Quem não se lembra do choque que foi ‘Game of Thrones’? A série não economizava na violência, no gore e no terror psicológico, elementos que, com o tempo, viraram quase um meme. Mas, na época em que era o maior fenômeno da TV, cada cena dessas gerava debates acalorados e fazia críticos questionarem os limites entre o gratuito e o autêntico na narrativa. E essa busca por “subverter expectativas” durou até o último episódio!
A Polêmica Cena de Sansa Stark
A cena de agressão sexual na 5ª temporada talvez seja o exemplo mais notório dessas reviravoltas chocantes. Petyr Baelish (Aidan Gillen) oferece Sansa Stark (Sophie Turner) a um rival para um casamento político, colocando-a nas mãos do sádico Ramsay Bolton (Iwan Rheon). A cena foi pesada e muito criticada, mas, em uma nova entrevista à Flaunt, Sophie Turner defendeu a cena, dizendo que acredita que ela gerou discussões importantes.
A Defesa de Sophie Turner
“Eu senti — e ainda sinto — que ‘Game of Thrones’ jogou luz sobre coisas que muitas pessoas pensavam ‘Meu Deus, não podemos mostrar isso’ — e eu entendo que pode ser gatilho para alguns — eu entendo totalmente esse ponto de vista”, disse a atriz. “Mas eu senti que estávamos fazendo justiça às mulheres e à luta que elas travam há séculos — o patriarcado, ser tratadas como objetos e ser constantemente agredidas sexualmente — não acho que exista uma mulher que eu conheça que não tenha passado por algo assim.”
Turner ainda ressaltou que muitas pessoas têm ideias erradas sobre a frequência da violência sexual: “E isso porque não falamos sobre isso o suficiente — nós nos esquivamos disso”, explicou. “Acho que se ‘Game of Thrones’ fosse lançada hoje, definitivamente colocaríamos alguns avisos de gatilho. Mas tenho muito orgulho de ter feito parte de ‘Game of Thrones’, onde não tiveram medo de mostrar atrocidades que aconteceram com mulheres naquela época. Me sinto orgulhosa de ter feito parte dessa conversa.”
O Futuro da Atriz e o Novo Filme ‘Trust’
E não para por aí! Turner revelou que quer continuar desafiando os limites em seus próximos trabalhos, buscando projetos que gerem impacto social. “Eu gosto de fazer coisas que as pessoas possam assistir e se sentirem capazes de mudar algo em si mesmas ou se sentirem inspiradas a fazer algo. Quero fazer histórias mais incomuns — quero fazer mais projetos tipo A24, que são super únicos e muito nichados.”
E parece que Turner já encontrou um novo papel para provocar e instigar reflexões: em ‘Trust’, que estreou recentemente, ela interpreta uma atriz que tem fotos íntimas vazadas e, ao tentar se esconder do escândalo em uma cabana isolada, é atacada. Alguém mais sentiu um paralelo com a vibe tensa e imprevisível de ‘Black Mirror’?
Se você ficou curioso, ‘Trust’ está nos cinemas, e ‘Game of Thrones’ continua disponível na HBO Max. Prepare a pipoca e o coração, porque emoção é o que não falta!