Steam Limpa a Loja: Conteúdo Adulto na Mira das Novas Regras!
- julho 16, 2025
- 0
Preparem seus corações de gamers, porque o mundo do Steam acaba de ficar um pouco mais… comportado? A Valve, dona da maior loja de jogos para PC, atualizou
Preparem seus corações de gamers, porque o mundo do Steam acaba de ficar um pouco mais… comportado? A Valve, dona da maior loja de jogos para PC, atualizou
Preparem seus corações de gamers, porque o mundo do Steam acaba de ficar um pouco mais… comportado? A Valve, dona da maior loja de jogos para PC, atualizou suas diretrizes, e alguns títulos com conteúdo adulto já estão sentindo o baque. Será o fim da era dos jogos “proibidões” no Steam? Calma, que eu te conto tudo!
Em meados de julho, a Valve discretamente adicionou uma nova cláusula às regras para editores de jogos no Steam. Essa cláusula proíbe conteúdo que viole os “padrões estabelecidos pelos processadores de pagamento, bancos ou provedores de rede da Steam”. Em outras palavras, se um jogo “incomoda” as empresas que fazem o dinheiro girar, ele pode ser banido.
Essa mudança me faz pensar: será que a Valve está cedendo à pressão de grandes corporações? Ou será uma tentativa de “limpar” a imagem da plataforma para atrair um público mais amplo? A verdade é que essa nova regra abre um precedente perigoso, e a gente nunca sabe onde isso vai parar.
Não demorou muito para a nova regra mostrar suas garras. Vários jogos com conteúdo sexualmente explícito e outras temáticas “adultas” começaram a ser removidos do Steam. A página SteamDB, que monitora as mudanças na plataforma, já registrou diversas remoções.
É como se o Steam estivesse passando por uma “sanitização”, sabe? Mas será que essa é a solução? Afinal, existe um público que consome esse tipo de conteúdo, e o Steam sempre foi um espaço para todos os gostos. Será que a Valve não está jogando fora uma parte importante da sua comunidade?
Essa atualização nas regras do Steam acontece em um momento interessante. Recentemente, alguns usuários descobriram formas de burlar os avisos de conteúdo adulto na plataforma. Isso permitia que eles visualizassem jogos com violência, conteúdo sexual ou outras temáticas “pesadas” sem precisar confirmar sua idade.
Será que a Valve se sentiu pressionada a agir depois dessa “brecha”? Ou será que essa mudança já estava nos planos há algum tempo? De qualquer forma, a coincidência é, no mínimo, curiosa.
A atitude do Steam me lembra um pouco o que a Nintendo fez recentemente com a eShop do Switch. Em junho, a Nintendo atualizou suas diretrizes para proibir conteúdo que “prejudique a marca da Nintendo”. Ou seja, nada de jogos de qualidade duvidosa ou com temáticas consideradas “inadequadas”.
Parece que as grandes empresas de games estão cada vez mais preocupadas com sua imagem e reputação. Mas será que essa preocupação não está indo longe demais? Será que a “censura” é o caminho para um mercado de jogos mais saudável?
Ainda é cedo para dizer o impacto real dessa nova regra no Steam. Será que a plataforma vai se tornar mais “family-friendly”? Será que os jogos com conteúdo adulto vão migrar para outras plataformas? Uma coisa é certa: o futuro do Steam está incerto, e os próximos meses serão cruciais para entendermos a nova direção da plataforma.
E você, o que acha de tudo isso? Concorda com a “limpeza” do Steam? Ou acha que a Valve está exagerando? Deixe sua opinião nos comentários!