Quadrinhos

Aranha no Passado: A Saga Esquecida do Homem-Aranha que Envelheceu Mal

  • outubro 2, 2025
  • 0

Preparem suas teias, nerds! Hoje vamos desenterrar uma história do Homem-Aranha que, infelizmente, não resistiu ao teste do tempo. Sim, até o nosso amigão da vizinhança tem algumas

Aranha no Passado: A Saga Esquecida do Homem-Aranha que Envelheceu Mal

Preparem suas teias, nerds! Hoje vamos desenterrar uma história do Homem-Aranha que, infelizmente, não resistiu ao teste do tempo. Sim, até o nosso amigão da vizinhança tem algumas aventuras que gostaríamos de esquecer. Estamos falando de uma saga que tinha tudo para ser épica, mas esbarrou em estereótipos e representações problemáticas. Uma pena, porque a premissa era daquelas que fazem qualquer fã vibrar!

A Trama Promissora (Que Desandou)

A história, que se desenrola em “Peter Parker, The Spectacular Spider-Man #12 a #15”, nos apresenta Flash Thompson envolvido com a Legião da Luz, um culto liderado por Brother Power e Sister Light. E adivinha? Sister Light é Sha Shan, o interesse amoroso de Flash! Para piorar, o Homem-Aranha se junta ao Razorback, um herói com temática de javali (sim, você leu certo!), em busca de sua irmã desaparecida, Bobby Sue. No fim das contas, descobrem que tudo é um plano do Hate-Monger, que na verdade é o Man-Beast, para espalhar ódio e caos.

Os Momentos Altos (Que Quase Salvaram o Dia)

A dinâmica entre os personagens era sensacional. O Homem-Aranha atuando como mentor do Razorback, o Flash tendo seu momento de protagonismo… E a ação? De tirar o fôlego! Quem não se lembra da cena icônica em que o Aranha segura um estádio de baseball inteiro?! É de arrepiar! (E me faz pensar se ele conseguiria segurar o Maracanã também, hehe).

O Desastre dos Estereótipos (Que Mancharam a História)

Mas nem tudo são flores. A história é um verdadeiro festival de clichês datados e problemáticos. Sha Shan, por exemplo, é uma caricatura racista das mulheres vietnamitas, além de ser a donzela indefesa da trama. Sério, a personagem não tem agência nenhuma! Ela só serve para dar um motivo para o Flash lutar. Que triste!

E a Legião da Luz? Era para ser uma crítica interessante aos cultos que pregam o amor, mas escondem segundas intenções. Só que os membros do culto são retratados como “hippies” idiotizados, o que torna tudo meio insensível.

A Lição (Que Precisamos Aprender)

No fim das contas, essa saga do Homem-Aranha é um exemplo de como representações ruins podem arruinar uma história com potencial. É importante lembrar que quadrinhos são um reflexo da sociedade em que são produzidos, e nem sempre esse reflexo é bonito. Mas também é importante reconhecer quando uma obra envelheceu mal e discutir os problemas que ela apresenta.

O Que Podemos Fazer? (Além de Reclamar no Reddit)

Infelizmente, não podemos mudar o passado. Mas podemos aprender com ele. Podemos exigir representações mais diversas e respeitosas nos quadrinhos atuais. E podemos usar essa história como um lembrete de que, mesmo nossos heróis favoritos, podem ter momentos vergonhosos em seu passado.

E você, o que acha dessa saga esquecida do Homem-Aranha? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *