Quadrinhos

X-Men: 10 Clichês Que Precisam Desaparecer Para o Bem dos Mutantes!

  • outubro 3, 2025
  • 0

Os X-Men sempre foram sinônimo de histórias complexas, personagens cativantes e, claro, muitos clichês. Mas, como fã de carteirinha, confesso que alguns desses clichês já deram o que

X-Men: 10 Clichês Que Precisam Desaparecer Para o Bem dos Mutantes!

Os X-Men sempre foram sinônimo de histórias complexas, personagens cativantes e, claro, muitos clichês. Mas, como fã de carteirinha, confesso que alguns desses clichês já deram o que tinham que dar. Tá na hora de renovar a fórmula, Marvel! Bora debater quais dessas repetições precisam ser aposentadas urgentemente para que os mutantes voltem a brilhar como merecem.

Magneto Sempre Tem Razão (Ou Não?)

Magneto é um personagem fascinante, um sobrevivente com ideais controversos. Mas essa história de “Magneto estava certo” já saturou! Entendo a complexidade do personagem, o passado trágico e a luta por uma causa, mas relativizar os atos de um cara que cometeu atrocidades em nome da superioridade mutante? Aí já é demais! Precisamos lembrar que, sim, ele é um personagem incrível, mas não um modelo a ser seguido. Chega de passar pano para o “bom” terrorista.

Tramas Que Nunca Acabam

Chris Claremont, o mestre dos X-Men, popularizou as tramas de longo prazo, que borbulhavam no fundo das histórias até explodirem em grandes eventos. Era genial, mas virou um problema. Nos anos 90, tínhamos histórias que demoravam quase uma década para serem resolvidas! E essa mania continua até hoje. Marvel, menos enrolação e mais ação, por favor!

Xavier Vilão? Sério Mesmo?

Transformar o Professor X em vilão virou moda nos quadrinhos, e, sinceramente, cansa. Xavier sempre teve seus segredos, mas agora parece que ele é um poço de maldade ambulante. Já vimos a Sala de Perigo ganhar consciência, equipes inteiras criadas para missões sombrias… Cadê o Xavier que inspirava esperança? Essa mudança forçada descaracterizou o personagem.

“A Era de…” Mais do Mesmo?

“A Era do Apocalipse” é um clássico, mas gerou uma leva de histórias similares que não chegam aos seus pés. “Era de X”, “Era de X-Man”… A fórmula se repete, perde o frescor e não entrega a mesma qualidade. É como tentar recriar um meme que já bombou: a graça se perdeu.

Futuros Distópicos Sem Fim

“Dias de um Futuro Esquecido” abriu as portas para um mar de futuros sombrios e desesperançosos. A ideia de ver os heróis derrotados é interessante, mas a overdose de futuros distópicos nos X-Men já deu o que tinha que dar. Parece que os mutantes nunca têm um futuro feliz!

X-Men vs. X-Men: Briga de Família Cansativa

Super-heróis se enfrentando é um clichê nos quadrinhos, mas nos X-Men, isso se torna ainda mais irritante. Equipes rivais, facções em guerra… Cadê a união e o espírito de equipe que sempre foram a marca dos mutantes? Os X-Men funcionam melhor quando se sentem como uma família, não como adversários.

Wolverine em Toda Parte!

Adoro o Wolverine, mas a superexposição do personagem é inegável. Ele está em todas as equipes, em todos os títulos, roubando a cena de outros personagens que merecem destaque. Um pouco de moderação, Marvel! Wolverine é ótimo, mas o universo X-Men é muito maior do que um único personagem.

Não Mutantes Sempre Vilões?

No universo Marvel, os X-Men são temidos e odiados, enquanto os outros heróis são idolatrados. Parece que todo não mutante que aparece em uma história dos X-Men é um antagonista em potencial. Já deu! Nem todo mundo precisa ser contra os mutantes. Que tal um pouco de cooperação e respeito?

Mutantes Sem Poderes: De Novo?

A “Dinastia M” dizimou os poderes de grande parte da população mutante, mas essa não foi a primeira vez que isso aconteceu. Quase todo X-Men já perdeu seus poderes em algum momento. Essa repetição é desanimadora. Super-heróis sem poderes é um clichê que precisa ser aposentado.

Genocídio Mutante: Já Deu!

Desde o Massacre de Mutantes até a destruição de Genosha, o genocídio mutante se tornou uma obsessão nos X-Men. Essa temática sombria e pessimista já saturou. Quero histórias divertidas, com esperança e heroísmo. Chega de dizimar os mutantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *