Preparem os seus ki, porque a polêmica chegou com força total no universo de Dragon Ball! Kazuhiko Torishima, o lendário ex-editor da Shonen Jump e “pai” de Akira Toriyama nos seus primeiros trabalhos, não poupou críticas ao trabalho de Toyotarō em Dragon Ball Super. E olha, quando o Torishima fala, o mundo otaku escuta! Será que o sucessor de Toriyama está à altura do legado? Vem comigo que eu te conto tudo!
Torishima Ataca Novamente: Críticas Diretas a Toyotarō
As declarações explosivas vieram à tona durante o programa KosoKoso, exibido no YouTube (segundo o que andei lendo por aí, foi no dia 9 de setembro de 2025). Torishima, que nunca teve papas na língua, detonou o trabalho de Toyotarō e, de quebra, ainda sobrou para a equipe da revista V-Jump. Ele mandou um “rasteira” no enquadramento, na direção de olhar e na divisão dos quadros, afirmando sem dó nem piedade que eles “não entendem como estruturar uma história em mangá”. Eita!
Essa não foi a primeira vez que Torishima alfinetou Dragon Ball Super, viu? Lá em dezembro de 2024, durante a Jump Festa 2025, ele já tinha comentado sobre o capítulo 103, dizendo que faltava “o corte mais importante” para dar impacto nas cenas de ação. Alguém discorda?
O Legado de Toriyama e o Futuro Incerto de Dragon Ball Super
O capítulo 103, intitulado “Um Legado para o Futuro”, tem um peso enorme para os fãs, já que foi o último supervisionado pelo mestre Akira Toriyama antes de sua partida em março de 2024. Na cena final, Piccolo acena para a professora de Pan, um gesto que muitos interpretaram como uma despedida simbólica do autor, já que o Namekuseijin era seu personagem favorito. Quem não se emocionou com essa cena?
Apesar do hiato desde fevereiro de 2025, Toyotarō garantiu que Dragon Ball Super vai seguir em frente sem Toriyama. O próximo arco promete trazer a tão esperada continuação da saga de Black Freeza. Será que Toyotarō vai conseguir honrar o legado de Toriyama e calar a boca dos críticos? Eu, particularmente, estou super ansiosa para ver o que vem por aí!
The Lost Samurai: A Nova Aposta de Toyotarō
Enquanto Dragon Ball Super não volta, Toyotarō está se preparando para lançar seu novo one-shot, “The Lost Samurai”, pela V-Jump. Será que ele vai mostrar todo o seu potencial nessa nova obra e provar que tem talento de sobra? Fica aí a curiosidade!
Onde Acompanhar Dragon Ball Super Oficialmente?
Para quem quer ficar por dentro de tudo que rola no universo de Dragon Ball Super, os capítulos estão disponíveis oficialmente em português nos apps Manga Plus e Viz Media. Corre lá para conferir e tirar suas próprias conclusões sobre o trabalho de Toyotarō!
E aí, o que vocês acharam das críticas de Torishima? Concordam com ele ou acham que Toyotarō está mandando bem em Dragon Ball Super? Deixem seus comentários aqui embaixo!