perdemos a chance de ver um dos personagens mais complexos de Star Wars sendo explorado a fundo? Vem comigo que eu te conto tudo!
O Sonho de Driver e a Visão de Soderbergh
Driver, que sempre demonstrou um carinho enorme pelo personagem, não se conformou com o fim de Kylo Ren. Em entrevista à Associated Press, ele revelou que vinha alimentando essa ideia há anos e que topou na hora quando Kathleen Kennedy (a chefona da Lucasfilm) demonstrou interesse. A condição? Um grande diretor e uma história à altura.
E não é que ele conseguiu? Steven Soderbergh, o visionário por trás de “Onze Homens e um Segredo”, topou dirigir e começou a desenvolver o roteiro com Rebecca Blunt. Imagina só: a mente criativa de Soderbergh, conhecida por seus filmes inteligentes e cheios de reviravoltas, dando um novo rumo para Ben Solo!
“The Hunt for Ben Solo”: O Roteiro Que Nunca Veremos?
O projeto, que chegou a ser chamado de “The Hunt for Ben Solo”, ganhou ainda mais força com a entrada de Scott Z. Burns (roteirista de “Contágio”) para dar o toque final no roteiro. Driver descreveu o resultado como “um dos roteiros mais legais dos quais já participei”. E olha que ele já trabalhou em projetos incríveis!
A ideia foi apresentada para Kathleen Kennedy, Cary Beck (presidente e vice-presidente da Lucasfilm) e Dave Filoni (o mestre por trás de “The Clone Wars” e “Rebels”). Todos amaram! Mas, como nem tudo são flores na galáxia, a proposta esbarrou na mesa de Bob Iger e Alan Bergman, os manda-chuvas da Disney.
O Veto da Disney e o Futuro de Star Wars
Segundo Driver, Iger e Bergman não viram como Ben Solo poderia estar vivo após os eventos de “A Ascensão Skywalker”. E fim da história. Soderbergh lamentou que os fãs não poderão ver o filme que ele já estava criando em sua mente. Que balde de água fria, não?
É curioso notar que, enquanto o filme solo de Ben Solo foi vetado, Daisy Ridley (a Rey) está confirmada para retornar em “Star Wars: Nova Ordem Jedi”, sob a direção de Nia DaCosta (“As Marvels”). Será que a Disney está apostando em novos caminhos para a saga, deixando para trás a história dos Skywalker?
O Que Isso Significa Para o Universo Star Wars?
Essa decisão da Disney levanta algumas questões interessantes. Será que a empresa está evitando revisitar personagens que tiveram finais controversos? Ou será que a visão para o futuro de Star Wars é tão diferente que não há espaço para explorar o passado?
Particularmente, acho uma pena que não veremos “The Hunt for Ben Solo”. Acredito que havia muito potencial para explorar a redenção de Ben Solo e mostrar um lado mais profundo e complexo do personagem. Afinal, quem não queria ver mais de Kylo Ren/Ben Solo após “O Despertar da Força”? Mas, como dizem por aí, “que a Força esteja com a Disney” em suas decisões futuras. Resta a nós, fãs, esperar e ver o que o futuro reserva para essa galáxia tão distante.