Preparem os lencinhos, nerds! O Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) não é só superpoderes e explosões épicas. Ao longo de seus 17 anos, ele também nos presenteou (ou torturou?) com momentos de puro sofrimento. Capitão América, Feiticeira Escarlate… cada um deles renderia uma lista própria de cenas memoráveis, mas selecionei os 4 momentos que realmente me deixaram sem dormir. E aí, topa reviver a dor comigo?
A dor de Wanda: Despedaçada por dentro e por fora
A série WandaVision da Disney+ foi um turbilhão de mistério e emoções, mas o que realmente partiu meu coração foi descobrir o que levou Wanda a criar sua realidade alternativa em Westview. A cena em que ela invade a S.W.O.R.D. para saber o que fizeram com o Visão é de cortar o coração.
Hayward, o diretor da S.W.O.R.D., mostra a Wanda o que sobrou do Visão após os eventos de “Guerra Infinita”. No começo, ela (e nós) não entende o que está acontecendo, mas a câmera foca e a gente percebe: o Visão está sendo desmantelado em pedaços! A dor e a fúria de Wanda são palpáveis. Ela quebra o vidro e tenta sentir a presença dele, mas a frase “Eu não consigo te sentir” dita com tanta dor, é simplesmente devastadora. A imagem do Visão desmembrado é daquelas que grudam na mente, e é o estopim para Wanda criar Westview, trilhando um caminho que (pelo menos por enquanto) termina em tragédia.
A queda de um rei: Luto em Wakanda
“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” teve a difícil missão de lidar com a perda de Chadwick Boseman, o eterno T’Challa. E, honestamente, o filme conseguiu transformar essa tragédia em uma linda história sobre luto, perda e esperança. Várias cenas homenageiam o legado de Boseman e seu personagem, mas o momento mais doloroso é logo no início do filme.
A cena de abertura nos joga no meio do caos: Shuri está desesperada tentando recriar a erva que pode salvar seu irmão, que está morrendo de uma doença não revelada. Ela trabalha freneticamente enquanto os batimentos cardíacos de T’Challa diminuem. No momento em que ela finalmente cria a erva e corre para o irmão, Ramonda a impede, revelando que ele já se foi. A expressão no rosto de Shuri é de partir o coração. Mesmo que a erva não o salvasse, o fato de ela não ter tido a chance de tentar torna tudo ainda pior. Some isso ao funeral Wakandano e temos uma cena que nenhum fã da Marvel vai esquecer.
Feito do zero: A dor de uma mãe em “Agatha All Along”
Quem diria que um dos momentos mais tristes do MCU viria justamente de Agatha Harkness? No oitavo episódio de sua série no Disney+, finalmente descobrimos a identidade de Nicholas Scratch, que na verdade é filho de Agatha. O episódio inteiro é dedicado a contar a história deles, e o resultado é um dos episódios mais emocionantes e trágicos da Marvel na TV.
Agatha implora à Morte (Rio) para que seu filho possa viver após o parto, e a Morte só promete dar a ele mais tempo. Vemos Nicholas crescer enquanto Agatha tenta protegê-lo e evitar o retorno da Morte. Após cantá-lo para dormir, a Morte finalmente vem buscá-lo. Nicholas se despede de Agatha com um beijo antes de partir para a noite. Mas o que realmente destrói é a cena da manhã seguinte: Agatha acorda e encontra Nicholas sem vida. A única coisa que ela consegue dizer, em meio às lágrimas, é “Eu quero mais tempo, eu quero mais tempo, não, não”. Essa cena vai ficar na minha mente por muito tempo.
Eu… Sou… O Homem de Ferro: O fim de uma era
Eu tentei manter a mente aberta e considerar outras cenas para o primeiro lugar, mas depois de rever a morte do Tony Stark em “Vingadores: Ultimato”, não teve jeito. Nenhum outro herói personifica o MCU como Tony Stark. E não é só a atuação brilhante de Robert Downey Jr. que torna esse momento tão impactante, mas também a reação de quem está sofrendo ao seu redor.
Após roubar as Joias do Infinito de Thanos e estalar os dedos, a onda de poder derruba Tony. Ele cambaleia até uma árvore, e a primeira pessoa que vemos é Rhodey. Tony ainda consegue esboçar uma reação ao reconhecer o amigo. Depois, Peter agarra sua mão, dizendo que eles venceram, enquanto tenta conter as lágrimas. Mas Tony já está partindo.
Por fim, Pepper se ajoelha ao lado de Tony, que a reconhece e tenta falar. Ele sorri para ela, mas Pepper o interrompe: “Nós vamos ficar bem. Você pode descansar agora”. E então, ele se vai. Enquanto Pepper se desespera, o reator Arc de Tony se apaga e seu braço cai no chão. É uma cena poderosa, o fim de uma era no MCU. Acho difícil que algum momento supere esse.
E você, o que achou da lista? Qual cena do MCU te fez chorar mais? Conta pra gente nos comentários!