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Clair Obscur: Expedition 33 – Sucesso Estrondoso Não Aumentará Equipe de Desenvolvimento!

  • agosto 3, 2025
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A Sandfall Interactive pegou o mundo dos games de surpresa com o lançamento de “Clair Obscur: Expedition 33”. O jogo não só conquistou o público, como também está

Clair Obscur: Expedition 33 – Sucesso Estrondoso Não Aumentará Equipe de Desenvolvimento!

A Sandfall Interactive pegou o mundo dos games de surpresa com o lançamento de “Clair Obscur: Expedition 33”. O jogo não só conquistou o público, como também está sendo cotado como um dos fortes candidatos ao prêmio de Jogo do Ano (GOTY). Mas, ao contrário do que se espera com tamanho sucesso, o estúdio não pretende expandir sua equipe. Será que essa estratégia ousada vai se manter?

Equipe Enxuta, Resultados Gigantes: A Filosofia da Sandfall

Em uma entrevista recente, Tom Guillermin, CTO da Sandfall Interactive, revelou que, por enquanto, não há planos para aumentar o número de pessoas no estúdio (Fonte: Automaton). “Eu penso que é melhor ter uma equipe pequena por enquanto… eu não sei qual o tamanho ideal. Mas se formos fazer um RPG de turnos novamente, eu acho que o tamanho da equipe está bom”, afirmou. Essa declaração pode parecer surpreendente, mas reflete uma tendência crescente na indústria de jogos independentes: equipes menores, focadas e altamente eficientes.

Pessoalmente, acho essa abordagem fascinante! É como ver uma banda indie que estoura no mainstream, mas decide manter a essência e a pegada original em vez de se vender para o sucesso fácil.

O Segredo por Trás do Sucesso “AA”

Guillaume Broche, chefe do estúdio, acredita que a produção de jogos “AA” (aqueles com um orçamento intermediário, mas com alta qualidade) como “Clair Obscur: Expedition 33” se tornará mais comum no futuro. E ele aponta um culpado (no bom sentido!): a Unreal Engine 5.

“Graças à Unreal Engine 5, a escala de recursos necessários para desenvolver jogos interessantes de forma eficiente se tornou mais fácil, mesmo com um número pequeno de pessoas”, explicou Broche. Essa engine poderosa permite que estúdios menores criem visuais impressionantes e mecânicas complexas sem precisar de uma equipe gigantesca.

A Unreal Engine 5 é tipo o Saitama de “One-Punch Man” para os desenvolvedores: com um único “soco” (ou melhor, ferramenta), eles conseguem resultados incríveis!

E o Futuro? O Que Esperar de “Clair Obscur”?

Com a equipe mantendo o foco no tamanho atual, os fãs estão se perguntando qual será o próximo passo para “Clair Obscur: Expedition 33”. Por enquanto, os desenvolvedores estão concentrados em aprimorar o jogo base, sem nenhuma DLC em desenvolvimento no momento.

Será que veremos novas expansões no futuro? Ou a Sandfall Interactive vai se dedicar a um novo projeto, mantendo a mesma filosofia de equipe enxuta e alta qualidade? Só o tempo dirá! Uma coisa é certa: “Clair Obscur” já deixou sua marca no mundo dos games, e estamos ansiosos para ver o que a Sandfall Interactive vai aprontar a seguir.

Eu, como fã de RPGs táticos e narrativas envolventes, estou de olho neles! Quem sabe não surge um “Clair Obscur 2” no futuro? A esperança é a última que morre!

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